RESUMO DO GRANDE EXPEDIENTE DO DIA 02 DE MARÇO DE 2015
Valmir Ribas Ramos- PDT
O vereador inicia dizendo que sua definição de politica é aquilo que é certo, que é correto, que é bom, que produz harmonia, paz e promove no meio do povo o crescimento material e espiritual . Afirma que tem assistido nos meios de comunicação a falta de homens e mulheres de valores, que amem suas famílias , que produzam para a nação coisas que sejam boas. Diz que em Sarandi há uma população trabalhadora. Revela ser um prazer estar como vereador e que nas cinco sessões em que estará na Camara Municipal irá contribuir para construir algo que seja bom para Sarandi. Valmir diz que é bom morar em Sarandi, é um prazer dizer que mora aqui, e , que recebe pessoas que moram em outros estados que afirmam que sentem-se bem em Sarandi. O vereador diz que os legisladores municipais devem chegar mais perto do povo para ver os anseios e necessidades da população pois o município não precisa só de saúde e estradas, precisa de trabalho, creches, transportes, precisa de atenção para que os vereadores possam sair pelas ruas de cabeça erguida . Convida os vereadores para que possam ter um olhar diferente de Sarandi, fazendo pela população como se estivessem fazendo por eles mesmos . Disse que sentar na cadeira de vereador era um sonho que está se concretizando. Encerra dizendo que, " o quanto nós estivermos mais próximos do nosso próximo , pessoas melhores nós seremos".
Sandro Saretto- PP
Inicia lembrando o lançamento do Programa Municipal Por Uma Educação de Qualidade, projeto esse criado pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de proporcionar qualidade de ensino aos professores e alunos e assegurar o direiro ás crianças e jovens uma educação de qualidade com investimento do município . Para os professores, disse o vereador, o projeto é importantíssimo pois serão cursos mensais para aplicação na rede municipal de ensino, Sandro relata os anúncios feitos pelo prefeito antes do inicio do ano letivo, como, reformas de escolas, ginásio esportivo para a creche Paraiso da Infância no Bairro Vicentinos, bem como na Escola Bem Te Vi. Sobre a galeria na Rua Otavio Ribeiro disse que finalmente o problema será solucionado. Disse que em audiência com o prefeito e em audiências em Porto Alegre o tema foi a preocupação com a segurança pública como a instituição da guarda municipal e o video monitoramento, afirma que a ACISAR se engajou nesse objetivo e deverá contar com recursos do orçamento da Câmara de Vereadores. Relata ter mantido contato com a Brigada Militar e constatado a necessidade do aumento do efetivo. Deseja boas vindas á vereadora Norma e vereador Valminho.
Luiz Carlos Lucietto-PDT
Inicia seu pronunciamento afirmando que numa democracia a critica é um direito e critica o estado das ruas da cidade cheias de buracos, na saúde pública municipal disse ter recebido no dia 02 de março três pessoas que relataram não ter recebido medicamentos no Posto de Saúde. Lucietto critica também a falta de iluminação publica que prejudica os alunos do turno da noite e lembra que foi aprovado no Legislativo a contratação de um eletricista e indaga por que ainda há a falta desse profissional. Disse que a estrada de acesso á Linha Cocho está intransitável bem como outras estradas do interior . O vereador também critica o Governo Federal citando o aumento dos combustíveis enquanto as rodovias estão em estado precário como as ruas da cidade de Sarandi. Lembra que já se passou mais de um ano que a galeria na Rua Otávio Ribeiro rompeu-se , lembra que foi feita licitação no valor de 850 mil reais e não surgiu empresa interessada e indaga como, agora, por 600 mil reais há uma empresa interessada, pede quantos aditamentos serão feitos para essa obra, assim como ocorreu com a ciclovia onde foi gasto dinheiro para pintura e essa já desapareceu. O vereador lembra também o anuncio da instalação da BRF, inclusive com acordo de lideranças na Câmara Municipal para aprovar o projeto e até hoje o Executivo não enviou para a Câmara um documento anulando aquela lei pois a empresa não veio para Sarandi . Lucietto lembra ainda projeto aprovado em março de 2014 que autorizou o município a doar terreno para construção da Central de Armazenamento e Comercialização dos Produtos da agricultura Familiar de Sarandi onde em seu artigo terceiro fica vedada a utilização para outro fim que não seja a comercialização dos produtos da agricultura familiar e desenvolvimento de ações voltadas ao fomento e fortalecimento desse segmento. Revela que no local foi instalado um “ chapão”, e, continua o vereador, segundo a lei, no caso de inobservância do que regulamenta a lei ao município fica resguardado o direito de buscar reaver a área , faz esse relato, segundo ele, pois é função do vereador fiscalizar. Lucietto fala também sobre os note books adquiridos pelo município através de um termo de cessão de uso para os professores no valor de 1.341 reais , disse ter pesquisado o valor desse equipamento e encontrou por pouco mais de 700 reais com a mesma qualidade. Lembra que no ano passado a Câmara Municipal também apresentou indicação de recursos para a ampliação da Casa Mortuária e na época foi considerada ilegal mas ressalta que se a lei for elaborada pelo Executivo ela torna-se legal e terá aprovação da bancada do PDT pois já houve essa indicação. Sobre as câmeras de monitoramento disse que o Legislativo também já indicou recursos e o atual presidente também estará apoiando essa iniciativa da ACISAR .
