Romário Rodrigues da Silva é homenageado com nome de rua
Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 10 de novembro foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do vereador Paulo Colett que denomina a rua L do Loteamento 1° de Maio, no Bairro Vicentinos, como Rua Romário Rodrigues da Silva.
PUBLICADO EM 17/11/2014 - 13:50

Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 10 de novembro foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do vereador Paulo Colett que denomina a rua L do Loteamento 1° de Maio, no Bairro Vicentinos, como Rua Romário Rodrigues da Silva.

Muitos familiares do homenegeado estavam na sessão. O vereador Paulo justificou a iniciativa de homenagear Romário Rodriguescda Silva e em nome da familia , em pronunciamento interrompido algumas vezes pela emoção, falou o neto Katiucio Mottim.

Romário Rodrigues da Silva era natural de São Vicente, hoje município de Carazimho. Nasceu em 13 de Fevereiro de 1914 e faleceu em 09 de Setembro de 1987, aos 83 anos de idade. Causou-se com Cecília Machado da Silva e desta união tiveram 09 filhos, Terezinha Maciel da Silva, casada, dona de casa, mãe de família e que atualmente reside na cidade de Passo Fundo; Adroaldo da Silva (in memorian) que durante muitos anos trabalhou para o município como operador de máquinas, onde se aposentou e deixou filhos que resideem e trabalham nesta cidade; Lauderites da Silva, casado, conhecido mestre de obras, que igualmente já trabalhou para o município em cargos de chefia e direção. Possui filhos que residem e trabalham nesta cidade; Catarina da Silva Mottin, professora estadual e municipal já aposentada. Ocupou no município cargos de supervisora de ensino e diretora de escola. Possui filhos que residem e trabalham nesta cidade; Valfrides da Silva, casado, pedreiro e funileiro no município de Sarandi. Atualmente residem em Ivoti, onde possui filhos e exerce sua profissão; Eraclides da Silva, casado, conhecido pedreiro, experiente e conceituado mestre de obras. Possui filhos que residem e trabalham nesta cidade;Paulo da Silva, casado, conhecido pedreiro, azulejista e um dos mais experientes profissionais de acabamento de obras de construção civil nesta cidade. Possui filhos que residem e trabalham nesta cidade; Evanir da Silva, experiente costureira que há mais de vinte anos trabalha na Fábrica de Confecção Têxtil De Césaro e que aqui reside com sua família, Dirceu da Silva, casado, trabalhou muitos anos na gráfica São Francisco desta cidade até aposentar-se, por vezes fez parte da diretoria da comunidade, onde foi um dos colaboradores responsáveis pela construção da Capela Nossa Senhora Aparecida na Vila Kennedy; Romário foi servidor público municipal no período de 1960 até 1979, quando se aposentou. Exercia suas atividades no britador, seja auxiliando na colocação de explosivos para detonação, seja quebrando pedras para posterior utilização em obras de calçamento das ruas e avenidas da cidade.

Segunda a família, mesmo depois de aposentado e prosseguir trabalhando, continuou preparando pedras para calçamento e , "seu lazer preferido era escutar aos jogos do Grêmio através do rádio ligado a luz e ficar com a família, onde se sentia feliz. Foi um homem fiel as suas responsabilidade, de muita fé em Deus e em Nossa Senhora do Carmo, da qual era devoto. Também foi um dos primeiros moradores da Vila Kennedy, onde sempre foi muito respeitado por todos, e reconhecido por sua moral, seriedade, honradez e por seu espirito solidário que fazia com que mesmo vivendo com poucos recursos nunca tinha deixado de estender a mão para quem estivesse necessitado de estender a mão para quem estivesse necessitando de ajuda, de apoio, de palavras de conforto ou simplesmente de conselho".