O ano de 2015 foi de continuidade de um trabalho social da Câmara de Vereadores iniciado em 2014. No ano que está chegando ao final o presidente Lenomar Alves de Jesus, Leno(PDT), manteve um olhar social sobre a atuação do Legislativo Municipal beneficiando diversas entidades que atuam na área assistencial e social em Sarandi chegando a aproximadamente 500 mil reais de recursos do Legislativo repassados através de projetos do Poder Executivo para trabalhos e obras sociais, educacionais, culturais e esportivas.
Para verificar como está o andamento dos trabalhos em algumas dessas entidades que foram beneficiadas em 2015, Lenomar esteve visitando o Patronato Julio Maílhos, APAE e o Lar da Menina.
O presidente da Câmara de Vereadores lembra que como ex-aluno do Patronato tem a sua alegria e satisfação aumentadas ao ver que através da ajuda da Câmara Municipal o Patronato melhora as condições de estudo e convivência dos alunos. O Legislativo Municipal indicou esse ano 35 mil reais ao Patronato Julio Maílhos, recursos já aplicados pela direção da escola.
A Entidade está sob a direção da professora Erilde Cambruzzi Debona, vice-direção de João Valduga, Coordenação Liane Aparecida Faccienda e Lidiane Faccienda de Godoy, e tem como Presidente o Sr. José Elvio Alves de Jesus. Atende atualmente 100 crianças e adolescentes, do sexo masculino, dos 05 aos 16 anos, provindos de vilas do município, sendo eles carentes afetivamente e economicamente. Este é um atendimento socioeducativo em meio aberto. Na entidade, as crianças e adolescentes recebem assistência social, educacional, profissional, além de alimentação, vestuário e material escolar. Tem como objetivo acolher, amparar, orientar e preparar a criança e o adolescente dentro de uma educação libertadora, seguindo princípios como a verdade, sinceridade, honestidade e trabalho para assegurar seus direitos à cidadania, o resgate de sua dignidade e o desenvolvimento de seus talentos, visando prepará-los para um futuro melhor. No Patronato são desenvolvidas oficinas de teatro, música, língua estrangeira (inglês e espanhol), informática, leitura, esportes, complementação escolar, reforço escolar, marcenaria, orientação, recreação, violão, e artes plásticas e manuais. As oficinas têm o objetivo de inclusão social, intelectual e profissional de crianças e adolescente. Após os 16 anos de idade, os meninos são encaminhados para o trabalho. Devido a Entidade possuir a oficina de marcenaria, onde os meninos são preparados para atuar no mercado de trabalho moveleiro, e devido à solicitação dos empresários locais de pessoas com experiência e conhecimento no ramo moveleiro, a grande maioria é encaminhada às empresas moveleiras locais, e também em outras empresas, já que os meninos têm acesso na área da tecnologia através da informática e outras instruções que são oferecidas na Entidade, respeitando a vocação de cada um.
Outra entidade que recebeu atenção da Câmara de Vereadores foi o Lar da menina que também foi visitado pelo presidente Lenomar. Essa escola recebeu de recursos indicados pelo Legislativo o valor de 50 mil reais. O presidente foi recebido pela diretora Chanatiele Marques e pela presidente Maria de Lourdes Valduga, Luli.
O Lar da Menina de Sarandi, atende 85 meninas de 05 até 16 anos de idade no turno inverso a escola oferecendo 5 refeições diárias e promovendo atividades profissionalizantes e complementares à escola as suas educandas no intuito de formar mulheres protagonistas de suas histórias, através de oficinas de informática, papel reciclado, coral, artesanato, culinária, espiritualidade, higiene entre outras.
Na oportunidade o Presidente colocou-se à disposição destas importantes entidades, as quais desempenham um papel importante para a sociedade, as visitas ocorrem para ouvir e ver em que pode ser contribuído, enfatizou Leno. Ao referir-se ao Patronato Julio Maílhos, Leno ressalta que, fica feliz em poder conhecer e fazer parte da história, e parabeniza por tudo o que foi construído, a entidade faz a diferença na vida das pessoas, o trabalho sempre é feito com muita dedicação e compromisso, todas as conquistas que alcançaram foram merecidas, salienta que, sempre terão o seu apoio.
Entre as entidades beneficiadas esse ano com recursos indicados pela Câmara de Vereadores está a Apae que recebeu recursos no valor de R$30.000.00 reais que foram aplicados na aquisição de um elevador que foi instalado na piscina daquela escola especial facilitando a entrada e saída dos alunos na piscina para sessões de exercícios físicos e fisioterapia orientados pelos professores.