Norma Ewerling- PP
Agradece ao secretário de obras do município pela limpeza das ruas da comunidade de Beira Campo e patrolamento das estradas de acesso ao aeroporto municipal e Rio Bonito e parabeniza o Executivo pelo lançamento do projeto de educação continuidade dos professores da rede municipal com foco na pesquisa e qualidade do ensino. Em audiência com o prefeito Paulo Kasper e vice Grando os mesmos anunciaram a construção da parada de ônibus em Beira Campo solicitada pela vereadora. Lembrou que são 14 grupos de Terceira Idade que são trabalhados pela coordenação desses trabalhos sendo dez que se reúnem nas dependências do CRAS e os grupos do interior a coordenação vai até as comunidades totalizando cerca de 800 idosos .
Ozeno Picolli-PDT
Mostra satisfação em ver a presença da população na sessão e diz que o pais está vivendo uma crise politica enorme, aumento do numero de desempregados , greves , corrupção, e, disse, o exemplo tem que começar pelo município e pela Câmara de Vereadores lembrando a CPI da Consolidação das Leis da qual foi relator e o vereador Lenomar foi o presidente e com a participação dos vereadores João Carlos e Joaquim Ribeiro , disse que como relator, todos os envolvidos foram ouvidos e o trabalho foi concluído sem interferência politica partidária como sempre lhe foi ensinado quando criança, ou seja, com lealdade e dignidade. Sobre a crise no pais disse que a responsabilidade da presidente é inquestionável , como, na demora em trocar a direção da Petrobras após a sucessão de escândalos e prisões que evidenciam a responsabilidade do Governo Federal. Ozeno elogia a iniciativa dos caminhoneiros e lembra que o comercio também se engajou fechando as portas no dia 27 de fevereiro e indo ás ruas protestar pois a classe empresarial não suporta mais a carga de impostos enquanto o governo vai para a TV mentir para a sociedade enquanto o povo aguarda para ser melhor assistido, assim como em Sarandi, e, lembra indicação de sua autoria para melhorias nas estradadas do interior e mais uma safra se aproxima e as estradas estão em péssimas condições . Ozeno critica desigualdades na área da saúde publica municipal com funcionários recebendo mensalmente cerca de 700 reais para transportar pacientes enquanto outros saem de casa as nove horas da manha e com carro da municipalidade, cobra também a pavimentação das ruas prometida com o anuncio de 800 mil reais para essas obras enquanto o comercio e indústria continuam pagando impostos.
Joaquim Ribeiro- PP
Elogia o pronunciamento do vereador Valmir dizendo que todos deveria seguir a mesma linha, pensar no município e não só na sigla partidária . Comenta comentários em jornal local sobre a galeria da Rua Otávio Ribeiro e diz que provavelmente esse tipo de problema irá ocorrer em outro local pois quando as galerias foram feitas Sarandi eram uma cidade pequena e com o crescimento as galerias não são mais suficientes para o escoamento das águas e do esgoto, diz que o prefeito trabalhou muito mas infelizmente no setor público a burocracia impede mais agilidade. Sobre o asfalto na cidade diz que as chuvas prejudicam a manutenção e diz que em contato com o secretário de obras do município foi informado que agora em 2015, quando essas obras iriam iniciar houve o aumento dos combustíveis e a empresa que estava contratada para fazer não quis mais realizar essas obras pois os custos elevaram-se mais de 27 por cento, devido a isso, as obras iniciam em março e o município terá que pagar um valor mais em contra-partida . Disse que o recapeamento será feito na Rua Paulo Dalloglio e também na quadra em frente á prefeitura, ainda da subestação da RGE até a saída da cidade além de outras ruas. Comenta sobre as estradas do interior e disse ter sido informado pelo secretário de obras que em 60 dias somente conseguiu trabalhar 15 dias devido ás chuvas mas algumas estradas foram recuperadas, como, Sarandi/Natalino, Beira Campo/Coanol, Granja Tarumã, Passo da Guavirova, Pinhalzinho, Estancado Alto e Sanga do Leão. Fala também sobre a iluminação pública na cidade disse que também tem cobrado soluções e adiantou que no dia seguinte estaria buscando informações com o prefeito .
