A autoria do projeto é do vereador Clodoaldo de Quadros
Novas homenagens com denominação de ruas foram feitas pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 31 de outubro. Foram seis homenagens. Pelos projetos aprovados, a rua B do Distrito Industrial Germano De Cesaro, passa a se chamar “Rua Valzumiro Portes da Silva”. A autoria do projeto é do vereador Clodoaldo de Quadros do PMDB.
Valzumiro Portes da Silva, chegou em Sarandi no ano de 1953, sendo que em 02 de janeiro do mesmo ano iniciou sua carreira de funcionário público, como operário diarista, mais tarde foi nomeado como encarregado do parque de máquinas da prefeitura. Mais tarde em 1965 através da nomeação para o cargo de motorista, passou a ocupar então o cargo de operador de máquina. Em tantas obras que participou, destacou-se por ter trabalhado diretamente na terraplanagem dos bairros Santa Catarina, Cohab e proximidades do frigorífico Sarandi, abriu muitas ruas na cidade, pois era o único operador de Trator Esteira do município naquela época. Homem trabalhador ao extremo, na sua pasta funcional nada consta em Desabono.
Foi durante esses 34 anos, exemplo de funcionário público, e quis o destino que no dia 05 de fevereiro de 1985 quando iniciava mais um dia de trabalho no parque de máquinas junto a secretária de obras, veio a falecer repentinamente, deixando um grande legado de trabalho a todos, que os rodeavam
A rua I do Loteamento 1º de Maio e Vicentinos II no Bairro Vicentinos, passa a se chamar “Rua Albinor Batista Bordão” conforme projeto aprovado pela maioria dos vereadores e de autoria dos vereadores do PDT .Albinor Bordão nasceu em 07 de junho de 1929 na cidade de Uruguaiana.
Bordão, como era conhecido, chegou a Sarandi no ano de 1968, por indicação de empresários do setor coureiro de Uruguaiana e Livramento, para porém funcionamento as máquinas de curtimento Sarandi que dava inicio suas atividades e não dispunha de pessoal capacitado para operar as máquinas instaladas e foi admitido para desempenhar a função de classificador e chefe de Curtimento de couro in natura.
Casou-se com Isolina Braga, (viúva) já moradora no município de Sarandi.
Fixou residência na Vila Vicentina, hoje Bairro Vicentino, onde iniciou sua vida de Líder Comunitário como Presidente da Associação Comunitária da Vila Vicentina e deu início a construção da igreja São Francisco de Paula, e mais tarde na condição de membro da Direção da Associação de moradores do Bairro Vicentinos, e com a conclusão da obra tornou-se Presidente da Capela.
Entre suas ações de cunho social, foi responsável pelas reuniões preparatórias que iniciaram a construção da capela (igreja) São Francisco de Paula, dando início a recolocação do novo local para construção da igreja, onde hoje está construída.
Como membro da Associação de Moradores, foi autor da proposta para angariar recursos para equipar o Posto de Saúde recém-construído no Bairro Vicentino,
Juntamento com membros da Associação de Bairro Vicentinos, apresentou proposta de ampliação da Escola Maria Fortunata Armanini, no qual também foi Presidente do CPM entre outras ações naquele bairro.
Outro projeto aprovado nomeia a rua F do Loteamento 1º de Maio no Bairro Vicentinos,que passa a se chamar “Rua Soldado Juliano Gubert”. De autoria dos vereadores do PDT. Juliano Gubert, nascido em Passo Fundo no dia 30 de janeiro de 1978.
Gubert entrou para a Brigada Militar em 04 de julho de 2005, no qual desenvolveu e coordenou o Projeto Cidadania para Crescer e Ser para em torno de 56 crianças, projeto este em parceria om a Prefeitura Municipal, Ministério Público, Brigada Militar, CT e Lions. Recebendo em
dezembro de 2009, Elogio de praça. O Militar Estadual, demonstrava com seus atos voluntários e solícitos, profissionalismo, senso de responsabilidade, amor à profissão, senso de responsabilidade social, abnegação, grande conhecimento técnico da parte esportiva e recreativa,.
JULIANO GUBERT, altera o comportamento que se encontrava de BOM, ingressando para o comportamento ÓTIMO a contar de 05 de julho de 2009.
Em 06 de junho de 2010, o policial militar morreu em perseguição a suspeitos de assalto a banco em Gramado dos Loureiros.
A rua M do Loteamento Vicentinos II no Bairro Vicentinos, passou a se chamar “Rua Virícimo Lourenço Poncio”.Esse foi outro projeto aprovado pelos vereadores e de autoria da bancada pedstista. Virícimo Lourenço Poncio, nascido em Seberi no dia 12 de dezembro de 1913, após trabalhar por muitos na agricultura e Seberi, veio para Sarandi onde começou a trabalhar como jardineiro por 10 anos. Em seguida começou a trabalhar de guarda no Augustinho Rech, onde permaneceu até se aposentar, mas ainda exercia a profissão de jardineiro, trabalhando também na Olivetti de guarda por mais de 20 anos. Faleceu em 28 de fevereiro de 2003 com 89 anos. A rua J do Loteamento 1º de Maio e Vicentinos II no Bairro Vicentinos, passa a se chamar “Rua Maria Mari Tomasi”. Maria nasceu em 29 de dezembro de 1925. Natural de Linha Encantado Sarandi. No ano de 1966 mudou-se para o Bairro Vicentinos, sendo a primeira moradora do referido bairro.
Foi a primeira zeladora do apostolado da capelinha do Bairro Vicentinos, era dona de casa, prestativa, não media esforços para ajudar as pessoas. Sempre foi um exemplo de pessoa, companheira e trabalhadora.
A rua L do Loteamento 1º de Maio e Vicentinos II no Bairro Vicentinos, passou a se chamar “Rua Iracema Rodrigues Brasil”. Iracema em Liberato Salzano. Era agricultora e por falta de recursos na agricultura mudou-se para o Bairro Vicentinos no município de Sarandi, na qual, foi a primeira moradora do referido bairro.
Conseguiu emprego na Prefeitura para sustentar a família. Quando se aposentou como funcionária pública, viveu no Bairro Vicentinos até o fim da sua vida. Iracema faleceu em agosto de 1968.Essa foi mais uma indicação com nome de rua da bancada pedetista.
No final da sessão o capitão Willian Ragnini agradeceu a homenagem ao soldado da BM e Dirceu Portes da Silva falou em nome da família e agradeceu a lembraça de seu pai Valumiro