Projeto de Lei Municipal Nº 097/2019 que Autoriza o Município conceder incentivo para empresas
O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues colocou em discussão e após votação o Projeto de lei municipal nº 097/2019. Não havendo discussão o Projeto de lei municipal nº 097/2019 foi aprovado pela maioria dos Vereadores.
PUBLICADO EM 20/08/2019 - 15:54

O Presidente do Legislativo Alex Rodrigues colocou em discussão e após votação o Projeto de lei municipal nº 097/2019. Não havendo discussão o Projeto de lei municipal nº 097/2019 foi aprovado pela maioria dos Vereadores.


O Vereador Wilmar José de Azeredo disse que mais uma vez abriram mãos dos direitos, dos prazos e dos pareceres porque entenderam que o projeto é de suma importância para essas empresas que trazem divisas para o município, que ajudam e acrescentam aumento no valor fiscal agregado do município. Pediu para que seja dado uma atenção especial as estradas, disse que tem regiões que estão necessitadas do efeito a sarjeta, de colocar cascalho, de passar o rolo compactador, para dar condições aos agricultores para que possam transportar os seus produtos que também são de suma importância para o valor agregado e fiscal do município, assim como já pediram que na região do Mendes tem Agroindústria que precisa ser alargado estrada, precisa ser feito cascalhamento, sempre que vier estarão aprovando para ajudar empresas, mas não podem deixar de fazer essa cobrança, educadamente pedindo para que o Executivo dê esta atenção especial as estradas do interior assim como as regiões dos bairros que tem necessidade de fazer esse trabalho.


O Vereador Airton Ortiz parabenizou o Prefeito Cardozo e o Vice Glauber por estarem dando esse incentivo e sabe que foi dado para outras empresas também, mas não podem deixar de cobrar e que sejam feitas melhorias em outras estradas também, comentou sobre o Bairro Mirasul do lado da Cotrisal onde fizeram já uma reunião com os moradores e o Prefeito prometeu que faria um cascalhamento, que faria melhorias, já foi levado o pessoal para fazer o planejamento e medições das ruas, mas pediu que pelo menos fosse cascalhado essa rua porque ali tem no mínimo pelo menos oito empresas. Comentou que tem uma empresa de alimentos ali que corre o risco de ser fechada por causa do barro que tem naquela estrada.


O Vereador Claudinor Lorini disse que não seria contra o benefício a essas empresas e não tem dúvida de que a Cotrisal, Pinoscar e a Lanago representam para o município de Sarandi em retorno e geração de emprego, elogiou o Prefeito Cardozo e o Vice Glauber pela iniciativa, crê que a terraplanagem seja para melhorar a acessibilidade dessas empresas. Disse que há hoje Agricultores parando com a atividade do leite porque não conseguem mais qualidade no leite tendo em vista a acessibilidade dos animais, disse que a situação é grave, comentou que estão incentivando empresas que merecem e que precisam mas não pode deixar de relatar que correm o risco de fechar trinta ou quarenta pequenas iniciativas se não conseguirem levar cargas de cascalho ao redor da estrebaria, da mesma forma que votou favorável pediu encarecidamente ao Prefeito Cardozo e ao Vice Glauber que precisam dar condições para a Secretaria de obras com dinheiro, com máquinas, com recursos humanos para fazer, não dá para regredir em tamanha velocidade na Agricultura Familiar. Pediu ao Prefeito que faça as melhorias, não fala apenas na acessibilidade do caminhão, mas para os animais poder pisar e ter qualidade no leite.


O Vereador Airton Ortiz comentou que o Secretário de obras falou que problemas relacionados a Agricultura não seria a Secretaria de obras e sim a Secretaria da Agricultura. O Vereador Edson Tadeu Cezimbra disse que também votou favorável e que se trata apenas de horas de máquina de trabalho que a Administração vai disponibilizar para essas três empresas, Cotrisal, Serraria Pinoscar e Lanago dada a importância das empresas. Comentou sobre a fala do Vereador Claudinor Lorini, disse que na Sessão que o Secretário Tinho participou foi falado sobre as cobranças dos Vereadores e do povo para esse tipo de questão e que as cobranças seriam na Secretaria da Agricultura, mas sabe que a Secretaria de Agricultura e de obras trabalham em conjunto. Comentou que o Secretário de obras falou que faria uma melhoria na entrada de um Agricultor no Beira Campo, disse que é importante isso sim, devem se preocupar e há muito pedido de cascalhamento, acha que a Secretaria de obras deve fazer um programa em cima disso e monitorar os Agricultores que trabalham com leite e ver o que realmente precisa para essa produção.


O Vereador Rudimar Signor disse que devem ter um carinho especial com as empresas e se preocupar dando incentivo para que gerem emprego. Disse que o que o Vereador Claudinor Lorini falou está certo, inclusive levou o Secretário da Agricultura no Mendes, duas famílias estão investindo na produção de leite e pediu ao Secretário da Agricultura que atendesse essas famílias.


O Vereador Oclides Barbiero disse que o que tem preocupação é com a falta de cascalho, disse que tem uma cascalheira, está liberada mas é lá no Ati-a-çu, falou que enquanto tiver o problema de falta de liberação de cascalheira que o município possa retirar o cascalho cada vez mais haverá dificuldade. Disse que está preocupado com os Agricultores que precisam disso, assim como as estradas, se não mudar essa parte da lei vão chegar em um ponto que será difícil trazer os estudantes para a cidade.


Divulgação:
Lori Vargas Oliveira


Assessor Imprensa/CMS