O vereador Joaquim disse que criticar a educação de Sarandi chega ser um desaforo pois é uma das melhores do Estado, lembra que os prefeitos Cardozo e Kasper investiram muito em educação, rebate as colocações do vereador Lucietto sobre o valor dos note books afirmando que cada computador tem um valor conforme assuas configurações, lembra que os alunos tem recebido agasalho, abrigo, mochila, lanche, salas com ar condicionado , material e esse ano receberão tênis, pergunta onde era gasto o dinheiro da educação nos governos municipais do PDT. Elogia a eleição do vereador Leno como presidente e lembra que no ano passado havia um fantoche na presidência e disse que o atual presidente saberá o que fazer com o dinheiro da Câmara e destaca que a maneira correta de indicar recursos do Legislativo é através de Indicação ao Executivo e não chamar as entidades para anunciar repasse de dinheiro. Classifica como vergonhosa a situação do PT no país, é um desastre total e disse que o Governo Lula foi bom, mas o Governo Dilma está perdido e por isso apoiou a manifestação dos caminhoneiros mas discordou com os prejuízos causados aos pequenos agricultores.
Glauber Kunzler-PT
Relata serviços da Secretaria de obras do município e elogia os funcionários Jair e Izaias pela qualidade dos serviços juntamente com o secretário “ Jonka” que vem trocando ideias com os agricultores que merecem essa atenção pois tem sido prejudicados ultimamente, principalmente no setor do leite, por empresas que fecharam as portas e não pagaram os produtores, classifica como empresas “ caloteiras”. Elogia a realização do campeonato de Futsal do Interior iniciado dia 27 de fevereiro e lamenta que no ano passado não tenha sido realizado, parabeniza a Crehnor pelo apoio á competição, destaca a participação das equipes de Barreirinho, Coanol, Estancado Alto, Sobradinho, Baios Baixo/Jacutinga, Ati-Açú, Beira Campo, Cescon. Lembra que no final do ano passado participou de negociações para perfuração de cinco poços artesianos mas nem todos puderam ser perfurados devido à troca de governo mas receberam esse beneficio as localidades de Coanol,, Area 10 e na Delegacia da PRF também foi perfurado poço artesiano e lembra que nas comunidades de Beira Campo e Papagaio já houve o trabalho de levantamento para perfuração de poço artesiano e os locais já estão demarcados. Classifica a mobilização dos caminhoneiros como justa pela pauta de reivindicações , disse que nos últimos anos os caminhoneiros ,através de politicas governamentais conseguiram adquirir caminhões novos mas em razão da instabilidade da economia hoje estão sendo prejudicados , principalmente os autônomos. Lamenta porém que a demora nas negociações com o governo fez com que os pequenos produtores fossem prejudicados resultando numa perda de cinco milhões de litros de leite por dia fossem perdidos por dia , disse ainda que a alta do preço do diesel também prejudica os pequenos agricultores . Responde ao vereador Lucietto sobre o centro de comercialização da agricultura familiar e diz que a entidade vai atingir seu objetivo e que o “ chapão” lá instalado fornece alimentos oriundos da agricultura familiar que terão na parte inferior o local para deposito e posterior comercialização. Disse que os produtores de Sarandi estão sendo lesados por uma recuperação judicial conseguida por uma empresa cerealista de Sarandi, disse estará batalhando junto com esses agricultores até descobrir onde está esse produto , adianta que esse fato causará impacto na economia de Sarandi. Disse que em contato com o prefeito foi informado que serão construídos quebra-molas com faixa de segurança em frente as escolas e finaliza afirmando que o novo distrito industrial está em fase de conclusão, uma obra que contribuirá para o crescimento industrial do município.
