Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Povo Brasileiro, a capoeira passará a ter uma semana de realizaçõ9es e eventos em Sarandi. A Câmara de Vereadores aprovou no dia 28 de novembro projeto de lei de autoria do vereador Lenomar Alves de Jesus segundo o qual fica instituída, no município de Sarandi, a Semana Municipal da Capoeira. A Semana Municipal da Capoeira será comemorada na semana em que incidir o dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Capoeira.
A Capoeira é uma arte marcial brasileira com origem na África que combina aspectos dedança,músicaeacrobacias, sendo um meio de expressão da linguagem corporal. Ela foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, com influênciaindígena, provavelmente no início doséculo XVI.
Hoje em dia a capoeira é reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, e está organizada em uma Confederação, Federações Internacionais, Federações Estaduais e Ligas e o mais importante, a capoeira é um esporte genuinamente brasileiro que é encontrado em aproximadamente 150 países.
O ensino da capoeira exalta a oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente.
Em meados de 2008, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Povo Brasileiro, o objetivo da Semana Municipal da Capoeira em nosso município é discutir e mostrar a cultura afro-brasileira, como forma de inclusão social e educacional em escolas e demais entidades. (Divulgação Câmara de Vereadores)