Lenomar Alves de Jesus (PDT) esteve no dia 04 de março visitando a Estação de Tratamento de água.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Lenomar Alves de Jesus(PDT) esteve no dia 04 de março visitando a Estação de Tratamento de água ,ETA, da Corsan localizada no Bairro Vicentinos para ver como é o processo de tratamento da água que é fornecida para a população da cidade.
O presidente do Legislativo foi recebido por Vanderlei Perim, agente do Departamento de Água e Esgoto de Corsan que explicou em detalhes como a água é coletada no Rio Caturetê e todas as etapas do tratamento . Vanderlei disse que a estação recebe 55 litros por segundo da água do rio para tratamento, totalizando três milhões e meio de litros de água tratados diariamente e colocados na rede que abastece Sarandi. Desde a entrada nos tanques de decantação e recebimento dos produtos o processo de tratamento tem uma duração de cerca de três horas.
O presidente da Câmara de Vereadores percorreu todas as instalações da ETA conhecendo todo o processo de tratamento da água. Lenomar perguntou ao encarregado pela ETA qual a razão de as vezes a água sair das torneiras como uma coloração branca. Vanderlei explicou que esse fenômeno ocorre quando há entrada de ar na rede de água, como ocorre as vezes com o conserto da tubulação. Vanderlei explicou também ao vereador Lenomar que não há motivo para a população ter receio com relação pelo fato da água ser retirada do rio, “ nossa água é de ótima qualidade, é feita coleta diária em vários pontos da cidade e a análise é feita aqui, em Porto Alegre, em Palmeira das Missões e pela Vigilância Sanitária e todo o resíduo saí com o lodo que é recolhido por empresa especializada, a água que retorna limpa para o rio” disse.
O presidente da Cãmara de Vereadores recebei tambem a informação que a água fornecida para a população de Sarandi no perímetro urbano tem um percentual de cerca de 20 por cento que é de poço artesiano, o restante é da ETA.