Lenomar Alves de Jesus-PDT
Parabeniza as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher a ser comemorado dia 08 de março. Agradece os votos recebidos para sua eleição como presidente após dez anos como vereador e da boas vindas ao suplente “ Valminho” que assumia naquela sessão como vereador. Sobre a mobilização dos caminhoneiros classifica como justa, apoia a manifestação pacífica e ordeira pois é a única forma de sensibilizar o governo pelos aumentos absurdos na energia elétrica e combustíveis prejudicando todos os brasileiros. Diz que a sociedade brasileira está cansada com seus governantes que deveriam assistir melhor a população e não cobrar tantos impostos, disse que a única alternativa foi a paralisação pois o Brasil é um país rico mas a corrupção é muito grande. Critica o excesso de buracos nas ruas da cidade de Sarandi, reconhece que houve excesso de chuvas mas diz que a demora em consertar esses buracos resulta em gastos maiores. Disse á vereadora Norma que antes dela assumir no Legislativo o vereador esteve em Beira Campo com o vereador Clodoaldo e vereadora Denise em duas oportunidades ouvindo reivindicações de moradores , disse que a comunidade estava abandonada, agora, completa, alguns trabalhos foram realizados e sugere ao secretário de obras que seja elaborado um cronograma para que a cada determinado espaço de tempo esses trabalhos sejam refeitos, cobra o asfaltamento do Loteamento Parque Ipiranga prometido e ainda não realizado. Cobra a construção de lombadas nas proximidades das escolas bem como ações de melhoria no saneamento básico.
Denise Gelain-PDT
Parabeniza o suplente Vilmar Ramos que assumia como vereador e elogia atitude do mesmo a alguns anos ao assumir a guarda de seus sobrinhos assumindo a educação dos mesmos mostrando a conduta e caráter do vereador. Refere-se á vereadora Norma e suas colocações sobre o CRAS e disse que esse órgão trabalha com a proteção social básica, disse que o trabalho com os idosos é necessário e importante mas entende que o trabalho deveria envolver também a area mais curativa para as pessoas que estão em vulnerabilidade e risco social , como exemplo tratar da violência contra idosos, contra a mulher, contra os grupos de risco, avaliar os indices no município e a partir dai desenvolver ações no CRAS direcionadas a isso. Comenta as colocações do vereador Sandro sobre a Educação Continuada e afirma que é necessária e apoia o programa, porém, disse a vereadora, discorda com as colocações do vereador Joaquim que a educação em Sarandi está entre as melhores do Estado por ter sido tema de matéria na Revista Época, afirma muito pode e deve ser feito, admite que hoje os municípios tem que se esforçar para gastar os recursos que recebem para a educação, disse que os gestores quando investem em educação devem pensar com a cabeça, com o coração e com o bolso, cabeça pensando em projetos , coração trabalhando com sensibilidade, afetividade e humanização, bolso , investindo recursos que tem de sobra . Disse que comparando os números do passado e os atuais o vereador Joaquim vai perceber que hoje o valor de recursos que o município recebe é três vezes maior. Sobre as creches a vereadora entende que o horário deveria compreender o horário de trabalho dos pais , cita como exemplo, pais que começam no trabalho as sete e meia da manhã e as creches não recebem os filhos antes desse horário e alguns pais tem que pagar alguém para ficar com seus filhos nesse intervalo de tempo, o mesmo ocorre as 17:00 horas pois o transporte passa as 16:45 para levar as crianças para casa e os pais estão no trabalho, sugere um levantamento dos horários de trabalho dos pais e a partir desse levantamento deve ser organizado o horário impedindo que esses pais tenham que pagar alguém para ficar com os filhos nesses intervalos de tempo. Denise cobra mais recursos pedagógicos nas creches e mais vagas, diz que percebe filas de pais procurando vagas para seus filhos, diz que as crianças tem que levar para as creches fraldas e lenço umedecido e discorda com isso pois esse material o município tem que fornecer, informação recebida dos pais. Com relação á educação diz que pintar parede ou comprando uniforme não é educação, isso é dar condições para o aprendizado, mas, educação envolve muito mais, é comprar computadores para os alunos com recursos federais mas também comprar os demais recursos multimídia , a vereadora cobra também atenção aos temas sócio/afetivos e ensino atrativo no turno inverso ás aulas favorecendo os alunos que apresentam dificuldade de aprendizado e trabalhar associado ao PIM, Primeira Infância Melhor. Como profissional da educação, a vereadora se dispõe em colaborar para melhorar a aplicar essas metodologias em Sarandi.