O sentimento de orgulho e gratidão à Sarandi elevou as comemorações pelos 82 anos de emancipação político-administrativa à Sessão Solene, na noite da última segunda-feira(21). A solenidade foi realizada pela Câmara Municipal de Vereadores e neste ato festivo, os parlamentares prestaram homenagens e agradecimentos a todo povo desta terra, valorizando a história do nosso município e seu pujante desenvolvimento em todas áreas. Ainda concederão Títulos de Cidadão Sarandiense ao Sr. Osmar Anselmi, Saul mario Mattei e Saul João Rovadoscki.
O Projeto de Lei do Legislativo nº031, proposto pelos Vereadores Cássio Conterato, João Carlos da Silva Alves, Tatiana Regina Pelizari, Osvaldo Signor e Vilmar Azeredo, integrantes da bancada do Partido Progressista(PP), após ser aprovado por unanimidade pelos colegas parlamentares, deu origem a Lei Municipal nº 5193, que concedeu ao Sr. Saul Mario Mattei, o Título de Cidadão Sarandiense.
O Senhor Saul Mário Mattei, nascido no município de Rondinha (RS), em 21 de setembro de 1950, filho de Segundo Vitório Mattei e de Ignes Dal Magro Mattei. Casado com Marivone Mattei, cujo casamento nasceram 3 (três) filhos: Juliana Flávia, Samuel Giuliano e Jeana Paola; Saul também tem 3 (três) netos: Isabel, Sofia e Artur. E ansiosamente aguarda a chegada do quarto neto, Luca Saul.
Cursou o Ensino Básico na Escola São Roque da Linha Perau, quando ainda pertencia ao município de Nova Boa Vista e o ensino Colegial (como era chamado) cursou no então Ginásio Sarandi. Seguindo na sua vida de estudos, Saul, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade, que era realizado no Ginásio Sarandi, onde posterior a isso foi professor da disciplina: Técnicas Bancárias pelo período de 6 (seis) anos. Logo em seguida, Saul ingressou na Faculdade, onde formou-se em Direito pela Universidade de Passo Fundo, após se formar Bacharel em Direito, fez especialização em Advocacia Imobiliária na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), atualmente está cursando Especialização em Direito Agrário pela FMP.
Em sua vida profissional, o primeiro emprego urbano “formal” de Saul foi na “Loja Admiral”, em Sarandi. Posterior a isso foi empregado de maneira informal no Sindicato dos Pequenos Trabalhadores Rurais de Sarandi; foi vendedor dos Carnês do Grêmio e do Internacional de Porto Alegre; foi funcionário concursado do Banrisul; foi funcionário concursado do Banco do Brasil, tendo trabalhado nas Agências em Palmeira das Missões, Novo Hamburgo, Porto Alegre e em Sarandi, onde se aposentou no dia 12 de fevereiro de 1996. A partir de 13 de fevereiro do mesmo ano, passou a atuar no ramo imobiliário e posteriormente também como advogado na área de regularização fundiária, inventários e partilhas.
Saul Mattei, foi vereador do município de Sarandi em 3 (três) mandatos: 1989 a 1992 (foi suplente e assumiu o cargo); 1993 a 1996 e 1997 a 2000. Foi presidente da Câmara de Vereadores no ano de 1993 e no ano 2000. Em 1993 na qualidade de Presidente da Casa Legislativa, assumiu o Cargo de Prefeito Interino de Sarandi pelo período de 10 (dez) dias. Na Câmara Municipal implantou a “Contabilidade Própria”. Ainda, no período em que exerceu o cargo de Prefeito Municipal, encaminhou ao Poder Legislativo o Projeto de Lei para a doação do “terreno” para a edificação do prédio da Câmara Júnior de Sarandi, localizado na Rua Júlio Mailhos, nas proximidades do Hospital Comunitário de Sarandi.
No período em que exerceu o mandato de vereador, Saul manteve o convênio com a extinta ABESA – Associação Beneficente Evangélica Assembleia de Deus, que era presidida na época pelo Pastor Abrelino, a qual doava grande parte do subsídio de Vereador com o objetivo de ajudar aos mais necessitados na compra de medicamentos, cestas básicas, exames médicos, além de muletas, cadeiras de rodas, entre outros.
Saul Mattei exerceu diversos cargos em nossa sociedade, entre eles: foi secretário da ASCAPRO – Associação das Câmaras de Vereadores da Zona da Produção; Secretário Municipal da Agricultura de Sarandi; Presidente do Conselho Municipal Agropecuário, quando houve o grande incentivo a realização da feria do produtor, a piscicultura e apicultura. Liderou junto ao Técnico da secretaria, Sr. Edemar Del Sant, a construção da “Cantina de Vinho Municipal”, a qual tinha o objetivo de padronizar a produção de vinhos artesanais, infelizmente, hoje, desativada. Saul também foi Suplente de Deputado Estadual.
