Sessão Ordinária do dia 03 de Maio de 2018. FALA VEREADOR:
O Vereador Edson Tadeu Cezimbra,Líder da Bancada do MDB,disse que a Instituição Polícia Civil está de luto, contou que perderam mais um integrante da Polícia Civil, um jovem de trinta anos que durante trabalho de buscas a um foragido de uma facção criminosa na região de Canoas, faleceu atingido por um tiro. Falou que não é apenas na Polícia Civil que acontecesse isso, mas também na Brigada Militar, onde perderam muitos soldados guerreiros no cumprimento de seus deveres, disse ser insistente em relação a isso, há muita coisa para mudar a níveis de Leis penais, Leis processuais penais e Lei de execução penal, pois a sensação de impunidade que está em exercício hoje no Brasil não pode continuar, deve ser dado mais condição de trabalho aos agentes da segurança pública, mais investimento na segurança pública. Falou que fez essas colocações porque perderam um guerreiro, um pai de família, disse que devem mudar as leis, batalhar para isso, se não cobrarem dos Deputados federais que são os que fazem as leis não chegarão a nada. Encerrou e disse que se depender dele mesmo vai fazer de tudo para que os representantes a níveis Federais façam alguma coisa para mudar.
O Vereador Alex Rodrigues,Líder da Bancada do REDE, disse que em poucos dias as ruas atrás da Escola Milton Alves de Souza receberão pavimentação asfáltica, emenda do Deputado Ronaldo Nogueira do PTB, fruto do trabalho do próprio Vereador Alex Rodrigues e do Vereador Airton Ortiz. Parabenizou o novo Presidente do PTB de Sarandi João Manoel Silveira. Falou sobre a indicação que fizeram, para que seja priorizada nas creches municipais, crianças cujas as mães comprovem o término da licença maternidade e que estejam retornando ao trabalho, comentou que hoje há dificuldade nas inscrições, pois precisa ser apresentado certidão de nascimento, a mãe estando grávida já não pode ir pra fila. Falou que foi um grande avanço no Legislativo, parabenizou a Bancada do PDT, disse ter sido um grande avanço em criar a lista e acabar com os apadrinhamentos, mas deve-se avançar um pouco mais nesse sentido, o objetivo dessa proposição é para que possam estar priorizando nas vagas de creches quem trabalha, a mãe que trabalha. Falou até em fazer através do Projeto de Lei que essa vaga seja garantida, já que garantiram por data de inscrição, talvez incluam mais alguma coisa.
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz, disse que a Emenda foi feita no nome do próprio Vereador Airton Ortiz e Vereador Alex Rodrigues, agradeceu a Vereadora Denise Gelain que ajudou na hora de fazer a indicação, indicação esta que pediram para que o município priorizasse vagas nas Creches municipais para crianças cujas as mães comprovem o término da licença maternidade e o retorno ao trabalho. Contou que foi com um pai, uma mãe e uma criança de seis meses até o Prefeito Leonir Cardozo que os recebeu e prometeu dentro da lei se possível, mandar um projeto para o Legislativo onde priorize e dê preferência para mães que trabalham e mães que estão voltando da licença maternidade. Disse que existem muitas famílias que não trabalham e tem seus filhos nas creches, outros pais que teriam condições de pagar uma escola particular e mesmo assim colocam nas escolas municipais tirando a vaga de quem não tem condição de pagar alguém para cuidar