Explicações Pessoais:Vereadores falam sobre os importantes projetos da Pauta do dia
Na sessão Ordinária do dia 29 de Junho de 2018,Vereadores falam sobre os importantes projetos da pauta do dia .
PUBLICADO EM 25/07/2018 - 15:49

Na sessão Ordinária do dia 29 de Junho de 2018,Vereadores falam sobre os importantes projetos da pauta do dia .

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz colocou o Projeto de Lei municipal n° 034/2018 em discussão e após votação.

O Vereador José de Azeredo falou que o Projeto chegou no Legislativo encaminhado pelo Executivo municipal, disse que é da oposição mas precisa reconhecer quando o trabalho é bom e quando há necessidade. Afirmou que hoje o município tem 65% dos seus débitos de dívidas ativas que não estão ajuizados, mas não está ajuizado não é porque o jurídico não colocou no ajuizamento, não é isso e para que os Vereadores entendam da importância do Projeto para que o município possa começar a fazer caixa, para que as pessoas, os constribuintes tenham o seu débito com o município, débitos esses são já dívidas ativas, porém em dois mil e dezessete é dívida ativa, dois mil e dezesseis é dívida ativa não e foi ajuizado ainda devido a carga de processos que já existem atualmente no judiciário encaminhado pelo Executivo através do setor jurídico. Essas pessoas que estão hoje com seus débitos, seja ele de alvará, INSS, IPTU, coleta de lixo, financiamentos e habitação, débitos com o erário público e não está ajuizado, poderá parcelar em até trinta e seis vezes e o valor mínimo da parcela é de quinhentos reais por mês e deve ser dado uma entrada de 5%. Disse que após a aprovação do Projeto, contribuintes que devem dez mil reais podem ir até o setor, fazer o parcelamento em até vinte vezes, valor mínimo é quinhentos reais por mês, não são fixas, é corrigido meio por cento ao mês e ao final no virar do ano tem a correção monetária. Projeto de Lei municipal n° 034/2018 Aprovado por unanimidade.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz convidou um membro da Associação Sarandi de Aerodesporto – A.S.A., para subir na tribuna e explicar o Projeto para a comunidade.

O representante Giani Bozzetto disse que trouxeram o Projeto no Legislativo e discutiram também com o Executivo, o Projeto vem para que possam manter o aeródromo público que denomina Aeroporto municipal Tobias Bacchi em funcionamento. Hoje há em Sarandi um Aeroclube funcionando para que possa auxiliar o poder público na manutenção do aeroporto. Disse que ficam lisonjeados em poder vir ao Legislativo e poder explicar quais são as intenções, intenções básicas para trazer divisas para o município de Sarandi, regionalmente o município de Sarandi é bem visto e quisto e através dessa inciativa querem contribuir para que isso cada vez possa se expandir mais na região. Falou que o Projeto é de uma parceria público privada, onde o aeródromo continua sendo público, o Poder público continua sendo gestor do aeródromo e a Associação do desporto Aeroclube vem para auxiliar nas tratativas de manutenção da área, da implantação de melhorias e dos cuidados que devem ter com o Sítio aeroportuário, fazendo com que o aeródromo exista e que possam trazer a sociedade de Sarandi e região a possibilidade de cada vez estar mais próxima da aviação que todo lugar que busca desenvolvimento acaba tendo a aviação como parceira e este é o objetivo e agradece ao Legislativo pela apreciação do Projeto. Giani Bozzetto disse ainda que estão atuando no aeródromo aproximadamente a dois anos, já fizeram várias melhorias em parceria com o Poder público, a dois ou três anos atrás estavam prestes a perder a homologação do aeródromo pela falta de apresentação do plano básico de zona de proteção do aeródromo. Conseguiram através de contatos fazer a gestão disso e deixar a documentação toda em dia para que não houvesse essa perda para o município. Através disso começaram as melhorias principalmente no piso da pista onde hoje possibilita o pouso e decolagens de aeronaves, a estrutura principalmente a questão de segurança, onde hoje o aeródromo está monitorado com segurança, oferece segurança para seus usuários, e a alguns meses atrás tiveram um pouso de um aeromédico da Unier, veio uma equipe de terra de Porto Alegre, uma UTI móvel e um king air um avião de médio porte que pode pousar na pista e puderam remover a criança recém nascida que necessitava um atendimento mais diferenciado, o avião pode pousar, remover e levar a criança até Porto Alegre.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que sabe a parceria do Poder público municipal com o aeroporto, não começa agora, já vem a algum tempo e o aeroporto estava abandonado e a partir do momento que assumiram várias melhorias já foram feitas lá. Giani Bozzetto afirmou que a alguns meses atrás tiveram um pouso de um aeromédico da Unier, veio uma equipe de terra de Porto Alegre, uma UTI móvel e um king air um avião de médio porte que pode pousar na pista e puderam remover a criança recém nascida que necessitava um atendimento mais diferenciado, o avião pode pousar, remover e levar a criança até Porto Alegre.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz colocou em discussão e após votação.

