Moção de Apoio à Convocação dos Aprovados no Último Concurso da Polícia Civil de 2018
Moção de Apoio à Convocação dos Aprovados no Último Concurso da Polícia Civil, de 2018.
PUBLICADO EM 26/06/2019 - 17:18

MOÇÃO DE APOIO N°003: O Vereador Edson Tadeu Cezimbra (Delegado Cezimbra), com assento nesta Casa Legislativa na Bancada do MDB, autor da presente Moção, juntamente com os demais Vereadores das Bancadas do REDE, do PDT, do PT e do PP, que esta subscrevem, no efetivo exercício de seus mandatos e no uso das atribuições que a Lei lhes confere, trazem, para a deliberação do Plenário, a seguinte MOÇÃO DE APOIO À CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL, DE 2018:
A Polícia Civil, um dos Órgãos essenciais à Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, conta, atualmente, com aproximadamente 5.000 servidores na ativa, mesmo número da década de 1980, estando com um déficit aproximado de 50% do efetivo. A defasagem é muito grande, inclusive com previsão de aposentadorias para o ano de 2019 de 700 servidores, que já estão aptos a solicitar a mesma. É necessário mudar tal estatística, com investimentos de toda ordem, especialmente na contratação de novos servidores, e esperamos que o Governo do Estado seja sensível a tal demanda, visando a melhoria no desempenho da atividade policial judiciária, aumentando-se o efetivo da PC, com urgência, cujo trabalho é fundamental no combate à criminalidade, agindo na repressão e investigação de crimes de toda a natureza.
Existem, atualmente, 2.418 aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo de 2018 e que continuam aguardando para ingressar na Instituição. Há notícias de que a previsão passada pelo Executivo Estadual é chamar gradativamente os aprovados, entre-tanto há necessidade de que sejam chamados TODOS OS APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO, de imediato, sanando-se, assim, num curto espaço de tempo, um pouco do problema na área da Segurança Pública, da falta de efetivo policial, em todas as cidades do Estado do RS onde a Polícia Civil se faz presente.Diante disso, é que propomos a presente MOÇÃO DE APOIO a esses Aprovados, no sentido de que o Estado os contratem, com urgência, e solicitamos que a mesma, após lida e aprovada em Plenário, seja encaminhada ao Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE, através da CASA CIVIL e da SSP – Secretaria da Segurança Pública, para conhecimento e devidos fins, salientando-se a preocupação da comunidade sarandiense com a Segurança Pública do Estado.

Divulgação:Lori Vargas Oliveira/Assessor Imprensa.