Vereadores aprovam Projeto de Lei do Legislativo que denomina a Rua A no Loteamento Dalla Corte, que passa a se chamar Rua Leocir Santo Piuco
Na 29ª sessão ordinária de 2020, que aconteceu na última segunda-feira(23), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de origem do legislativo que denomina a Rua A no Loteamento Dalla Corte, que passa a se chamar Rua Leocir Santo Piuco.
PUBLICADO EM 26/11/2020 - 13:51

Na 29ª sessão ordinária de 2020, que aconteceu na última segunda-feira(23), foi aprovado por unanimidade o projeto de lei de origem do legislativo que denomina a Rua A no Loteamento Dalla Corte, que passa a se chamar Rua Leocir Santo Piuco.


Na discussão do projeto o Vereador Airton Ortiz(PDT), usando a tribuna destacou que Leocir Santo Piuco, foi uma de pessoa de bem, um grande homem, e que sente-se feliz em prestar-lhe esta homenagem, a qual também dedica a família que esta de parabéns pelo pai, por esse grande familiar que teve. Estamos hoje eternizando o nome de Leocir Santo Piuco e de toda a família Piuco, em uma das ruas do Loteamento Dalla Corte, que esta localizada na vila esperança. Aproveitando a oportunidade, solicitou a aprovação do projeto, ressaltando que, Leocir Santo Piuco e sua família já deveriam ter sido homenageados anteriormente a esta data, por tudo que o seu Léo fez, não apenas por Sarandi mas por toda a região, na época Barra Funda, Boa Vista que pertenciam a Sarandi. Conclui dizendo que somos sabedores de tantas coisas boas ele fez, e nada mais justo que o nome de Leocir Piuco seja eternizado em uma rua, com certeza na história de Sarandi, já esta eternizado, também sendo justo, lembrando que Sr. Luiz Carlos Lucietto (Lica) que na época foi um idealizador e que deu a ideia de nomear aquela rua com o nome do seu Léo, por isso agradecemos ao Professor Lica, parabenizou a família Piuco e solicitou apoio dos demais edis para a aprovação do projeto, o qual restou aprovado pelos edis presentes na sessão.

O Presidente Wilmar José de Azeredo fala a família Piuco, e parabenizou o colega Airto Ortiz pelo uso da tribuna nesta defesa, e que particularmente conheceu o Sr. Piuco a muitos anos, também lembra dos belíssimos trabalhos que o Sr. Leocir Santo Piuco fazia junto a comunidade, sempre para o crescimento e desenvolvimento de nosso município, de nossos agricultores, os trabalhos nas estradas, para a população da cidade e dos bairros. Conclui dizendo a família Piuco,” levem o nosso carinho, e nesta noite foi eternizado o nome do seu Léo nesta rua que ficou denominado com o seu nome.”


O Vereador Alex (PTB), declarando seu voto, afirmou que votou favorável, a este projeto, em função de ser um grande conhecedor do seu Léo, e de sua família, e que não teria como votar diferente, votou favorável ao projeto, pela espetacular pessoa que Leocir Santo Piuco foi, e mesmo após ter sofrido AVC, ele continuou sendo uma pessoa brincalhona, lembra que eram vizinhos até seu falecimento, destaca o Vereador Alex, que sente-se feliz em poder estar no Legislativo neste momento, para também votar favorável a este projeto e ajudar a eternizar uma das pessoas que fez parte de sua vida, diz ainda que o seu Léo muito nos ajudou e que era muito amigo de meu pai, de minha mãe, ele foi uma pessoa com quem juntos vivemos nossa infância inteira.


Na exposição de motivos do projeto, constava o histórico do homenageado, confira:
Sr. LEOCIR SANTO PIUCO
Nascido em 03 de outubro de 1950, em Ervalzinho, Sarandi /RS, filho de Domingos Piuco e Nair Elzira Signori Piuco.
“Piuco” como era conhecido e tratado por todos, foi um grande pai e amigo , com ele e para ele, a vida era uma alegria e o trabalho sempre uma dedicação.
Piuco teve três irmãos: Moacir Antônio Piuco, Nilse Terezinha Piuco (in memorian) e Ilze Maria Dalla Lana e Três filhos: Jorge Ricardo, Gisele e Daniel Domingos, e destes descenderam: Ana Carolina, Norton (in memorian), João Vitor, Otávio, Natália, Júlio César, Ana Laura e o pequeno Davi.
Leocir Santo Piuco, acolheu com muito carinho, amor e respeito suas noras ( Francieli Bueno da Rosa, Melissa Castelli e também o gerno Nilton Muhl).
Piuco era dinâmico em seu trabalho e por ser este de alta responsabilidade, a de sub Prefeito, período Merten e Nicola, seu trabalho era observado e confirmado pelos sarandienses como corretos e sempre finalizados. Em 1985, operando no então Distrito de Boa Vista, hoje Município de Nova Boa Vista, foi acometido por um AVC, o que provocou seu afastamento de todas as atividades inerentes ao seu trabalho, levando- o a uma vida difícil com grandes deficiências. Muitos o ajudaram para a sua recuperação, em especial o amigo Luiz Carlos Lucietto, o Professor “Lica” que incansavelmente o ajudou diariamente com exercícios que lhe possibilitaram a andar com apoio de bengala, tornando-o menos dependente possível. Mesmo com a vida um pouco mais difícil, jamais perdeu o bom humor que lhe era peculiar, sempre teve palavras de ânimo, alegrando a todas as pessoas de seu convívio.
Leocir Santo Piuco deixou a vida terrena em 30/12/2000.
Este projeto é de autoria dos Vereadores da Bancada do PDT, Denise Gelain, Wilmar José de Azeredo, Airto Ortiz, Rudimar Signor, Erni Maciel da Silva, juntamente com Alex Antônio Rodrigues(PTB).

Por Lori Oliveira
Assessor Imprensa/CMS