O Vereador Wilmar José de Azeredo, cumprimentou a Mesa Diretora e a todos os presentes. Agradeceu aos companheiros do PDT a confiança em sua liderança, cumprimentou e agradeceu também os demais vereadores por terem votado favorável ao requerimento desta linda homenagem. Saudação especial os integrantes da Etnia Italiana que aqui está nesta noite. Em sua fala diz sermos hoje privilegiados, por podermos homenagear de maneira simples porém singela a estes homens e mulheres descendentes de imigrantes italianos que nos honram com suas presenças.
A imigração Italiana, começou em meados de 1880, quando muitas pessoas viam no Brasil uma oportunidade. Saindo da região norte da Itália, homens, mulheres, jovens e crianças com muitos sonhos a realizar em busca de oportunidades, e viam no Brasil esta oportunidade, chegaram ao Rio de Janeiro, São Paulo, longas viagens de navios, muitos saíram da Itália e não conseguiram chegar ao Brasil, e muitos que aqui chegaram tiveram que deixar para trás em alto mar parentes, devido as enfermidades que foram assolados durante a viagem, a história assim relata, muitos sonhos foram interrompidos durante a viagem e não conseguiram chegar ao Brasil, e graças a Deus muitos conseguiram aqui chegar, vindos para a região Sul do Brasil, vieram receber suas terras na serra gaúcha. Homens e mulheres que desbravaram, hoje chamas das as velhas colônias, Bento Goncalves, Caxias do Sul, Garibaldi, e esta região. Para a nossa felicidade em 1919 um grupo dirigiu-se para Sarandi. Aqui foram mencionado inúmeros sobrenomes de pessoas que fizeram a história de Sarandi, e junto com eles trouxeram a vontade de trabalhar, conhecimento, ferramentas, trouxeram em seus corações muitos sonhos para aqui realizarem.
Se hoje temos indústria, comércio e agricultura forte, nós devemos muito aos descendentes italianos, que vieram trabalharam, desbravaram esta terra, enfrentando animais bravos e peçonhentos, muitas dificuldades, mas junto com eles trouxeram alegria, muitas habilidades para trabalhar como carpinteiros, pedreiros, enfermeiros, veio junto o Padre Eugênio Medicheski trazendo a palavra de Deus, a fé o ânimo, esperança e certeza que com muito trabalho e esforço iriam conseguir chegar no seu objetivo, e aqui estão os descendentes destas famílias que desbravaram nosso município, e certamente temos a certeza que futuramente muitos descendentes de vocês, vão poder se orgulhar do seus avós, de seus pais, tios, assim como hoje vocês se orgulham de seus ancestrais que já não estão mais entre nós, mas vocês estão aqui trazendo alegria, cultura e renovando a cada dia as lembranças de seus antepassados que deixaram na Itália, trouxeram cultura, ética, gastronomia, e trouxeram a alegria do cântico para nós, agradece a todos os ouvintes, fala de sua alegria em poder indicar que esta sessão desta noite se realizasse aos presentes a oportunidade de poder fazer parte desta homenagem, conclui dizendo “a alegria é nossa e a festa é de vocês”.
Divulgação:
Lori Vargas Oliveira/AI-CMS