Poder Legislativo Concede o Título de Cidadão Sarandiense a Osmar Anselmi
O sentimento de orgulho e gratidão à Sarandi elevou as comemorações pelos 82 anos de emancipação político-administrativa à Sessão Solene, na noite da última segunda-feira(21).
PUBLICADO EM 28/06/2021 - 16:28
O sentimento de orgulho e gratidão à Sarandi elevou as comemorações pelos 82 anos de emancipação político-administrativa à Sessão Solene, na noite da última segunda-feira(21). A solenidade foi realizada pela Câmara Municipal de Vereadores e neste ato festivo, os parlamentares prestaram homenagens e agradecimentos a todo povo desta terra, valorizando a história do nosso município e seu pujante desenvolvimento em todas áreas. Ainda concederão Títulos de Cidadão Sarandiense ao Sr. Osmar Anselmi, Saul mario Mattei e Saul João Rovadoscki. O Projeto de Lei do Legislativo nº 029, proposto pelos vereadores Airton Ortiz, Dalmir Nunes, Marcelo Barbosa, Jairo Corso e Wilmar José de Azeredo, integrantes da bancada do Partido Democrático Trabalhista(PDT), deu origem a Lei Municipal nº 5195, que concede o Título de Cidadão Sarandiense ao Sr. Osmar Anselmi.
Osmar Ardelino Anselmi, nasceu em 22 de novembro de 1951 em Sarandi. Filho de Jõao Anselmi e Vilma Maria Quini. É casado com Iracilda Maria Anselmi, sendo suas filhas: Andréia Cristina Anselmi e Adriane Franciele Anselmi, tendo três netos: Davi Anselmi Vian, Estevan Anselmi Vian e Alana Anselmi dos Santos. Desde sua infância acompanhava seu pai em programações da Comunidade de Sarandi. Foi crescendo e aprendendo a honrar a história do Rio Grande do Sul, trazendo consigo tudo o que aprendia conforme crescia. Uma das maneiras de demonstrar o seu carinho pela cultura é através da música, que aprendeu sozinho olhando os outros nos encontros. Osmar ama intensamente os toques de gaita e letras musicais que possam trazer às suas descendentes mensagens sobre a história gaúcha. Foi devido a esse interesse, que em 1971, se agrupou com alguns jovens adultos Sarandienses e procuraram alguns meios para alavancar a cultura no município, tomaram a iniciativa de construir um pequeno Galpão para realizar encontros. Nesse meio tempo muitos desses jovens perceberam que seria necessário fundar um Centro de Tradições Gaúchas que tivesse um padrão do MTG, bem como para agregar mais jovens e assim contribuir ainda mais com a cultura, passado de geração a geração, e assim em 1972 foi então fundado o CTG Porteira da Querência, sendo este Patrão em 1998. Além da sua contribuição para a cultura gaúcha, ajudava em festejos da Igreja juntamente com grupos de amigos. Sempre participou de projetos para ajudar entidades como Apae, Lar da Menina, Patronato e algumas escolas.
Foi membro fundador da Etnia Italiana Gira La’more e trabalhou em projetos como construção da sede da entidade. Osmar como bom cidadão acompanha as atividades e crescimento do nosso município. Osmar e sua esposa criaram suas filhas participando e contribuindo para a sociedade de Sarandi, aprendendo desde cedo a cultuar as tradições gaúchas e servindo ao município. Mas um dos pontos fortes de Osmar quanto pessoa é a habilidade e criatividade quanto a decoração e trabalhos com madeira, que além da sua profissão na carpintaria e no ramo da construção, nunca mediu esforços para ajudar ao próximo e toda comunidade quando pedido a sua ajuda.
Não são somente palavras que contam momentos e fatos marcantes na vida de Osmar, são palavras da história do Osmar, de todas as pessoas que participaram de momentos da vida de Osmar e sua família. Os Sarandienses agradecem ao homenageado, Osmar Anselmi, por todos os trabalhos prestados ao nosso município, sejam eles nas áreas econômicas, da cultura, do esporte, na política, e em ações sociais. O Poder Legislativo sente-se orgulhoso em prestar homenagens e conceder as honrarias a estes munícipes que se destacaram por suas ações em prol do povo desta terra, pois ainda fazem e continuarão fazendo por toda a nossa comunidade.
Por: Lori Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal Sarandi/RS