Sob a liderança do vereador Aírton Ortiz, atual presidente do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Sarandi, retomou nesta segunda-feira (7), as sessões ordinárias, após o período de recesso parlamentar entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Durante o recesso foram realizadas cinco sessões extraordinárias, sendo duas no mês de dezembro de 2021 e três já em 2022, todas com a finalidade de apreciar matérias em regime de urgência, a pedido do Executivo Municipal.
A interrupção temporária das atividades legislativas ocorre em cumprimento ao que determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno. Devido a reforma que está sendo realizada no plenário da Câmara, a 1ª Sessão Ordinária foi realizada na sala de comissões. Na pauta da 1ª sessão ordinária do ano em curso, esteve em discussão e votação um projeto de lei do legislativo de autoria dos integrantes da Mesa Diretora, qual visa acabar com o ressarcimento da conta de telefonia celular dos vereadores pelo erário público. Após o projeto ser amplamente analisado e discutido, recebeu votação expressiva e favorável a sua aprovação. O texto foi encaminhado ao executivo e aguarda a sanção ou veto por parte do prefeito municipal.
Além deste projeto, foram apreciados e aprovados, mais dois projetos de lei do executivo, sendo um de permuta de professores entre os municípios de Sarandi e Barra Funda, um projeto que declara zona urbana e um projeto de resolução. Neste encontro, os vereadores manifestaram solidariedade e encaminharam uma MOÇÃO DE PESAR aos familiares do ex-vereador suplente Sr. CARLOS BRAZ OLIVEIRA MACHADO (MACHADÃO) pelo seu falecimento ocorrido no dia 07 de fevereiro de 2022.
Ainda em meio a sessão, o vereador João Carlos da Silva Alves – PP, apresentou quatro indicações, ou seja, sugestões de melhorias, que após serem lidas ao plenário, serão encaminhadas ao executivo municipal. Confira a seguir:
Indicação nº01, sugerindo que o Departamento de Trânsito e a Secretaria Municipal de Obras e Viação providenciem a instalação de uma lombada na Rua Santa Terezinha, próximo à casa de nº 471, localizada no Bairro Santa Catarina.
Indicação nº 02, sugere que a Secretaria Municipal de Obras e Viação providencie reparos no asfalto da Rua Albina Rech próximo à Avenida Expedicionário.
A Indicação nº03, sugere que a Secretaria Municipal de Obras e Viação providencie reparos no asfalto (tapa buracos) na RS 404, entrada que dá acesso à Rua Santa Lúcia, localizada no Bairro Santa Catarina (sentido Padaria Ângela).
Na indicação nº04, solicita-se ao governo municipal para que a Secretaria Municipal de Obras e Viação providencie a pintura das faixas de sinalização viária (faixas de segurança), de todos os acessos da Ciclovia do Trabalhador Luis Carlos Alievi, localizada às margens da RS 404.
O vereador Osvaldo Signor (PP), apresentou a indicação nº05, sugerindo ao executivo municipal que através da Secretaria da Administração possa verificar as condições estruturais da sala a qual é ocupada pela Emater no prédio do Palácio Municipal Mário Azambuja e dentro das possibilidades realizar algumas melhorias. A 2ª sessão ordinária esta prevista a ser realizada na próxima sexta-feira (11), a partir dás 17h e 30 min.
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor de Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS