Na última sessão ordinária, além das votações, o Poder Legislativo por meio do requerimento proposto pelos vereadores Airton, Dalmir Nunes e Marcelo Barbosa da Bancada do PDT, com apoio dos demais edis, o Poder Legislativo realizou um lindo Ato Solene em homenagem a APAAS. Essa é uma das forma de agradecer e ao mesmo tempo reconhecer os belíssimos e louváveis trabalhos realizados pelos membros da associação, pais e amigos em benefício de pessoas com transtorno do espectro autista de nosso municipio.
Na tribuna representando os colegas propositores da homenagem, Airton Ortiz parabenizou a Presidente da APAAS, Sra. Magda Pasquetti, Luana Sartori (Vice-presidente), Raquel Soares (Secretária), Nádia Denti (Tesoureira) e Marivone Rodrigues (Conselho Fiscal), atuam constantemente pelos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, e buscam proporcionar uma qualidade de vida melhor a crianças com TEA e seus familiares. Disse também do compromisso assumido em buscar políticas públicas que viessem valorizar mais as crianças, os adolescentes e jovens com transtorno do espectro autista. Reforçando seu compromisso com familiares de pessoas com autismo, apresentou quatro projetos na Câmara Municipal, são eles:
PLL Nº 53, DE 04 DE OUTUBRO DE 2021, que estabelece prioridade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e seu acompanhante e institui a inclusão do símbolo mundial de autismo nas placas de atendimento preferencial.
PLL Nº 54/2021, que institui o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Sarandi-RS.
PLL Nº14/2022, que altera a Lei Municipal nº. 3.882, de 18 de maio de 2010, que dispõe sobre a política habitacional de interesse social do município, voltada para a população de baixa renda. Destacando No parágrafo primeiro, que o projeto visa incluir como prioridade no programa habitacional de interesse social do Município, além dos já previstos, as mães solos (solteiras), pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e idosos.
PLL 006/2023, que dispõe sobre Ações de Políticas Públicas para os Portadores de Transtorno do Espectro Autista – TEA. No art. 1º Fica garantido atendimento educacional especializado aos alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, preferencialmente na rede regular de ensino fundamental e médio. Já no parágrafo Único, reforça que o atendimento educacional especializado previsto no caput deve ser realizado por profissional de apoio ou professor auxiliar, especializados em educação especial, autismo, psicopedagogia, neuro psicopedagogia e/ou terapia ocupacional devidamente comprovado. Onde todos foram aprovados pelos vereadores.
Airton agradeceu as ações realizadas pelos integrantes da APAAS, ainda, disse sobre as valiosas ações desenvolvidas pela entidade, pelo poder público, e pontou que em conversa com governo municipal, entraram em entendimento sobre a possibilidade de doação por parte do executivo de uma terreno a associação, além de informar que em conversa com o James Lucietto, que é assessor do deputado Cherini, o qual comprometeu-se em enviar recursos para construção da sede da associação. Trouxe ótimas notícias a associação, e encerrando disse, que tudo isso é pequeno, comprado ao trabalho realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Sarandi.
O presidente Jairo Antônio Corso colocou o Poder Legislativo a disposição da APAAS, vamos juntos lutar em prol das pessoas com TEA.
Parabéns
a APPAS( Associação de Pais e Amigos de Autistas de Sarandi), por tudo que tem feito pelas crianças, adolescentes e jovens autistas, que Deus os recompense.
Desejamos vida longa, saúde a todos e muito sucesso nesta luta que é de todos os sarandienses.