O Vereador Edson Tadeu Cezimbra pediu a palavra para discussão, cumprimentou a todos e cumprimentou o Presidente do Legislativo Airton Ortiz pela sensibilidade de colocar o Projeto em discussão, uma vez que o Giani Bozzetto trouxe todos os esclarecimentos possíveis. Parabenizou os membros da Associação do Aeroclube por tudo que fizeram na revitalização na área do Aeroporto, já servindo para aeronaves fazer transporte de pessoas doentes. Disse que o Projeto vem a encontro do que a população pede, ou seja, estarão com uma entidade fazendo o cuidado daquela área, além de cuidar farão um trabalho social. Toda a estrutura que tem, as melhorias que serão feitas na parceria com o Poder público vão melhorar muito o Aeroporto. O Vereador Wilmar José de Azeredo disse que acompanhou o Aeroporto Sarandi desde dois mil e três quando ingressou como Fiscal do município, acompanhou desde a época dois mil e três, dois mil e quatro e houve algumas mudanças nas áreas da região, e a última vez foi antes do Projeto estar pronto, foi como funcionário do município acompanhado do seu Katiuscio Mottin que é jurídico do município, para que efetuassem e pudessem fazer alguns levantamentos. Confessou que quando chegou no Aeroporto teve uma surpresa positiva, grama cortada, pátio bonito, casa bonita, cercado, oferecendo segurança, dando uma cara de Aeroporto, quando estava no caminho disse que não via a hora de chegar dois mil e vinte um para estarem no comando e poder pavimentar.

O Vereador Claudinor Lorini destacou duas questões, parabenizou a Associação, pela iniciativa. Disse que não custou só vontade, custou dinheiro também, e nem todo mundo topa colocar a mão no bolso. Parabenizou o Prefeito Leonir Cardozo e o Vice Prefeito Glauber Kunzler por encararem juntos o desafio. Vê tantos governos com um monte de vontade de vender um montão de órgãos públicos, e Sarandi com vontade de manter o Aeroporto e fazer essa parceria público privada. Além de oportunizar o transporte por motivo de saúde ou por motivos de trabalho, também trará entretenimento.

O Vereador Alex Rodrigues disse que não está interessado se dentro do Projeto ganharão um milhão, dez milhão ou não vão ganhar nada. Pelo relato do membro Giani Bozzetto e representando a Associação do Aeroclube, se não acontecer mais nada já cumpriram a função, uma vida foi salva. O esforço da Associação pensando no bem da comunidade Sarandiense, pensando em Sarandi já é mais do que o suficiente, sabe-se que esse tipo não apenas de esporte, esse tipo de investimento leva o nome do município, passa fronteiras, é crescimento de Sarandi, não é fácil mas há condições de tentar buscar recursos para asfaltamento no Aeroporto. Como legisladores devem pensar futuramente.

Projeto de Lei municipal n° 030/2018 Aprovado por unanimidade.

A Vereadora Denise Gelain disse que os aplausos são de todos e principalmente aos memebros da Associação do Aeroclube que materializaram um sonho que já a alguns anos os mesmos não deixaram morrer. Como o Vereador Wilmar José de Azeredo colocou que o Aeroporto estava abandonado e com o envolvimento da Associação a partir daí foi possível perceber que existiam moradores. Falou que a Associação, o Executivo e também o Legislativo estão de parabéns, se chegou no Legislativo é porque os Vereadores precisavam em algum momento apreciar, votar e aprovar o Projeto para que a partir disso, a autorização Legislativa de ceder o direito de uso de parte do espaço físico e estrutura do Aeroporto pudesse acontecer de forma como diz no Projeto partilhada, falou que estão avalizando algo porque confiam no trabalho, nas pessoas e entendem que realmente a questão de desenvolvimento econômico e social do município é muito importante em todas as áreas. O Presidente do Legislativo Airton Ortiz deixou aberto três minutos para explicações pessoais.

