Explicações Pessoais do Vereadores em Sessão Ordinária do dia 03 de Setembro de 2018.Acompanhe
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz abriu três minutos de explicações pessoais.
PUBLICADO EM 24/09/2018 - 15:30
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz abriu três minutos de explicações pessoais.
O Vereador Rudimar Signor disse que esteve na prefeitura e teve uma conversa junto com o Vereador Oclides Barbiero, Vereador Claudinor Lorini e o Vice Prefeito Glauber Kunzler. Estão preocupados com o problema das estradas no interior, e que no inverno é difícil de trabalhar com as máquinas quando chove porque vira barro. Disse que na conversa o Vice Prefeito Glauber vai mandar um projeto para o Legislativo para contratação de alguém para trabalhar com as máquinas no interior nos próximos dias que serão mais secos e terá bastante trabalho por parte das colheitas.
O Vereador Claudinor Lorini destacou a aprovação de dois projetos, primeiro do repasse de um veículo para APAE em Sarandi, parabenizou quem conseguiu o recurso, a sensibilidade do Executivo e os Vereadores que aprovaram. Segundo o projeto do repasse dos terrenos na área industrial. Disse que quando aprova um projeto, espera das empresas e entidades que recebem que de alguma forma aja retorno para o município. Disse aos Empresários, não somente as duas empresas que estão recebendo, mas que todos que receberam que na medida do possível possam fazer a contribuição com Sarandi, não só na geração de empregos, mas no envolvimento social e porque não futuramente essas mesmas empresas oportunizar outras que tenham interesse em iniciar e ajudar a conquistar a colocar o seu terreno.
O Vereador Paulo José Collett disse que quando vem um pedido para o Legislativo ou o Executivo atende um pedido fica feliz, a Empresa fica feliz, aqueles que buscaram e que reivindicaram a realização ficam e o Executivo fica feliz porque é um passo que está dando para o município. Disse que muitas vezes não é possível atender as reivindicações, até mesmo de alguns populares ou alguns Empresários, mas quando isso acontece, concretizam uma doação ou uma ajuda e a felicidade é completa para ambos os lados. Parabenizou as Empresas pela coragem, muitas enfrentam as dificuldades mas com visão de empresariado vão vencer os obstáculos e a municipalidade vai dar apoio.
O Vereador Oclides Barbiero comentou do projeto que o Vereador Rudimar Signor falou, disse que é uma parceria entre município de Sarandi e Rondinha, Sarandi entra com os tubos e eles se comprometem com toda parte de fazer o pontilhão que faz divisa entre Águas do angico e Rondinha. Disse que quando o Legislativo recebe um projeto que vem do Distrito industrial enviado pelo Executivo ou pelo Conselho que fez a separação das empresas é muito importante que olhem com carinho para poder dar o parecer ao projeto para que ele vá adiante. Fez um apelo as comissões para que seja dado parecer aos projetos n° 053 e n° 054 para que possam colocar logo em votação.
O Vereador Alex Rodrigues agradeceu a Secretaria de obras que estiveram na comunidade do Mendes e passaram com a retroescavadeira tirando raízes de árvores, enterrando mangueira d’água e assim por diante, cascalho foi espalhado no Frigorífico Bortoluzzi. Comentou que recebeu uma reclamação das estradas do interior, mas com o tempo chuvoso não há o que fazer, mas que quando sair o sol começam a arrumar. Disse que estão brigando para vir a fábrica de calçados para suprir a lacuna que a Dakota deixou em Sarandi, se tiver que chamar as forças máximas para discutir vão chamar. Falou que foram eleitos para fiscalizar e buscar soluções para problemas do município, devem ter esse compromisso de estar colaborando com o Executivo de puxar o debate para que consigam resolver de vez.
O Vereador Erni Maciel pediu porque devem tratar com carinho só os projetos que vem do Executivo, porque as indicações dos Vereadores não acontece nada. Disse que faz parte das comissões, falou que vai apreciar os projetos mas quer que atendam indicações.
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que as comissões estão trabalhando e os projetos estão todos dentro do prazo.
