Sessão Extraordinária de 25/07/2019
Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, a SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, com início às onze horas.
PUBLICADO EM 19/08/2019 - 15:59

Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, a SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, com início às onze horas, Presidente Alex havia convocado os nobres edis, para esta sessão extraordinária para votação do projeto de lei municipal nº079/2019.

Os vereadores mesmo estando no recesso do Legislativo,sabendo da importância da votação e aprovação do referido projeto se reuniram e votaram aprovando o PLM Nº079/2019. Este projeto é de extrema importância para entidades sociais que irão receber valores da Administração municipal.
O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues leu a Indicação nº 116/2019,na qual o Vereador Aírton Ortiz, Primeiro Secretário, solicita que o Executivo através da Secretaria de Obras providencie, com urgência, cascalhamento, britagem ou pavimentação, na rua Paralela a BR 386 KM 134, próximo a Cotrisal, a esquerda subindo em direção a empresa Mirasul.
O Presidente Alex Rodrigues, Colocou em discussão e após votação o Projeto de lei municipal nº 079/2019, que Autoriza o Poder Executivo suplementar dotações orçamentárias, e apontar recurso na Lei Orçamentária Anual.
Suplementação para a Secretaria Municipal da Promoção Social o valor de R$145.000,00 e para a Secretaria Municipal da Educação o valor de R$20.000,00.Não havendo discussão o Projeto de lei municipal nº 079/2019 foi aprovado pela maioria dos Vereadores, com exceção do Vereador Erni Maciel e do Vereador Wilmar José de Azeredo que não estavam na Presente Sessão.


O Vereador Edson Tadeu Cezimbra disse que também foi contatado para que esse projeto fosse votado, deixou registrado o agradecimento em nome do MDB a mesa por ter convocado a Sessão Extraordinária e aprovado o Projeto nº079/2019, pois é de extrema importância para entidades sociais que irão receber valores da Administração municipal. Disse que sempre será favorável a Projetos dessa natureza. O Vereador Paulo José Collett disse que todos os demais colegas receberam uma correspondência do CFC América, disse que o Carboni que é o responsável está preocupado e devem se preocupar também com relação da possibilidade de fechamento do centro em Sarandi. Sugeriu que possam fazer um documento de todas as bancadas, de todos os Vereadores e direcionar a todos os Deputados estaduais e ao Diretor do Detran, se isso realmente acontecer seria um desgaste muito grande para a municipalidade e para a região e também para o deslocamento que seria Carazinho ou Passo Fundo.
O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues disse que até no Gabinete do Governador deveriam mandar ofício. Disse que o Legislativo estará confeccionando o ofício de apoio.


O Vereador Airton Ortiz disse que fizeram uma reunião no dia anterior, teve visita do pessoal de Porto Alegre Secretário de obras do estado, se fez presente o chico proprietário do CFC América, o Secretário de obras do estado se comprometeu em trabalhar dentro do governo isso e colaborar para esse termo. Disse que também tem uma Sessão marcada para tentar mobilizar e uma Moção para ser entregue em nome do CFC, estão colaborando, disse que é uma grande ideia a iniciativa do Vereador Paulo José Collett, não tem certo o número mas são mais de vinte pessoas empregadas, vinte e dois anos de história que o CFC tem no município, todos os municípios da região vem para Sarandi, seria uma grande perda para o município e é louvável a atitude dos Vereadores, poder público municipal juntamente com o Prefeito se unir para defender o CFC.


O Vereador Oclides Barbiero disse que é louvável a ideia do Vereador Paulo José Collett fazer em nome de todos os Vereadores de ambos os partidos, mas como se trata de algo muito sério disse que talvez seria importante marcar uma Audiência em Porto Alegre e um Vereador de cada partido participar dessa reunião, tentar com o Governador ou com o chefe de gabinete, cada um entrando em contato com o seu Deputado para participar junto.


O Vereador Edson Tadeu Cezimbra pediu que se possível pudessem fazer o documento no mesmo dia da presente Sessão e os Vereadores assinar.
O Vereador Airton Ortiz deixou registrado que fizeram uma indicação para o Bairro Mirasul, disse que o Secretário passou a máquina e ficou pior do que estava. Falou que no sábado farão uma visita aos moradores e tem certeza que o Prefeito mandará cascalhar essa rua.
O Vereador Edson Tadeu Cezimbra pediu a situação que ajude no pedido, falou que na frente da escola Ana Prestes tem muito buraco, as pessoas estão reclamando, disse que não custa o Secretário de obras dar uma atenção enquanto não é feito o asfalto.
O Vereador Airton Ortiz disse que saiu uma matéria do Prefeito Cardozo, assinatura de ordem de serviço para fazer asfalto nessa rua, acredita que será uma das primeiras ruas asfaltadas. Falou do caso Jeová, disse que havia falado que poderia acontecer o pior e aconteceu e que tem responsáveis, comentou que escutou comentários que o município tomou uma multa de quinhentos mil porque falta EPI, falta equipamentos para os funcionários trabalhar, disse que devem fiscalizar para essas coisas e acidentes não acontecer mais.
O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues disse que a responsabilidade de acidente de trabalho é do patrão, o Jeová foi tratado como qualquer outro munícipe, não foi tratado como um funcionário e esse que foi o problema, disse que fará uma denúncia junto ao processo que a Prefeitura está recebendo do MP.
O Vereador Paulo José Collett disse que é importante ver a causa da morte, e se foi em função acidente.
O Vereador Airton Ortiz disse que o Jeová caiu e quebrou o braço e a perna, ficou dez dias sem ser atendido, apodreceu o braço, e o Hospital precisava que alguém fosse lá e assumisse, disse que ajudou nos deslocamentos do mesmo e estava no Hospital quando o seu Jeová morreu, comentou que a esposa do mesmo não quis mandar a PF para fazer autópsia. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a presente Sessão.
Divulgação:
Lori Vargas Oliveira
Assessor Imprensa/CMS.