O Vereador Wilmar José de Azeredo em primeiro lugar relembrou que agora em dois mil e dezoito, já estão começando viver uma época de eleição. Destacou o belíssimo trabalho do Deputado estadual do PDT Gilmar Sossella, o mesmo foi a Brasília especialmente para tratar do assunto, buscar recursos para os municípios atingidos pelo temporal, vinte milhões de reais junto a defesa civil deve vir para o RS para ajudar a recuperar um pouco do que as pessoas perderam. O Deputado estadual Gilmar Sossella é comprometido com Sarandi, faz um belíssimo trabalho por Sarandi, falou que espera que nas eleições, a população de Sarandi retribua ao Deputado Gilmar Sossella pelo empenho, pelo trabalho que o mesmo fez por Sarandi. Falou do Deputado federal Afonso Motta, o mesmo encaminhou para Sarandi duzentos mil reais para o Hospital comunitário de Sarandi. Disse ainda que o Deputado federal Afonso Motta é relator na Câmara federal de projeto que define regras de pesquisas clínicas, o relator dessa comissão o Deputado federal do PDT, que honra e orgulha defendendo o estado junto a Brasília, junto a Comissão de ciência e tecnologia, comunicação e informática na Câmara dos Deputados, o mesmo fez uma audiência pública em abril e foi aprovada em abril de dois mil e dezoito, onde regra as pesquisas de seres humanos.

O Vereador Edson Tadeu Cezimbra parabenizou o Deputado estadual Gilmar Sossella e disse que gostaria de ser informado quando chegar o dinheiro aos atingidos, uma coisa é prometer e outra coisa é chegar o valor até as pessoas atingidas. Salientou da importância de ter representantes da região na Assembléia Legislativa, comentou que é um Pré-candidato a Deputado estadual por Sarandi e pela região de Sarandi, Carazinho. Trouxe isso para que o povo realmente pense e decida em qual candidato vai votar nas eleições de outubro. Acha importante se unir, Sarandi vai ter um nome a sua disposição para escolher. Mais uma vez agradeceu o Deputado estadual Gilmar Sossella pelo que fez, e gostaria que o Executivo informasse tudo o que Deputado vem fazendo, porque a nível local, cada um da sua maneira estão fazendo todo o possível para ajudar as famílias que foram atingidas pelo tornado.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que o Deputado Gilmar Sossela não prometeu, ele foi até Brasília e protocolou na defesa civil um pedido de vinte milhões de reais de ajuda para as pessoas não só de Sarandi mas de todo o estado que foram atingidos pelo tornado.

O Vereador Wilmar José de Azeredo disse que não é vinte milhões só para Sarandi, é para toda a região, falou que está gravado e para deixar claro. O Deputado Gilmar Sossella foi a Brasília junto a Defesa civil para buscar vinte milhões para o estado do RS para atender as necessidades das pessoas que foram atingidas pelo vendaval.

O Vereador Edson Tadeu Cezimbra disse que ficou claro e falou que esse é o papel de qualquer Deputado, e vai cobrar dos Deputados da bancada do MDB também.

O Vereador Alex Rodrigues disse que o Deputado João Derli sem ter feito voto em Sarandi destinou novecentos e cinquenta mil reais em emenda parlamentar, e na próxima semana mais cem mil para o HCS de recurso para custeio, recurso que todo mundo corre atrás, pode pagar inclusive folha de pagamento. Disse que estão buscando junto a bancada gaúcha, isso não de emendas impositivas e individuais mas de recurso propriamente da bancada, pedindo dezesseis milhões para transformar o Hospital Comunitário de Sarandi em um centro salvador de vidas, construir uma UTI, contruir mais trinta leitos, colocar a hemodiálise funcionar, colocar um centro de diagnóstico, a ideia e o sonho é de se dar o pontapé inicial para buscar esses recursos. Agradeceu a todos os colegas Vereadores que estão sendo solidários com os Projetos, que estão enxergando que isso é extremamente importante, não apenas para a comunidade Sarandiense, mas para a comunidade regional, e com toda a certeza vai mudar economicamente a vida da comunidade. Falou que não é ser pessimista, mas acha difícil acontecer pelo menos nos próximos vinte anos a construção do Hospital federal em Palmeira das Missões, acha mais fácil conseguir transformar o HCS do que construir um novo, é muito dinheiro que precisa e isso não vem aportado no orçamento geral da união. Disse que é possível conseguir se PP, PT, PDT, MDB e REDE trabalharem juntos com os Deputados para conseguirem recursos.

