Vereadores Wilmar José de Azeredo e Jairo Corso(PDT), apresentam projeto de lei para estimular doação de sangue e medula óssea em Sarandi.
Já tramita na Câmara Municipal PL 18/2023, de autoria dos vereadores Jairo Corso e Wilmar José de Azeredo, que almeja a Criação do Cadastro Único de Doadores Voluntários de Sangue e de Medula Óssea no Município de Sarandi.
PUBLICADO EM 29/03/2023 - 11:32
Já tramita na Câmara Municipal PL 18/2023, de autoria dos vereadores Jairo Corso e Wilmar José de Azeredo, que almeja a Criação do Cadastro Único de Doadores Voluntários de Sangue e de Medula Óssea no Município de Sarandi.
O objetivo é estimular o aumento de doadores de sangue e de medula óssea de forma voluntária no Município de Sarandi, bem como, facilitar o acesso aos nomes que se colocam a disposição para tais ações, o que poderá dar mais celeridade nos casos que necessitam com urgência de um número maior de doadores. A identificação do tipo sanguíneo de cada doador também dará maior agilidade ao processo, no momento em que for necessário algum tipo específico de sangue ou transplante.
Como é de conhecimento de todos, as pessoas que precisam de doação de sangue não sabem a quem recorrer. Geralmente a parentes e amigos, mas algumas vezes a quantidade não é suficiente. Hoje é muito comum em situações onde há necessidade de doação de sangue as pessoas realizarem campanhas e apelos nas redes sociais, para encontrar com urgência, doadores voluntários.
O próprio Hospital Comunitário de Sarandi realiza campanhas para aumentar a doação, em parceria com o Hemopasso e o Hemocentro ambos de Passo Fundo que fazem a coleta do sangue. Quanto a doação de Medula Óssea o seu transplante é a única esperança de cura para milhares de pessoas no mundo que sofrem de doenças de sangue. Apesar de ser um processo simples, a doação só pode ser realizada se a medula do doador e do receptor for compatível e a chance de isso acontecer é, em média, uma em cem mil.
Os pacientes que necessitam receber o transplante de Medula Óssea frequentemente enfrentam sérias dificuldades para encontrar um doador. A iniciativa deverá estimular outras pessoas a serem voluntárias nesta importante causa, que é essencial para salvar vidas, nas diversas situações emergenciais, onde há necessidade de sangue e de transplante de medula. A vida, às vezes por uma gota apenas, renasce, fazendo com que muitas pessoas possam continuar a viver, o que é o desejo mais forte do ser humano. Por isso, solicito que os Nobres Edis não hesitem em aprovar este Projeto de Lei, pois desta forma estaremos legislando por uma causa nobilíssima, permitindo com que vidas humanas possam ser salvas.
Outro projeto de autoria dos vereadores Wilmar José de Azeredo e Jairo Corso (PDT), é o que estabelece condições para a realização ou promoção de eventos ou festas com a utilização de som mecânico ou música ao vivo no âmbito do município de Sarandi.
Todos os projetos apresentados por Jairo e Wilmar, contou com o apoio dos colegas vereadores. As propostas já estão em análise desde o setor Jurídico e comissões, tão logo, estando aptos, com pareceres favoráveis, os projetos constarão na pauta da ordem do dia das próximas sessões.
Por: Lori Vargas Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS