Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 03 de abril, os vereadores ouviram explicações do Secretário Municipal de Administração Sidnei Piccini, o secretário atendeu convocação feita pelo Legislativo para prestar esclarecimentos sobre a pasta.
A maior parte das perguntas foram feitas pelos vereadores da bancada do PDT e versaram sobre vários temas relacionados a habitação popular, loteamentos e distrito industrial. Os vereadores da oposição indagaram sobre as regras para a destinação da área do novo Distrito Industrial Germano De Cesaro e se no local havia destinação para parte habitacional, o que o secretário disse desconhecer pois na época não era de sua responsabilidade esse setor mas recorda que quando foram buscados recursos para o distrito industrial as licenças da Fepam eram somente para industrias. Os vereadores do PDT também aproveitaram para solicitar do secretário que o município busque outras áreas para construção de habitação popular e Piccini adiantou que duas áreas estão sendo buscadas para essa finalidade.
Os vereadores pedetistas ainda perguntaram sobre as regras para liberação de loteamentos pois cobram que isso ocorra somente com o local com toda a infraestrutura e perguntaram se há um cadastro de pessoas que estão é espera de uma casa e se esse documento é público, Piccini respondeu que todos os documentos públicos estão á disposição dos vereadores. Entre outras indagações, os vereadores oposicionistas indagaram se nos loteamentos no Bairro Vicentinos foi feito controle das pessoas beneficiadas e se essas ainda residem no local, se ainda há lotes a serem utilizados e porque algumas pessoas que estavam na lista de espera não foram contempladas. Indagaram também sobre o estágio do convênio habitacional do município com a Cooperhaf e Cresol.
Os vereadores Alex Rodrigues e Airton Ortiz, se referiram também aos loteamentos no Bairro Vicentinos , Ortiz disse ter havido equivoco no momento da promessa de doação dos terrenos pois segundo ele isso ocorreu através de pessoa sem essa habilitação. Alex disse que houve também problema na destinação das casas pois na época a CEF permitiu a troca de beneficiário no ano de 2012.
O presidente do Legislativo, Edson Cezimbra, indagou sobre o Loteamento Freddo, que apesar de antigo, ainda carece de infraestrutura bem como se há áreas verdes que possam ser utilizadas, complementa afirmando que o Legislativo estará colaborando mas também cobrando soluçao para o problema habitacional de Sarandi.