O Vereador Wilmar José de Azeredo disse que o Vereador Erni Maciel tem razão de expressar aquilo que a população cobra dele, assim como cobra de todos os Vereadores, a população está esperando que o Prefeito Leonir Cardozo venha a cumprir com muitas falas que ainda não cumpriu. Parabenizou o Vereador Alex Rodrigues pelo trabalho que vem fazendo com o Legislativo para o bom andamento dos trabalhos, dos projetos para que com isso ganhe a população. Sabe que não é fácil a Administração poder cumprir tudo o que a população espera, mas sabe-se que tem algumas coisas que podem ser feitas. Deixou claro que convidaram o Diretor do Departamento municipal de trânsito e o Presidente do Conselho municipal de trânsito que com muito conhecimento tiraram dúvidas dos Vereadores e da população, falou que se muitas vezes não está sendo feito algumas coisas, mas que possam até ter sido deliberado pelo Conselho de trânsito, não é culpa do Conselho.
A Vereadora Denise Gelain disse que na leitura da matéria, foi lido alguns ofícios sobre a sala lilás em Sarandi enviado pela Secretaria da Segurança pública e outro do Instituto geral de perícias, em resposta há um pedido que ainda no mês de maio fez com relação a solicitação da rede lilás. Disse que a rede lilás é um espaço especializado de acolhimento as mulheres que sofrem violência, o espaço visa dar uma atenção integral e mais humanizada a pessoas que estão passando por uma situação de vulnerabilidade de vitimização. A sala lilás está ligada a segurança pública do estado e quando aprovada vem recursos para o funcionamento dela, pode passar a funcionar tanto em um espaço na rede pública como em uma Delegacia de polícia. Falou que buscaram, mas não há muitos casos de violência na Delegacia do município, mas que é seu papel solicitar, nesses casos a prefência é aonde tem maior índice. Com relação ao trânsito escutou comentários favoráveis a respeito das importantes explicações do Sargento Sandro e do Diretor Edevaldo. Sobre o projeto do Legislativo, agradeceu a todos que votaram. Falou que marcaram uma reunião para falar sobre a segurança do Cemitério municipal.
O Vereador Edson Tadeu Cezimbra falou sobre a mensagem que o Presidente do Legislativo Airton Ortiz recebeu com relação aos Policiais da Brigada que virão e serão designados para o Presídio, Policiais egressos do Exército e serão temporários com contrato de dois anos sendo prorrogados por mais dois. A vinda dos mesmos será para a segurança do município como um todo trazendo mais segurança. Parabenizou todos os Vereadores de uma forma geral pelo trabalho que está sendo feito. Falou ao Vereador Erni Maciel que muitas indicações que fazem ao município nem todas são atendidas, mas salientou que muitas que acabam fazendo são atendidas.
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que fizeram várias indicações, e algumas para serem atendidos devem ligar ou ir pessoalmente. Visitou a escola Ciep e a Diretora pediu para que o Presidente conversasse com o Prefeito Leonir Cardozo sobre uma boca de lobo que tem trancada a vários anos, de imediato ligou e conversou com o Vice Prefeito Glauber Kunzler que deu uma resposta rápida e será arrumado. Falou que não é segredo para ninguém o esforço que estão fazendo para trazer uma empresa calçadista no lugar da Dakota. Falou sobre uma matéria que saiu no DiárioRS, disse que não concorda e que não faz parte do que supostamente está escrito, é a favor do município comprar os pavilhões da Dakota para que a empresa calçadista se instale e que a partir disso passe a gerar emprego.
O Vereador Oclides Barbiero disse que foi falar com o Prefeito Leonir Cardozo e o mesmo disse que a preferência sempre será as empresas que vem para Sarandi.
O Presidente do Legislativo Airton Ortiz disse que a Dakota infelizmente foi embora de Sarandi, mas deixou a área da Creche, e Empresários falaram que vale mais de oito milhões e a Dakota está disposta a vender para o município por quatro milhões e meio e ainda parcelado. Comentou que quando o ex Prefeito Reinaldo Nicola comprou a UPF, foi motivo de piada no município, quando comprou o terreno pra Embaré foi motivo de piada, hoje parabenizam a coragem e a visão do ex Prefeito Reinaldo Nicola, porque se hoje o município tem a área do Distrito é graças ao Nicola, por isso devem apoiar as decisões dos Prefeitos. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a presente sessão.
Divulgação:Lori Vargas Oliveira/Assessor Imprensa