Câmara de Vereadores de Sarandi lidera movimento contra novos pedágios na BR 386
Reunião foi iniciativa do presidente Edson Cezimbra
PUBLICADO EM 27/03/2017 - 14:24

Reunião foi iniciativa do presidente Edson Cezimbra

Na manhã do dia 27 de março, no plenário da Câmara de Vereadores de Sarandi estiveram reunidos representantes dos Legislativos Municipais de alguns municipios da região. O encontro, de iniciativa do presidente da Câmara de Sarandi, Edson Cezimbra, buscou reforçar a participação as Câmara Municipais nos debates públicos sobre os projetos de instalação de novos pedágios na BR 386 . Estiveram reunidos representantes das Câmaras de Vereadores dos Municípios de Sarandi, Palmeira das Missões, Barra Funda, Ronda Alta, Rondinha e Liberato Salzano que, , através de seus respectivos presidentes e demais vereadores apresentaram as seguintes reivindicações conforme o documento elaborado após a reunião. Confira oque os representantes das Câmaras de Vereadores decidiram quanto a possível instalação de praças de pedágio na Rodovia BR 386:

  1. Inicialmente todos os Vereadores presentes, por unanimidade, se posicionam contrários à instalação do Pedágio, pois entendem que a responsabilidade pela manutenção e melhorias na RODOVIA deve ser feita pelo Governo Federal, através do DNIT, como vem fazendo até o momento.

  2. Caso haja, efetivamente, a outorga da concessão, que seja revisto quanto ao trecho de concessão, previsto inicialmente até Carazinho/RS, e que o mesmo seja estendido até o município de Sarandi/RS, no mínimo, caso não haja possibilidades de ir até Iraí/RS.

  3. Que, caso haja a concessão, seja feita a revisão no valor apresentado das tarifas (cuja base foi de março de 2015), e que a tarifa, em cada praça de pedágio, seja menor do que aquela apresentada pela ANTT em Audiências Públicas realizadas. A tarifa deve ser de acordo com a realidade econômica que se vive atualmente, e que não traga prejuízos à população, de forma a atingir a economia dos municípios atingidos pelos pedágios.

  4. Ainda: se manifestam contrários ao prazo de concessão, previsto para 30 anos, devendo o mesmo ser diminuído para, no mínimo, 20 anos.

  5. Que haja a redução do número de praças de pedágio na BR 386, para 3

praças, inicialmente prevista para 4 praças.

Assinaram o documento Edson Tadeu Cezimbra,Presidente do Legislativo de Sarandi, Milton Biazus,Presidente do Legislativo de Liberato Salzano, Vitor Roque Cavazini,Presidente do Legislativo de Ronda Alta, Eduardo Zorzi,Presidente do Legislativo de Rondinha, Zilda Castoldi, Presidente do Legislativo de Barra Funda. Antônio Padilha, Presidente do Legislativo de Palmeira das Missões e ainda Volmir Oliveira, Servidor da Câmara de Liberato Salzano,Fernando Vilande, Vereador de Palmeira das Missões, Tiago Antunes, Vereador de Palmeira das Missões, Norma Schu Ewerling, Erni da Silva Maciel, Paulo José Collett, Alex Antônio Rodrigues, Claudinor Alberto Lorini, Rudimar Signor, Eloir Carpenedo, Denise Gelain, vereadores de Sarandi e Clóvis Aschi, Diretor da Câmara de Sarandi. ( Jose Leal-Divulgação Câmara de Vereadores )