Enquanto vereador, no mandato entre 1997 e 2000, batalhou, junto com os vereadores: Jonas Pasqualotto, Ademir Portela e Paulo Kasper, para a implantação de um curso universitário em Sarandi. Como Vereador, foi relator a Comissão de Educação da Lei Orgânica do Município de Sarandi.
Saul, sempre buscou atender os interesses da comunidade, lutou, e inclusive, manteve audiências, acompanhado dos vereadores Darlei Tasca, Arcelino de Campos, Ademir Portela, em Brasília, com o Diretor Comercial do Banco do Brasil, Sr. Sinval Guazelli, pleiteando a reabertura do Frigorífico Sarandi. Participou da formação da Lei Municipal para repartição do ICMS agregado com os municípios fornecedores de suínos que seriam abatidos, fator que foi decisivo para a reabertura do Frigorífico, hoje sob a direção da Aurora Alimentos.
Sempre muito disposto a contribuir com o nosso município, no meio social, Saul presidiu o Conselho Fiscal do Hospital Comunitário de Sarandi, integrou a Patronagem do CTG Porteira da Querência, na época da construção da Sede, localizada próxima ao Batalha da Brigada Militar; participou das diretorias do Grêmio Aquático e Clube Comercial de Sarandi.
Saul também, sempre praticou e gostou muito de esporte, foi atleta e presidente do Esporte Clube Ipiranga, sob sua gestão e administração foi inaugurado o Estádio Fonte Sarandi. O evento festivo contou com um jogo contra a equipe titular do Internacional de Porto Alegre; anos depois também foi inaugurada a iluminação do estádio em jogo contra a equipe titular do Grêmio porto-alegrense, inclusive contando com a presença de Renato Gaúcho. Foi vice-cônsul do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em Sarandi. Ainda no meio do esporte, Saul presidiu a AABB de Sarandi e também a Associação Sarandi de Futebol de Salão; foi membro fundador e presidente da Liga de Futebol do Norte.
No meio político, Saul ainda foi Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) pelo período de 5 (cindo) anos, cujos presidentes foram prefeitos eleitos pelos partidos: PDT, PMDB, PT e PP, o que significa a realização de um bom trabalho. Saul Mattei foi assessor jurídico da Câmara de Vereadores do município de Nova Boa Vista. Atuou como Assessor Parlamentar do Deputado Federal Osvaldo Biolchi, tendo contribuído na digitação da Lei de Recuperação Judicial de Empresas, tempo que o referido Deputado foi o relator da nova lei. Exerceu o cargo de Conselheiro Fiscal e Diretor Regional da ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, com sede em Brasília /DF, cujo acesso aos cargos se deu através de eleição em nível nacional. Atualmente é 1º Suplente do Conselho Deliberativo e Membro Titular do Grupo de Apoio Técnico da ANABB, mandato que se estende até o ano de 2023. Preside o Conselho Fiscal do Fundo de Previdência Complementar – ANABBPrev, com sede em Brasília / DF, mandato até 2024.
Saul Mário Mattei continua sendo agricultor, corretor de imóveis e advogado. Por todos os seus serviços prestados a comunidade e sua preocupação em fazer parte de tudo que envolve nossa sociedade, resolvemos homenageá-lo com o Título de Cidadão Sarandiense. Obrigado, Saul.
Ao usar a tribuna da Casa Legislativa, agradeceu a homenagem recebida, fez menção a vida pública destacando tantos pontos marcantes, dentre eles, por ter implantado na Câmara Municipal tornar o Poder Legislativo independente, pois os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são harmônicos entre si mas independentes, inaugurou as instalações da sede da Casa Legislativa tornando esta casa mais autônoma, também implantou a Contabilidade no Legislativo Municipal. Reforçou dizendo que uma das maiores alegrias em vida, é poder servir a humanidade.
Os Sarandienses agradecem ao homenageado, Saul Mario Mattei, por todos os trabalhos prestados ao nosso município, sejam eles nas áreas políticas, econômicas, esporte, ou em ações sociais, constantemente preocupado em fazer parte de tudo que envolve nossa comunidade sarandiense, continuamente buscando auxiliar no crescimento e desenvolvimento de Sarandi. O Poder Legislativo sente-se orgulhoso em prestar homenagens e conceder as honrarias a estes munícipes que se destacaram por suas ações em prol do povo desta terra, pois fazem e continuarão fazendo por toda a nossa comunidade.
Por: Lori Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal Sarandi/RS