O Vereador Paulo José Collett parabenizou a Associação Aeroclube em nome do Giani Bozzetto. Falou que geralmente é o setor público que procura o privado para fazer parceria, parabenizou pela iniciativa e o Projeto que vai favorecer a comunidade como um todo. Falou sobre as verbas disponíveis sabe que muitos Deputados mandaram verbas para o município, para várias áreas. Daqui para frente disse para ir com calma, esses milhões se reduzem em mil, época de eleição, agora é fácil, não se refere a um candidato e sim a todos. A iniciativa do poder Legislativo, sabem que tem que pedir vinte para ganhar cinco, mas já serve. Vale a pena o investimento, vale a pena a tentativa, o esforço e a missão de não somente legislar, mas também buscar algo que possa modificar o panorama do município em todos os setores, na área da saúde, na infraestrutura, na educação, na segurança.

A Vereadora Norma Schu Ewerling parabenizou a equipe da Asa por terem vindo até o Legislativo pedir a aprovação do Projeto, como o Prefeito Leonir Cardozo e o Vice Prefeito Glauber Kunzler são visionários os Vereadores também são. Disse que o Deputado Covatti Filho também mandou emenda para o município e pediu para que o povo apoiasse o Deputado. Disse que o mesmo destinou recurso de duzentos e cinquenta mil reais para o Beira Campo, também destinou dinheiro para o Barreirinho e também veio para viabilizar uma verba de um milhão e meio de reais para a contsrução do viaduto no município.

O Vereador Claudinor Lorini desejou boa viagem e boas conquistas para os Vereadores que viajaram a Brasília.

O Rudimar Signor parabenizou os membros da Asa pela iniciativa e coragem, sabe que quando se pensa em investimento não é pouca coisa. Disse que foi uma semana intensa do município dos setenta e nove anos. Parabenizou a Etnia Italiana pela excelente janta típica que se realizou. Desejou boa viagem aos Vereadores que foram a Brasília. O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que recebeu vários parabéns pela Sessão Solene e divide com os colegas Vereadores, com os funcionários. Parabenizou os membros da Asa em nome do Giani Bozzetto. Disse que o Vereador Paulo José Collett falou que quando os Vereadores vão a Brasília 1 milhão vira cem e não deixa de ter razão. Disse que sempre viaja, sempre vai a Brasília com o Vereador Alex Rodrigues, Vereador Erni Maciel da Silva e o Vereador Wilmar José de Azeredo e nunca voltaram sem nada. O Deputado Afonso Motta do PDT já foi cadastrado e empenhado no HCS emenda de duzentos mil, resultado de uma ida a Brasília, se comprometeu em empenhar até o final do ano mais uma emenda de cem mil para o Hospital comunitário de Sarandi. Além dos vários recursos que o Deputado Pompeo de Mattos mandou para a casa da cultura, se comprometeu também até o final do ano empenhar mais cem mil para o HCS. O Deputado Carlos Gomes do PRB, já foi ou já está sendo usado uma emenda de duzentos mil para a saúde, fruto também de uma ida a Brasília. O Deputado João Derli do REDE, já mandou para o município de Sarandi quatrocentos mil, recurso esse que foram a Porto Alegre receber um caminhão, uma retroescavadeira e um trator, também foi casdastrado no Hospital com recurso de quatrocentos mil. O Deputado Ronaldo Nogueira PTB já mandou para o município de Sarandi, uma emenda no valor de duzentos e cinquenta mil reais para asfalto, cadastrado também duzentos mil para agricultura e duzentos mil para transporte e turismo e agora que vão a Brasília novamente ganharão mais cem mil para a saúde. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a presente sessão.

(Divulgação-Lori Oliveira/Assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Sarandi.)