Projeto de Lei Municipal é Rejeitado pelos Vereadores do Legislativo Sarandiense
Na sessão ordinária do dia 19 de Agosto,os vereadores analisaram, discutiram o projeto de lei municipal nº 102/2019, e por entenderem que o referido projeto não beneficiará a comunidade sarandiense, rejeitaram o Projeto de Lei do Executivo Nº 102/2019.
PUBLICADO EM 23/10/2019 - 15:16

Na sessão ordinária do dia 19 de Agosto,os vereadores analisaram, discutiram o projeto de lei municipal nº 102/2019, e por entenderem que o referido projeto não beneficiará a comunidade sarandiense, rejeitaram o Projeto de Lei do Executivo Nº 102/2019.
Os vereadores do Legislativo Sarandiense, foram eleitos pelo voto da população de Sarandi, desta forma, como representantes do povo sarandiense, devem sempre Legislar, fiscalizar os atos da Administração do Município de Sarandi, como afirma o ver. Wilmar azeredo," Legislar e defender o povo de Sarandi, trabalhar pelos interesses da população local".
O Projeto do Executivo Municipal nº 102/2019. Autoriza o Município de Sarandi a firmar convênio com o Município de Liberato Salzano-RS, para repasse de recursos financeiros visando à cooperação conjunta entre os Municípios para a conclusão da ponte sobre o rio da Várzea divisa deste Município, com Rodeio Bonito, e dá outras providências. O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues colocou em discussão e após votação o Projeto de lei municipal nº 102/2019.
O Vereador Wilmar José de Azeredo, líder da bancada do PDT, tratou do projeto que fala que o município propõe ajudar na construção de uma ponte através da Associação da Zona de produção da região norte do Rio grande do Sul. Explica que os Vereadores da bancada do PDT são da oposição e isso não é nenhum segredo, nenhuma novidade, sempre que fazem oposição, fazem uma oposição séria, responsável e aquilo que acham e que entendem de que é para o bem da população, votam favorável,aprovam todo e qualquer projeto que entendem que é para o bem do povo sarandiense, não podem ser hipócritas, não devem ser demagogos quando usam da tribuna, pois se estão usando da tribuna é porque alguém deu um voto de fé, um voto de confiança.
Deixou bem claro que não conhece o Estatuto da Associação dos municípios das zonas da produção, não sabe o que rege o estatuto, não sabe o que diz das obrigações dos municípios Associados, municípios que fazem parte dessa Associação, mas sabe e viu que o projeto encaminhado pelo Executivo pede autorização de que o município ajude a construir uma ponte que certamente esta ponte deve ser importante. Certamente essa ponte trará muitos benefícios para algumas pessoas, trará benefícios para alguns municípios, vai ajudar a desenvolver a região onde esta ponte será construída, onde será alocada sobre o Rio da várzea, não tem dúvida que essa obra trará benefício para alguém, mas o que deve ficar claro é que são Vereadores do município de Sarandi, devem Legislar, fiscalizar os atos da Administração do município de Sarandi, Legislar e defender o povo de Sarandi. Disse que a bancada do PDT vota contra o projeto.
O Vereador Paulo José Collett da bancada do PP, disse que no último dia vinte e cinco de julho houve uma audiência pública no município de Pinhal na convocação da Creluz, nos municípios da Amzop e dos municípios que fazem parte daquela região, aprovado pela ata que todos os municípios deveriam contribuir para que fosse concluída a referida ponte, é evidente que alguns Prefeitos como é o caso de Sarandi se comprometeram porque quase se viram obrigados, mas tem uma ressalva importante que os municípios consultaram o TSE de Frederico Westphalen e o TSE disse que não teria problema nenhum, mas desde que houvesse autorização Legislativa, o Prefeito mandou o projeto para a Câmara de Vereadores, e quando recebeu o projeto disse que não teria como designar dinheiro para lá, pois tem vários problemas no município de Sarandi, da mesma forma estão rejeitando o projeto, mas estão dando um respaldo, estão dando uma defesa para o Prefeito.
O Projeto de lei municipal nº 102/2019 foi rejeitado pelo voto da maioria dos Vereadores.
O Vereador Edson Tadeu Cezimbra disse que foi contrário ao Projeto porque entende que Sarandi tem muita coisa a ser feita. Esse valor se fosse repassado para Liberato, com certeza faria falta para o município de Sarandi, menciona que há muitos pedidos na área do trânsito para que seja usado esse valor.
Salientou o trabalho que o Departamento de Trânsito está fazendo na cidade de sinalização, mas há muitos pedidos de quebra-molas que poderiam ser feitos também no município. Diz que não é nada contra o desenvolvimento da região, não é nada contra o município de Liberato Salzano para onde iria esse valor, não é nada contra o município de Rodeio Bonito que também faz parte da ligação da ponte com Liberato, mas são a favor de manter o dinheiro no município.
A Vereadora Denise Gelain da bancada do PDT, explica que ninguém está contra o desenvolvimento regional, e que esta cooperação conjunta se faz necessária desde que houvesse recurso disponível nesse sentido, afirma que existem necessidades locais e se tivesse recurso disponível nesse momento para necessidades regionais, entende que a prioridade seria a ERS-404 no sentido de ajudar para que vidas não fossem mais tiradas.
O Vereador Airton Ortiz disse que no Legislativo todos os Vereadores são responsáveis pelos seus atos e suas atitudes. Falou que todos os projetos que chegam no Legislativo são bons, alguém sai beneficiado, e no caso do projeto nº 102/2019, o município de Liberato sairia beneficiado.
Menciona que no município tem a pinguela que dá acesso ao Bairro Centro, e dá acesso a Santa Catarina, acredita que com dois ou três mil reais resolvem o problema da pinguela. Diz que o Prefeito Cardozo fará o viaduto e as pessoas do Bairro Vicentinos não terão muito benefício, e com esses quinze mil reais acredita que fariam uma ponte.
Pessoas do Barra do Signor, da Água do Angico precisam que seja feito uma ponte para ligar a Rondinha. Falou que estão salvando a pele do Prefeito e ajudando, votou contrário porque acha que o Prefeito foi colocado numa prensa, devem cobrar do mesmo quando esta errado, mas devem ajudar o mesmo também quando for interesse de todo povo sarandiense.
Redação e publicação:
Lori Vargas Oliveira.
Assessor Imprensa/CMS .