O mês de Fevereiro é dedicado a duas campanhas: o Fevereiro Laranja na prevenção da leucemia e também o Fevereiro Roxo que busca a conscientização e prevenção do lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. Conheça um pouco mais sobre essa campanha.
FEVEREIRO LARANJA:
A campanha Fevereiro Laranja tem o objetivo de conscientizar a população na prevenção da leucemia, doença que não escolhe idade ou sexo para surgir. A leucemia é o câncer que afeta os glóbulos brancos e que passam a se reproduzir de maneira descontrolada. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a estimativa no Brasil é de 10.000 novos casos ao ano.
Fatores de risco: As causas da leucemia ainda não estão definidas, mas determinados fatores aumentam as chances de desenvolver a doença como:
– Exposição à radiação;
– Exposição à compostos químico como o benzeno (encontrado na gasolina e cigarro)
Sintomas:
Na leucemia aguda, há fraqueza, intensa palidez, febre, dor óssea e sangramento.
Na leucemia crônica, os sintomas podem demorar para aparecer.
FEVEREIRO ROXO:
A campanha Fevereiro Roxo tem o objetivo de dar enfoque para três doenças : Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.
Lúpus: O Lúpus é uma doença rara e autoimune onde o próprio sistema imunológico acata tecidos saudáveis do corpo por engano. A doença pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo. Sintomas: Fadiga, febre, perda de apetite, emagrecimento, dores articulares, manchas vermelhas nas maças do rosto.
Fibromialgia: É uma das patologias reumáticas mais frequentes. Seus sintomas são: Dor constante em todo o corpo, dor ao toque, cansaço frequente e rigidez muscular.
Mal de Alzheimer: É uma doença degenerativa, que apresenta demência ou perda de funções cognitivas como a memória. Geralmente atinge idosos a partir dos 65 anos.
Para as três doenças a medicina ainda não possui cura, mas com a identificação de uma delas em estágio inicial é possível fazer um tratamento adequado, controlar os sintomas e garantir qualidade de vida.
Por: Lori Oliveira
Assessor Imprensa/CMS