Pronunciamento do Vereador Paulo José Collett , representando a Bancada do PP, na sessão solene alusiva aos 100 Anos da Imigração Italiana em Sarandi
O Vereador Paulo José Collett disse que ouviram no histórico toda a caminhada dos Italiano para chegar no Brasil, ouviram já colocações de como foi essa colonização Italiana no município.
PUBLICADO EM 09/07/2019 - 16:50

O Vereador Paulo José Collett disse que ouviram no histórico toda a caminhada dos Italiano para chegar no Brasil, ouviram já colocações de como foi essa colonização Italiana no município. Pediu licença para contar alguns fatos que conseguiu vivenciar, disse que vendo a presença da Angelina Tomasi onde viveram um pouco juntos, tem muitas expressões de Italianos, fatos que aconteceram e que felizmente no tempo em que era mais jovem ouvia os pais falarem, contando fatos e acontecimentos de quando os Italianos chegaram no Brasil. Disse que sua mãe contou que quando veio de Tapera com nove anos de idade chegaram de caminhão velho, se deslocaram até o Agusso cortando picada para poder chegar até lá, lá tinha os desbravadores que chegaram na época os Cenci, os Tomasi, cortavam as árvores com machados mesmo e para dormir onde haviam duas ou três árvores faziam uma cama alta porque de noite a pintada vinha e tinham medo. Comentou que foi uma vida sofrida e tinham que ter muita fé, muita esperança, muito amor pela família e pelo trabalho para desbravar o município, lá as culturas, tradições, os costumes em si tinham que estar agregados na vivência. Hoje estão tendo o privilégio de homenagear a Etnia Italiana e poder contar com o Coral que mantém viva a chama, a tradição, os costumes dos Italianos.
Divulgação:
Lori Vargas Oliveira/AI-CMS