Câmara Homenageia Sarandi Com Concessão de Títulos Honoríficos
Nas comemorações do aniversário de Sarandi a Câmara Municipal realizou no dia 22 de junho Sessão Solene comemorativa aos 76 anos do município com homenagens a três pessoas e uma entidade e descerramento da placa na galeria dos ex-presidente.
PUBLICADO EM 23/06/2015 - 16:49

Nas comemorações do aniversário de Sarandi a Câmara Municipal realizou no dia 22 de junho Sessão Solene comemorativa aos 76 anos do município com homenagens a três pessoas e uma entidade e descerramento da placa na galeria dos ex-presidente da foto do vereador Clodoaldo de Quadros.
Foram homenageados, a APLESAR, Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Sarandi , a senhora Celestina Martha Galvan, senhora Dulcenéia Haas Wommer e médico Olavo Bruno Donassolo. Os homenagados foram indicados, respectivamente, pela bancada do PSC, PP, PT e PDT.

Com o título de Honra ao Mérito foi homenageada a APLESAR , com o
título de Cidadã Emérita a senhora Celestina Martha Galvan, com o título de Cidadã Honorária a senhora Dulcenéia Haas Wommer e com o título de Cidadão Emérito ao senhor Olavo Bruno Donassolo .
Com o plenário lotado, se pronunciaram os vereadores líderes das bancadas, Clodoaldo de Quadros, PSC, Joaquim Ribeiro, PP, Denise Gelain, PDT e Glauber Kunzler, PT, além do prefeito Paulo Kasper , o delegado Márcio Marodin e o presidente do Legislativo, Lenomar Alves de Jesus .
O prefeito ressaltou a programação da Semana do Município e a participação da Câmara de Vereadores em algumas realizações com a colaboração na aprovação de projetos e indicação de recursos citando entre obras de destaque o Distrito Industrial Germano De Césaro que abrigará 50 novos empreendimentos.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lenomar Alves de Jesus, classificou o ano de 2015 na Câmara de Vereadores como um período que “ ficará marcado na história de Sarandi pela transparência, ética, trabalho sério e auxilio á entidades”. Leno agradeceu aos homenageados pelas “ belas páginas paginas escritas na história do nosso município “.
Ao se pronunciarem, os homenageados agradecerem a lembrança por parte dos vereadores. O pastor Paulo Juarez Ignácio lembrou que em Sarandi são mais de cinco mil pessoas evangélicas e aproveitou para fazer algumas colocações em tom de cobrança, como, uma capela mortuária em melhores condições, transporte público gratuito para trabalhadores carentes, abrigo para o caminhão de combate a incêndio e um cento de recuperação para dependentes químicos.
Dulcenéia Wommer lembrou as dificuldades ao vir para Sarandi trabalhar na Emater mas disse ter gostado do município e aproveitou para lembrar também o trabalho dos seus colegas da Emater na atenção ás famílias rurais. Com a presença na plateia de familiares vindos dos estados do Rio de Janeiro e Tocantins, Celestina Galvan lembrou que o trabalho comunitário que realiza é uma “ missão nobre, já o médico Olavo Donassollo , lembrou as dificuldades da profissão em Sarandi a cerca de 50 anos e disse emocionado que com os pacientes , “ recebeu lições de vida, coragem, esperança, resistência” e, com os quais dividiu histórias, alegrias, tristezas e sofrimentos.


