Câmara realizou audiência pública para ouvir e discutir com a comunidade, um tema de grande relevância a nossa população, que é a segurança nas escolas e creches de nosso município e traz o relatório com ponderações feitas no encontro.
Para os propositores da audiência, vereadores Airton Ortiz, Marcelo Barbosa e Pablo Mari, este sem dúvida, foi um grandioso e positivo encontro, o qual contou com a presença e participação de autoridades, lideranças, profissionais da educação, segurança pública e privada, Acisar e a população que prontamente atendeu ao chamado e lotaram o plenário Luiz Agne, da Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi, na noite de 24 de abril de 2023.
Para o Poder Legislativo, e seus vereadores, o objetivo do encontro com a comunidade, foi o de trocar ideias, e em conjunto, buscar ações de melhorias. Foi um momento especial para ouvir as demandas, novas ideias, opiniões e sugestões, todas, visando melhorias no que tange a segurança na comunidade escolar no âmbito do município de Sarandi.
A audiência contou com a presença de autoridades locais, representantes do Executivo, Brigada Militar, Bombeiros, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Entidades Privadas de Segurança, Público em geral.
A Mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal Jairo Corso, Prefeito Municipal Sr. Nilton Debastiani, Coordenador da Educação Sr. Martinho Frare, Tenente Aguinaldo Chaves dos Santos da Brigada Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Matheus Rosa Machado.
Na audiência, os trabalhos foram coordenados pelos proponentes, vereadores Pablo Alievi Mari, Airton Ortiz e Marcelo Barbosa, que oportunizaram aos inscritos, para trazer reclamações, sugestões, ideias, expectativas e demandas em relação a segurança na comunidade escolar.
Vereador Airton Ortiz, reforçou o compromisso com os estudantes e seus familiares, com os professores, com os trabalhadores da educação, tanto nas escolas quanto nas creches, mencionou a preocupação do Legislativo com os casos de ataques nas entidades de ensino no Brasil, e ressaltou sobre a importância de prevenir possíveis atos semelhantes ao ocorrido em Blumenau no estado vizinho de Santa Catarina. A prevenção é, e sempre será, o melhor remédio. Disse sobre medidas de prevenção, das ações rápidas tanto do Legislativo quanto do Executivo e dos órgãos de segurança que visam cuidar e proteger os alunos e profissionais da educação. Marcelo Barbosa em justificou o objetivo da realização da Audiência Pública que foi procurar ouvir e discutir juntamente com a comunidade, de forma séria e responsável o assunto da segurança nas instituições de ensino em Sarandi. Também ouvir com suas demandas, preocupações, indagações e sugestões para reforçar ainda mais, a segurança dos alunos nas escolas de nosso município.
Vereador Wilmar José de Azeredo, disse do dever da Casa Legislativa em conjunto com a comunidade, buscar soluções para tranquilizar os pais e familiares das crianças e dos estudantes, aos professores e profissionais da educação, além de auxiliar o executivo na luta por tais soluções. Destacou a importância em os professores poderem nas escolas transmitirem conhecimentos aos alunos com tranquilidade, sabendo que todos estarão seguros. Disse ainda, da visita feita a cidade de Chapecó para conhecerem o projeto lá implementado para proteção da comunidade escolar. Wilmar disse do caso ocorrido em Saudades SC no ano de 2021, e que trouxe preocupação ao Legislativo na época, a qual os vereadores Wilmar, Cássio e Jonka, visitaram Denise Gelain Secretária da Educação na época para realizar ações urgente de melhorias, e destacou as ações realizadas nas escolas pela pasta da educação, videomonitoramento, treinamento com a empresa de segurança e vigilância que é a responsável pelos equipamentos. Falou também sobre o cercamento das escolas, as reformas, colocado mais profissionais para auxiliarem as escolas, e que outras melhorias ainda deverão ser feitas para dar segurança as escolas e creches.
Os representantes do Poder Executivo, Prefeito Nilton e o Coordenador de Educação Martinho Frare, destacaram a preocupação e as ações que vem sendo realizadas pelo governo municipal em relação a segurança nas escolas e creches municipais. Prefeito Nilton reforçou o compromisso do governo municipal com alunos e familiares, professores, profissionais da educação. Também, agradeceu a parceria entre Legislativo, Executivo, Brigada Militar, Bombeiros, Policia Civil, instituições de segurança tanto públicas quanto as privadas, escolas e creches públicas municipais, estaduais e particulares e a toda comunidade, que pensam e agem em prol da segurança escolar, além de tranquilizar os familiares das crianças e alunos indefesos. Vereador Jonka, destacou a questão da guarda municipal, que também auxiliaria as escolas, creches e demais instituições ensino.
Tenente Agnaldo, pontou as ações da Brigada Militar na prevenção a possíveis casos que possam colocar as crianças e a comunidade escolar em risco, colocando a corporação a disposição de toda comunidade. Tenente Matheus do Corpo de Bombeiros, disse das ações realizadas também pelos Bombeiros, que trabalham prevenindo, agindo e zelando a vida de todos, colocou a corporação a disposição de toda comunidade.
Na audiência, também pudemos ouvir os inscritos, Vereadores Wilmar José de Azeredo, Airton Ortiz, Marcelo Barbosa e Jonka, Professora Silvana Sassi da Rede estadual de ensino, Professores Leomar e Graziela Ortolan Tizziani da rede municipal de ensino, Tenente Braga, atualmente aposentado, André Ribeiro da segurança privada, Simone Salvi, Gessi Zimmer do Lar da Menina, Tenente Agnaldo, Tenente Matheus, André Ribeiro, todos apresentaram sérias e importantes ponderações referentes a prevenção e combate no que tange a segurança interna e externa na comunidade escolar.
Ao final, um dos propositores da Audiência Pùblica, vereador Pablo Mari, apresentou ao público, pontos importantes elencados no encontro, além de relembrar a todos que no ano de 2022, na Câmara Municipal, aconteceu outra importante Audiência Pública, que tratou da segurança em Sarandi. Na ocasião, após ouvir a comunidade, Pablo Mari, fez uma indicação ao governo municipal sobre a possibilidade da criação da guarda municipal, o que novamente o assunto foi levantado nesta Audiência. Confira os demais aspectos sugeridos pelo público presente:
Guarda Municipal; Ampliação do atendimento e apoio psicológico para alunos e familiares, criando um canal de ligação entre CAPS e Escolas; Prestar mais apoio as escolas, para que sintam que não estão sozinhas nesta luta, incluindo nas reuniões o CONSELHO TUTELAR, e a Rede de Atenção Estudantil; Incentivar e proporcionar mais práticas de esporte e cultura nas instituições de ensino, para que os alunos possam gastar as energias no esporte e na cultura.
Nossa gratidão ao púbico que lotou o Plenário da Câmara Municipal, com um olhar atento e participativo, e em conjunto buscando formas de prevenir possíveis ataques as escolas e creches, zelando pelo bem maior “a vida de todos”.
Poder Legislativo atuando sempre com responsabilidade, agilidade, transparência, eficiência e compromisso com nossa gente!
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações/CMS