Sessão Ordinária de segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022
Na terceira sessão ordinária deste ano,os vereadores deliberaram e aprovaram quatro projetos de lei.
PUBLICADO EM 07/03/2022 - 17:19
Na terceira sessão ordinária deste ano,os vereadores deliberaram e aprovaram quatro projetos de lei. Além das matérias da ordem do dia, foi encaminhado ao prefeito, duas indicações de melhorias propostas pelos vereadores, as quais buscam melhorias importantes na vida dos munícipes sarandienses.
A indicação nº11, foi proposta pelos vereadores Airton Ortiz, Dalmir Pinto Nunes, Jairo Antonio Corso, Marcelo Barbosa, da Bancada do PDT, em conjunto com os vereadores Pablo Luiz Alievi Mari - PSL, e Vilmar Azeredo - PP. Após a apresentação destas demandas da comunidade ao plenário, todas foram encaminhadas ao executivo municipal. Na indicação, os parlamentares sugerem ao governo municipal para que em entendimento com o setor competente, tome as devidas e necessárias providências a fim de instituir o Projeto Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore no Município de Sarandi.
Na indicação nº12, o vereador Osvaldo Signor – PP, sugere ao governo municipal que a Secretaria Municipal da Saúde possa realizar o remanejamento de um carro específico para o transporte dos pacientes da oncologia.

Durante a realização dos trabalhos legislativos, os vereadores Cassio Conterato, João Carlos da Silva Alves, Osvaldo Francisco Signor, Tatiana Regina Pelizari, integrantes da Bancada do PP, apresentaram um pedido de informações, o qual solicita ao executivo municipal maiores informações sobre o projeto de lei municipal nº 014/2022. Considerando o Projeto de Lei Municipal Nº 014/2022, o qual “autoriza a contratação emergencial para a área da educação, e dá outras providências”. Solicitamos que a Secretaria Municipal de Educação informe qual o percentual está sendo gasto com o FUNDEB referente a folha de pagamento dos professores da rede municipal, bem como, informe se o executivo municipal já está pagando o valor do Piso Nacional aos professores da rede, conforme orientação do Governo Federal. Considerando ainda, o Projeto de Lei Municipal, acima mencionado, solicitamos ao executivo municipal que informe se a forma de contratação será através do processo seletivo, conforme orientação da Procuradoria desta Casa Legislativa em Parecer Jurídico de Nº 20/2022.

Ainda deram entrada na Casa um projeto de lei do executivo, um do legislativo, a serem analisados pelas comissões legislativas permanentes e, posteriormente, pelo plenário. Confira:

Projeto de lei municipal nº15/2022, que autoriza o Poder Executivo suplementar dotação orçamentária e apontar recurso na Lei Orçamentária Anual.

Projeto de lei do legislativo nº03/2022, de autoria dos vereadores Airton Ortiz, Dalmir Pinto Nunes, Jairo Antonio Corso, Marcelo Barbosa, Pablo Luiz Alievi Mari, Vilmar Azeredo que visa alterar a lei municipal nº 4.955, de 18 de dezembro de 2019, que instituiu o programa denominado IPTU Verde no âmbito do município de Sarandi.

Também o projeto de resolução de mesa, que altera data da Sessão Ordinária do mês de fevereiro de 2022, e o decreto legislativo, no qual considerando que o feriado de Carnaval, dia 01 de março de 2022, será em uma terça-feira, deixando a segunda-feira como um dia útil isolado entre o final de semana e a data oficial da referida comemoração; Considerando o disposto na Lei Municipal n. 2.978 de 24 de novembro de 1999; D E C R E T A Art. 1º - Fica instituído para os dias 28 de fevereiro de 2022 e o período da manhã do dia 02 de março de 2022 (dás 08h às 11:30h) ponto facultativo no Poder Legislativo Municipal, quando não haverá atendimento ao público.

Posteriormente foi apresentado ao plenário, uma moção de aplausos e reconhecimento, proposta pelos vereadores Airton Ortiz, Dalmir Pinto Nunes, Jairo Antonio Corso, Marcelo Barbosa, Pablo Luiz Alievi Mari, Vilmar Azeredo, para regular tramitação, no sentido de manifestar APLAUSOS E RECONHECIMENTO ao Sr. SIDNEI BACCHI, pelo belíssimo e competente trabalho realizado na Junta de Serviço Militar de nossa cidade.

A 4ª sessão ordinária está prevista a ser realizada no dia 24 de fevereiro ás 17h e 30 minutos. A sessão poderá ser acompanhada de forma presencial respeitando-se os protocolos de saúde, e ao mesmo tempo em nossa página no Facebook e Rádio Sarandi. Os trabalhos na Câmara Municipal não param. Não há problema da comunidade que não seja problema do Poder Legislativo de Sarandi.

Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor de Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS