Leno Destaca Pioneirismo Industrial no Lançamento de Feisa
Discurso do presidente da Câmara de Vereadores Lenomar Alves de Jesus no lanlamento da Feisa 2015, dia 25 de março.
PUBLICADO EM 26/03/2015 - 17:30

Discurso do presidente da Câmara de Vereadores Lenomar Alves de Jesus no lanlamento da Feisa 2015, dia 25 de março.

Representando o Poder Legislativo de Sarandi, e nesta ocasião, falando em nome dos demais colegas vereadores, o Presidente Vereador Leno destacou a importância deste evento para a continuidade do desenvolvimento econômico do nosso município. Evidenciou que na solenidade encontram-se boa parte dos empresários, e das forças constituídas de Sarandi. Ao longo dos anos a FEISA se tornou uma das mais importantes feiras de toda a região. Esta vitrine merece nosso reconhecimento, apoio e respeito.

Leno aproveitou o espaço para relembrar os tempos idos, e trazer à tona figuras importantes que marcaram época em nosso município e contribuíram de forma direta no desenvolvimento de Sarandi. Ressaltou aos senhores que foi num governo trabalhista, do qual eu faço parte, que foi lançada a primeira semente para a consolidação de uma grande feira de negócios. Foi o prefeito Merten que lançou a primeira feira de Sarandi, cujo nome era EXPOFESA. Após isso, as feiras vieram se sucedendo com adaptações e mudança de nomes, através de um crescimento natural que hoje leva o nome de FEISA, uma feira consolidada que valoriza a indústria e o comércio de nosso município.

E já que falamos em indústria, vamos também lembrar que o processo de industrialização de Sarandi também começou num governo trabalhista, pra ser mais exato, na administração do prefeito Salvatori, quando foi dado início ao processo da indústria do vestuário. Naquela ocasião, algumas lideranças do município estiveram visitando indústrias consagradas em Santa Catarina para buscar inspiração e implantar aqui, em Sarandi, o início do processo de industrialização nesta área tão importante que hoje leva o nome de Sarandi ao além fronteiras.

Outra conquista importante para o nosso município foi a criação do Distrito Industrial Mário Zandoná, uma obra de extrema relevância que também foi construída no governo do Salvatori. Pois vejam os senhores que foi na gestão trabalhista de Salvatori que foi construído o Hospital Comunitário Sarandi, que hoje é uma referência regional, onde dezenas de municípios são atendidos e onde diversos profissionais de saúde atuam.

Citou o grande orgulho em fazer parte da comunidade Sarandiense. Um povo ordeiro, trabalhador, com espírito empreendedor que fez deste município um modelo para centenas de outros municípios do país. Mas todos nós sabemos que as conquistas não acontecem ao acaso. É preciso que grandes homens tomem a frente e que cada um faça a sua parte.

Se hoje Sarandi é também um pólo na área educacional, é graças a uma atitude louvável do governo Nicola que numa ação de coragem e de quem tem visão de futuro, investiu na compra da área onde hoje funciona toda a estrutura da UPF, e onde alunos de toda a região buscam aqui, conhecimento teórico para o futuro profissional. Nesta mesma área, ou seja, no terreno adquirido pelo governo trabalhista, foi também construído o Centro Tecnológico, cujo recurso também foi conseguido no governo Nicola.

Além disso, uma das empresas que gera o maior número de empregos diretos aqui no município também foi uma conquista de um governo trabalhista. Lembramos que a Dakota é resultado de muita luta e dedicação do prefeito Nicola e seus assessores. Lembremos ainda que foi neste mesmo Governo que foi investido um expressivo recurso do caixa da prefeitura na aquisição do terreno onde está sendo preparado o novo distrito industrial, onde serão implantadas dezenas de indústrias sarandienses.

Para finalizar, o Presidente Leno aproveitou para falar a respeito de uma das ações mais ousadas e louváveis da história de Sarandi. E não foi uma ação recente. Destacou nesta ocasião um gesto de bom senso e visão de futuro ocorrida ainda no governo de Ivo Sprandel que, prevendo a escacez de água no futuro, adquiriu a Reserva Hidro Florestal do Estancado, onde em pouco tempo será construída uma gigantesca barragem que servirá à nossa comunidade. Esta atitude representa uma ação de quem enxerga além do infinito. Os grandes homens da história foram aqueles que tiraram os maiores coelhos da cartola.

A verdade é que, se fossemos elencar aqui todas as ações dos governos trabalhistas que colaboraram de forma direta no crescimento econômico e no desenvolvimento industrial, ficaríamos muito tempo usando este espaço. Mas é importante pontuarmos estas conquistas, as quais colaboraram de forma direta no desenvolvimento econômico de Sarandi.

Caros amigos e empresários. A FEISA é um orgulho para todos nós. Enquanto homem público e mesmo depois de cumprir com a obrigação como agente político, estará sempre prestando o seu apoio em ações que busquem o desenvolvimento do nosso município e o bem estar das famílias que aqui residem.

Leno deixou uma frase do maior poeta portugês da história chamado Fernando Pessoa: "O homem é do tamanho de seus sonhos", e se sonhamos com um Sarandi ainda maior, é preciso que lutemos juntos por uma vida melhor para todos.

Deus abençoe à todos e vida longa à nossa FEISA.