HISTÓRICO
OLAVO BRUNO DONAZZOLO
Nascido em 19 de abril de 1943, filho de Luiz e Irene Donazzolo. Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em 1966, pós graduado em Medicina do Trabalho e Geriatria e Gerontologia. Trabalha em Sarandi como Médico Clinico Geral desde dezembro de 1966. Inicialmente em todas as áreas, ou seja no atendimento de adultos, crianças e gestantes.Durante alguns anos atuou também na área de anestesiologia, no antigo Hospital Santo Antônio. Na medida em que foram chegando na cidade pediatras, ginecologistas e anestesiologistas, sua área de atuação restringiu-se progressivamente, ficando restrita somente à clinica de adultos, direcionada nos dias de hoje basicamente a especialidade de geriatria.
DULCENÉIA HAAS WOMMER
Nasceu dia 13 de maio de 1970 em Erval Seco, aos 10 anos saiu do meio rural. Mas em 1981, com 11 anos, a família foi surpreendida com uma doença grave que acometia Dulcenéia, e que a deixou paralítica.
O ensino médio fez na escola estadual em Seberi e se formou no Magistério com 17 anos, cursou a faculdade de letras na URI em Frederico Wsetphalen e na Unijui cursou Ciencias biológicas. Também deu aulas por 3 anos nas escolas nas comunidades rurais de Seberi.
Foi responsável pelo departamento de cultura na Secretaria municipal de Educação em Seberi coordenando os grupos de dança do meio rural e professora de danças típicas alemãs. Realizou concurso para a Emater e veio trabalhar em Sarandi em 1995 onde passa o realizar os trabalhos da extensão rural ,prezava pelas pessoas e suas relações, motivando-as e incentivando pela busca de melhorias, de autonomia e qualidade de vida das famílias rurais e entidades com quem trabalhou.
Como Extensionista rural da Emater organizou grupos de mulheres em 18 comunidades chamados Clubes de Mães. Teve trabalhos em projetos específicos com patronato, Lar da Menina, hospital, Presidio, merendeiras, agricultores familiares, assentados, escolas, como por exemplo, o Projeto Floresça Barreirinho em parceria com a escola daquela comunidade em 1998, os Encontros de famílias, os Dias de lazer programados pelos clubes de mães, programa RS Rural na Ati Açú e Ponte Nova, RS Especial com o projeto de construção da Feira da Agricultura Familiar onde hoje os feirantes tem sede própria. Mais recentemente vieram os trabalhos com as soberanas da uva, roteiros turísticos, sacolas literárias, trabalhando sempre com apoio das entidades do município e poder público através das secretarias municipais, e com a equipe do escritório da Emater.
Em 2003 passou assumir a chefia do escritório municipal da Emater permanecendo até julho de 2014. Participou de conselhos municipais e vice presidente do Conselho da assistência social em 2008. Presidente em 2009, presidente do Conselho municipal de desenvolvimento agropecuário de 2005 a 2007, vice presidente do conselho de turismo em 2012 a 2013, membro do conselho da merenda escolar e no ano passado concluiu a Especialização em Desenvolvimento Rural e agricultura Familiar.
Em 2010 fez concurso interno e passou para extensionista de nível superior e em junho de 2014 fez concurso interno indo trabalhar no Escritório Regional da Emater em Frederico Westphalen como Assistente técnica regional na área social. Foi tambem tutora do Curso de administração na Unopar Carazinho e integra a direção da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasi e também membros da Etnia Alemã. Preside da Associação Regional das Extensionistas Sociais Rurais de 2010 a 2012 e da Associação Estadual das Extensionistaas de 2012 a 2014.
APLESAR – Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Sarandi
A APLESAR foi criada há alguns anos da necessidade de líderes evangélicos de Sarandi terem uma entidade que os representasse bem como pudesse se ter um momento para que desfrutassem de um tempo de comunhão e meditação na palavra de Deus e difundí-la no Município de Sarandi, diz o histórico da entidade.
Ocorreram muitas reuniões com lideranças evangélicas e no dia 28 de janeiro de 2009 foi fundada, por líderes das igrejas Metodista Wesleiana, Ministério da Madureira, O Brasil para Cristo, Evangelho Quadrangular, Assembleia de Deus, Universdal do Reino de Deus, Batista e Luterana do Brasil e o primeiro presidente foi o Pastor Luciano de Lima Pires da Igreja Metodista Wesleiana. Hoje tem em torno de 7 Igrejas afiliadas pois não contam como sócio participantes e sim denominações representadas. A atua na comunidade para procurar desenvolver a difusão da Bíblia, promoção de encontros para interseção e comunhão, o culto evangélico na semana do Município, a comemoração da Reforma Protestante, em 31 de outubro e o dia da Bíblia comemorado no segundo domingo de dezembro.
CELESTINA MARTHA GALVAN

Nasceu na Linha Antinha Rondinha na época pertencente a Sarandi. Mudou-se para a Linha Mendes Medio Sarandi, com quatro anos de idade. Foi professora na Escola Municipal da Linha Jacutinga para 38 alunos da 1ª a 4ª series em dois turnos, na época tinha apenas 15 anos. De 1957 a 1965 trabalhou nas escolas da Linha Jacutinga, Mendes Médio e Santa Maria Goretti.
Lecionou na Escola Municipal Angelo Rech Papagaio. Em 1967 foi convidada para trabalhar na biblioteca publica e Secretaria de Educação pelo prefeito onde trabalhou até o ano de 1975. Com o concurso publico estadual passou a trabalhar na Escola Estadual Raimundo Lopes Da Cunha de Ati-Açu, iniciou a faculdade de matemática. Em 1982 trabalhou na a Escola Dr. João Carlos Machado como vice- diretora, por 4 anos e ainda lecionou na Fazenda Anonni. Trabalhou também na Escola Sarandi por 9 anos ministrando aulas de ensino religioso para as turmas de 5ª a 8ª series.
Foi catequista por muitos anos, ministra da comunhão desde 1987, até os dias de hoje faz visitas aos doentes e idosos que estão impossibilitados de ir até a igreja, visita também a casa geriátrica levando a eucaristia e juntamente com seu esposo faz parte do cursilho da cristandade desde 1985, membro da diretoria da Liga Feminina De Combate Ao Câncer desde sua fundação, membro e contribuinte da diretoria da APAE a mais de 20 anos.
Coordenadora do Conselho de Pastoral da Paroquia Nossa Senhora De Lourdes há mais de 15 anos,Faz parte da Pastoral Vicentina. Atualmente faz parte de um grupo de professores aposentados que se reúnem uma tarde por semana para confeccionar roupas e agasalhos para idosos, APAE e maternidade do Hospital. Todas essas atividades voluntarias são realizadas de forma gratuita.