Resumo da 2ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal em 2021
O recesso parlamentar segue até o dia 02 de fevereiro, mas o trabalho aqui na Câmara de Vereadores não para.
PUBLICADO EM 18/01/2021 - 16:39

O recesso parlamentar segue até o dia 02 de fevereiro, mas o trabalho aqui na Câmara de Vereadores não para.

Desde o dia 04 de janeiro, foram protocolados dois projetos de lei do Legislativo e oito do Executivo, também diversas ações dentro do legislativo. Após uma reunião esclarecedora que aconteceu na manhã deste dia entre representantes do Executivo e Legislativo que através desta importante participação dos dois poderes conjuntamente com vistas a construir um Sarandi cada vez melhor para todos os munícipes, foram aprovados quatro projetos de lei.

Confira as principais informações da 2ª Sessão Extraordinária que aconteceu na última quinta-feira(14).

Posterior a discussão, foi aprovado o projeto de lei municipal nº 001, que autoriza a contratação emergencial de profissionais para atuarem nas diversas áreas da administração pública, e dá outras providências.

Foi também amplamente discutido e votado, resultando na aprovação do projeto de lei municipal nº 002, que dispõe sobre a prorrogação dos contratos da atual equipe da SAMU/Salvar, estabelece requisitos para as próximas contratações, e dá outras providências.

Com a finalidade de auxiliar o Executivo Municipal que na condição de copromotor da 13ª edição da feira da uva e agroindústria familiar de Sarandi e região, que acontece em nossa cidade nos dias 15,16,17 de janeiro de 2021, possa suportar gastos ( R$ 8.000,00) com a divulgação do evento, foi votado e aprovado o projeto de lei nº 003.

Como expõe o projeto, esta iniciativa é altamente positiva para realização deste importante evento em nosso município, que já chega à sua décima terceira edição. Primeiro porque possibilita ao pequeno agricultor - que descobriu na agroindústria familiar a condição de se manter na lavoura e ganhar a vida dignamente, uma excelente alternativa para expor os seus produtos e realizar bons negócios.

A diversificação da cultura, a criação e o fortalecimento de agroindústrias são questões a serem tratadas com a merecida atenção, porquanto representam eficazes mecanismos e formas de cooperação, motivação e perspectiva de permanência do homem no campo. Segundo porque a comercialização de produtos fomenta a economia, gera emprego e renda, enfim traz benefícios a vida dos cidadãos, além do que, logicamente contribui para o aumento da arrecadação do Município.

Ainda em meio a Sessão, também foi discutido, votado e aprovado o projeto de lei complementar nº 001/2021, que cria, altera e extingue cargos comissionados, cargos efetivos no âmbito da estrutura administrativa do município, funções gratificadas, e dá outras providências.

Durante a reunião legislativa a 1ª secretária Vereadora Tatiana Pelizari apresentou ao plenário a matéria específica. Foram lidos cinco projetos de lei de origem do executivo municipal, os quais você confere a seguir.

Projeto de lei municipal nº 004/2020, que autoriza a cedência de professores, servidores e estagiários para entidades sociais, assistenciais e para outros órgãos deste Município, e dá outras providências.

Projeto de lei municipal nº 005/2021, autoriza o município realizar a contratação temporária de enfermeiro(a), técnico em enfermagem e serventes, e disponibilizá-los à Associação Lar de Idoso através de Termo de Cooperação.

Projeto de lei municipal nº 006/2021, autoriza a doação de lote do Distrito Industrial Germano De Césaro, e dá outras providências.

Projeto de lei municipal nº 007/2021, autoriza o Município a permutar professoras com o Município de Nova Boa Vista e dá outras providências.

Projeto de lei municipal nº 008/2021, autoriza o Município a permutar professoras com o Município de Novo Barreiro e dá outras providências.

O Presidente Wilmar José de Azeredo, comunicou a todos que em acordo com os líderes das bancadas, a próxima sessão extraordinária está agendada para dia 25 de janeiro ás 18h, também mencionou a 13ª Feira da Uva será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, fez referência a sua atividade laboral como servidor público municipal na função de Fiscal e sua carga horária, justificando sua ausência na cerimônia de abertura, por este motivo não poderia estar presente no evento, então solicitou gentilmente ao Vice-presidente João Carlos da Silva da Alves para que represente o Poder Legislativo no evento, agradecendo o honroso convite, desejando sucesso a todos. Encerrando as atividades da Casa Legislativa, fez os agradecimentos. Estiveram presentes na cerimônia de abertura da décima terceira feira da uva, os Vereadores Jonka, Jairo Corso, Cassio Conteratto, Prof.Tati, também o Assessor Jurídico Juarez Weingartner.

Por: Lori Oliveira

Assessor Imprensa/CMS