Projetos Analisados,discutidos e votados em Sessão Ordinária do dia 22 de Outubro de 2018
Depois que foram lidos os pareceres das Comissões os projetos foram analisados,discutidos e votados pelos nobres Vereadores.
PUBLICADO EM 21/11/2018 - 15:00

Depois que foram lidos os pareceres das Comissões os projetos foram analisados,discutidos e votados pelos nobres Vereadores.

Projeto de lei municipal N° 075/2018. Não havendo discussão o Projeto de lei municipal N° 075/2018 foi Aprovado pela maioria dos Vereadores.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz explicou porque o projeto de lei municipal n° 073/2018 não estava na pauta e porque pediu o mesmo. Esse projeto de suplementação n° 073/2018, também está dentro do prazo, pediu a compreensão das comissões que dessem uma acelerada na liberação do projeto, sabem que o projeto de suplementação é um projeto que tira dinheiro de um local e coloca em outro, no projeto tem recursos da agricultura, das obras, da educação, da administração e da fazenda.

O Assessor de Imprensa leu os pareceres das comissões nos quais constam em anexo ao Projeto de lei municipal N° 073/2018. Não havendo discussão o Projeto de lei municipal N° 073/2018 foi Aprovado pela maioria dos Vereadores.

O Vereador Paulo José Collett deu a sugestão de colocar junto em votação os dois projetos de leis do Legislativo, n° 037/2018 e n° 038/2018.

O Assessor de Imprensa leu os pareceres das comissões nos quais constam em anexo aos Projetos de lei do Legislativo N° 037/2018 e n° 038/2018.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz colocou em discussão e após votação.

O Vereador Alex Rodrigues disse que os dois projetos, tem como objetivo prevenir que as crianças futuramente estejam precisando de manutenções mais drásticas nos seus dentes. O objetivo em especial da escovação nas escolas para aquelas que servem lanche, almoço, é que as crianças possam ter na escola o mesmo cuidado que teriam em casa. O objetivo também desse projeto é a prevenção, para que futuramente não tenham que estar em filas de Posto de saúde para fazer reparos.

O Vice-presidente do Legislativo Wilmar José de Azeredo assumiu os trabalhos da sessão.

O Presidente do Legislativo Airton Ortiz subiu na Tribuna para discussão dos projetos. Falou que o projeto de escovação dental sabem que o município já faz isso nas escolas, mas falou que deve ser mais fiscalizado. A partir dessa lei se alguma escola, alguma turma não fazer a escovação, com a lei poderão fiscalizar e cobrar. Conversaram com a Secretária Márcia, a mesma veio até a Câmara e elogiou o Vereador Airton Ortiz e o Vereador Alex Rodrigues pela autoria. O projeto não gera custo para o município, o município já oferece para as crianças escovas de dente e creme dental. Sobre o projeto n° 038/2018, pedem tratamento de canal, não gera custo para o município, o mesmo já possui dentistas, a cadeira e inclusive com raio x, os projetos nasceram de uma conversa e uma visita junto com o Prefeito Leonir Cardozo ao Posto de saúde do Bairro Vicentinos, onde o dentista Douglas Oro além de fazer um bom trabalho, também se preoucupa com a saúde bucal das crianças, colocou alguns programas, discutiram e chegaram aos dois projetos. O Presidente do Legislativo Airton Ortiz reassumiu os trabalhos da sessão. Projetos de lei do Legislativo n° 037/2018 e n° 038/2018 Aprovados pela maioria dos Vereadores. A Vereadora Denise Gelain pediu a palavra para declaração de voto e parabenizou os Vereadores autores pelos projetos. São projetos que vem de uma mesma área mas são bastante distintos em termos de significado e ação, um deles envolve a questão da saúde bucal em termos de desenvolvimento de hábitos ou manutenção, sabem a importância para com as crianças essa rotina com a manutenção da saúde bucal, justamente porque isso vem trabalhar preventivamente a questão da saúde. O outro projeto é a questão curativa que envolve o tratamento de canal, é um tratamento com um valor elevado e se o município tiver condições, porque tem os materiais porque não.

O Vereador Edson Tadeu Cezimbra parabenizou o Presidente do Legislativo Airton Ortiz e o Vereador Alex Rodrigues pela bela iniciativa dos projetos, e parabenizou todos os Vereadores pela aprovação. Disse que são dois projetos que vêm para somar, principalmente para as crianças. O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que conversou com o Prefeito e a Diretora do CIEP Marisa Giovanini sobre esse projeto, e o Prefeito disse que ia ver a parte legal, se tem como incluir as crianças da Escola CIEP, como é um bairro carente no projeto de tratamento de canal. Agradeceu o Prefeito e o Secretário de obras que resolveram o problema da boca de lobo próximo a escola CIEP. Esteve também no bairro esperança onde foi assinado o contrato com a Construbrás e será feito asfalto na rua principal da esperança, no Loteamento Dallacorte e no Loteamento novo tempo. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a presente sessão.

Redação:Lori Vargas Oliveira/Assessor Imprensa Câmara Muncipal.