O Projeto de Lei Municipal Nº 080/2019, Autoriza o Poder Executivo suplementar dotações orçamentárias, e apontar recurso na Lei Orçamentária Anual. O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues colocou em discussão e após votação o Projeto de lei municipal nº 080/2019. Não havendo discussão o Projeto de lei municipal nº 080/2019 deu empate na votação, e foi aprovado com o voto de minerva do Presidente do Legislativo Alex Rodrigues. Votos contrários: Vereador Edson Tadeu Cezimbra, Vereadora Denise Gelain, Vereador Wilmar José de Azeredo, Vereador Rudimar Signor e Vereador Erni Maciel da Silva.
Votos favoráveis: Vereador Claudinor Lorini, Vereador Paulo José Collett, Vereador oclides Barbiero, Vereadora Norma Schu Ewerling, Vereador Airton Ortiz e voto de minerva do Presidente Alex Rodrigues.
O Vereador Edson Tadeu Cezimbra da bancada do MDB, disse que esse tipo de projeto está retirando um valor do transporte universitário e vai passar para outras Secretarias e gostariam de um melhor esclarecimento em relação a isso, em razão disso que votou contra. Essa dotação, manutenção, transporte escolar de ensino universitário passagens e despesas com locomoção, já fizeram vários pedidos ao Prefeito e ao Secretário de educação e correm atrás para que seja dado mais incentivo ao transporte universitário e no projeto estão tirando.
A Vereadora Denise Gelain da bancada do PDT, relata que seria contraditório elaborar indicações solicitando um suporte a Aseu ou outros órgãos de estudantes que tentam buscar uma manutenção e um suporte financeiro nesse sentido, sabem que as dotações orçamentárias são autorizadas, são legais, porém nesse quesito está sendo retirado a dotação principalmente nessa questão de manutenção, transporte escolar, passagens e despesas com locomoção e está sendo colocado em outra rubrica que não diz respeito ao Ensino superior, em função desta questão, desse quesito é que se posicionaram contra este projeto de dotação orçamentária.
O Vereador Wilmar José de Azeredo, explica que são vinte mil reais, mas são dez mil reais que fala mais na questão das despesas de passagens e despesa com locomoção, há duas associações hoje no município de transporte escolar universitário, sabem que tem instituições no município e espera que futuramente os alunos possam estudar e escolher os cursos que tem nas Universidades de Sarandi para que não precisem mais se deslocar para fora do município, certamente diminuirá os gastos para o município e também os alunos vão poder viajar menos, menos risco de acidentes, as famílias ficarão mais tranquilas, mas tem uma Associação que não conseguiu ainda êxito no pedido junto ao poder Executivo.
Conclui dizendo que no passado fizeram uma emenda na dotação orçamentária do município para aumentar os valores para o transporte escolar universitário.
O Vereador Airton Ortiz fala sobre o Conselho dos Estudantes Universitários de Sarandi( Ceus), disse que fizeram uma reunião com o Prefeito Cardozo, com o Vice Glauber e com os membros da Direção da Ceus e o Prefeito e o Vice assumiram um compromisso para dividir os valores, o que for dado para a(Associação Sarandiense de Estudantes Universitários) Aseu, será dado também para a Ceus. Disse que votou favorável porque na sua opinião acha que não está sendo tirado dos estudantes, é feito um orçamento para o ano inteiro, tem certeza que os estudantes terão o seu valor, acredita que esses dez mil reais estão sobrando no orçamento.
Redação e publicação:
Lori Vargas Oliveira.
Assessor Imprensa/CMS .