Câmara de Vereadores aprova relatório da CPI da ciclovia
Depois de cerca de nove meses de trabalhos, a chamada CPI da Ciclovia instalada na Câmara de Vereadores encerrou os trabalhos e elaborou o relatório final que foi votado na sessão do dia 02 de maio.
PUBLICADO EM 05/05/2016 - 15:43

Depois de cerca de nove meses de trabalhos, a chamada CPI da Ciclovia instalada na Câmara de Vereadores encerrou os trabalhos e elaborou o relatório final que foi votado na sessão do dia 02 de maio. A votação já havia sido adiada antes em três oportunidades quando o projeto de resolução com o relatório da CPI recebeu pedidos de vistas dos vereadores Jonka,PP, Ozeno , PDT e Glauber PT.

A comissão era formada pelos vereadores, Luiz Carlos Lucietto, presidente, Denise Gelain relatora, membros os vereadores Ozeno Picollo, Clodoaldo de Quadros e Glauber Kunzler .

Durante os trabalhos da comissão foram feitas visitas técnicas á ciclovia e depois realizadas as oitivas quando foram ouvidas 17 pessoas e, a partir daí foi elaborado o relatório final. Uma cópia já foi entregue ao Ministério Púbico Federal em Passo Fundo . O presidente da CPI, Vereador Luiz Carlos Lucietto, na sessão do dia 02 de maio, lembrou que a ação judicial foi motivada pelo diretório do PC do B de Sarandi contra possíveis irregularidades nas obras da ciclovia. Lucietto leu parte do final do relatório onde consta “ problemas na obra em razão da qualidade do material empregado além de problemas nos prazos de entrega da ciclovia e contradições nos depoimentos, isso, segundo consta no relatório, caracteriza improbidade administrativa “ leu o vereador presidente da CPI.

O vereador Joaquim Ribeiro diz que o trabalho do vereador “ é fiscalizar” mas classifica a CPI como “ política” . O vereador lembra que a ciclovia tem servido muito á população, aos trabalhadores, admite que existem algumas falhas e por esse motivo algumas empresas “ ainda não receberam pelo serviço “, Joaquim ressalta que a CPI foi iniciada por uma ação do presidente do PC do B de Sarandi cujo presidente fazia parte da administração do ex-prefeito Cardozo, função da qual foi afastado, disse o vereador do PP. Joaquim disse respeitar o trabalho da comissão mas repetiu se tratar de “ uma CPI política”.

Também se posicionaram a respeito da votação os vereadores do PDT justificando os votos favoráveis á aprovação do relatório. O vereador João Carlos da Silva Alves, do PP, criticou a forma como o PDT divulgava através de sua assessoria os trabalhos da CPI e disse que havia a intenção de atingir o ex-prefeito Cardozo.

O relatório final da CPI da Ciclovia recebeu votos favoráveis á aprovação dos vereadores do PDT e votos contrários dos vereadores do PP. O vereador Paulo Colett não estava presente na sessão devido ao falecimento de um familiar.

Na sessão do dia 02 de maio o vereador Sandro Saretto solicitou pedido de vistas do projeto e relatório, O presidente Clodoaldo de Quadros colocou em votação a solicitação do vereador do PP obedecendo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores segundo justificou o presidente. O requerimento do vereador do PP foi rejeitado e o relatório foi colocado em votação. Com a aprovação , o documento será agora entregue ao Ministério Público em Sarandi.

( Jose Leal-Divulgação Câmara de Vereadores)