Na manhã da última quarta-feira(18), aconteceu em frente o palácio municipal o ato de recebimento da centelha do Fogo Simbólico da Pátria. A centelha, foi trazida por representantes da Liga da Defesa Nacional, liderados pelo coronel da reserva Ataíde Morais Rodrigues em uma tradição que perdura por mais de 84 anos no país. O fogo chegou ao trevo de acesso principal a Sarandi junto à BR 386 às 8h30 e foi conduzido por jovens atletas das escolinhas desportivas do Gringo, Sarandi Futsal e Esporte Clube Ipiranga pela Avenida Expedicionário até às escadarias do Palácio Municipal Dr. Mário Azambuja, sendo aguardada pelo prefeito Nilton Debastiani, presidente da Câmara de Vereadores Wilmar José Azeredo, secretários municipais e integrantes do Governo Municipal.
Na oportunidade, prefeito, presidente da Câmara e o coronel Ataíde realizaram o acendimento da Pira localizada junto ao Palácio Municipal, a qual será mantida acesa enquanto durarem as comemorações. Neste ano, o tema nacional da comemoração pelos 199 anos de independência do Brasil é o Hino Brasileiro e, como tema regional, a Força Expedicionária Brasileira e a participação dos Gaúchos na Segunda Guerra Mundial. O Presidente da Casa Legislativa Wilmar José de Azeredo, ao pronunciar-se sobre este importante ato, emocionou os presentes, pois relembrou os atos de coragem, força e civismo dos pracinhas brasileiros na segunda guerra mundial. É momento de comemoração , pois a Paz reinou novamente entres os povos com fim da guerra . O Presidente da Câmara Municipal, enfatizou dizendo que a chama hoje por nós recebidas das mãos das crianças das escolinhas de futebol e das mãos do comandante; Coronel Morais, realmente representa; calor, ardor, paixão, claridade, luz, hospitalidade e coragem. Esse ato nos transportou as memórias passadas, nos trouxe para a atualidade, também nos mostra o futuro do nosso município, do nosso estado e da nossa nação! Um grande abraço, que Deus nos ajude a sermos pessoas melhores, que em nossos corações, realmente haja amor, alegria, civismo e paz!
Destaca-se neste ato a importância de cultivar o civismo, pois o Fogo é um símbolo que une, que tem o poder de nos aproximar e, na sua intensidade, tem o poder de fundir. Que este símbolo seja a verdadeira aproximação na nossa pátria. Que nossos corações, nossas mentes, nossas intenções sigam no mesmo objetivo e caminho, de uma forma tão intensa como é o fogo, caloroso e com respeito à nossa pátria.
Por: Lori Vargas Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal Sarandi-RS