Os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, que analisa a construção da ciclovia na RS 404 entre o Bairro Vicentinos e o Distrito Industrial ja realizou três reuniões depois de instalada na Câmara de Vereadores. A comissão é formada pelo presidente Luiz Carlos Lucietto , presidente, relatora a vereadora Denise Gelain , pelos membros Ozeno Picollo, Glauber Kunzler e Clodoaldo de Quadros e reúne-se todas as segundas-feiras após as sessões ordinárias do Legislativo Municipal.
As primeiras ações da CPI foram reiterar pedidos de informações feitos em 2014 e 2015 sobre a construção da ciclovia e ainda não respondidos pelo Executivo, buscar informações sobre o andamento de processo encaminhado junto ao Ministério Público Federal, pelo PC do B de Sarandi que tambem denuncia possiveis irregularidades na construção daquela obra alem de solicitar tambem junto ao Executivo cópias do contrato e aditivos para a construção da ciclovia.
A comissão já esteve junto ao Ministerio Público Federal de Passo |Fundo onde retirou cópia do inquérito civil sobre a ciclovia. Em reunião analisaram a documentação constatando que no projeto original a ciclovia deveria ter 4, 7 quilômetros e foram construidos apenas 2,3 quilômetros. Em resposta o Poder Executivo justifica que a extensão foi reduzida pois foi aumentada a largura. Os mebros da comissão decidiram consultar o DAER para verificar se houve solicitação para mudança na largura da ciclovia. Os vereadores também decidiram ir na prefeitura solicitar os documentos reivindicados através de pedido de informação tendo em vista que estes não são respondidos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Ciclovia, decidiu tambem solicitar á Caixa Econômica Federal o cronograma de repasses dos recursos federais para a ciclovia bem como ao Ministério das Cidades das averiguar a qualidade do material utilizado naquela obra, como , concreto e tinta usada na pintura.(Divulgação Câmara de Vereadores)