A reunião foi a terceira realizada entre representantes do Legislativo e Brigada Militar
No dia 16 de maio o presidente da Câmara de Vereadores, Clodoaldo de Quadros, PSC,acompanhado pelos vereadores Luiz carlos Lucietto, Denise Gelain, PDT, Glauber Kunzler, PT e do assessor legislativo Alencar Portes, receberam o Tenete Goulart e o Sargento Ferreira da 3 Companha da Brigada Militar de Sarandi quando assuntos relacionados à segurança pública, programa de prevenção ás drogas e efetivo da Brigada Militar foram tratados.
A reunião foi a terceira realizada entre representantes do Legislativo e Brigada Militar e defini o repasse de recursos do Poder Legislativo para amenizar problemas da BM e colaborar com o Proerd. Para a BM será repasada uma soma de 5 mil reais para aplicação atraves do GAP, Grupo de Apoio à Policia de Sarandi, na manutenção das viaturas, do prédio da corporação e em material necessários nos trabalhos diários . A prestação de cdontas da aplicação dos recursos ficará à cargo do GAP. Os representantes da Brigada Militar relataram algumas necessidades, alem da falta de um afetivo maior, como, a manutenção das viaturas, relatam que duas das viaturas já estão com mais de 200 mil kilômetros rodados. Hoje a CIA de Brigada Militar de Sarandi possui no total 21 componentes, mas, ressaltam os representantes da coprporação presentes na reunião, esse numero fica as vezes muito reduzido em razão de licenças, deslocamentos para o Presidio Estadual , aposentadorias e realização de cursos.
Soma tambem no valor de 5 mil reais será destinada pala Câmara de Vereadores para o Proerd, Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência mantido em Sarandi tambem pela Brigada Militar. Esse programa está implantado em Sarandi desde o ano de 2005 e forma anualmente mais de 200 alunos de quinta e sétima séries das escolas de Sarandi.
Na mesma reunião do dia 16 de maio, ficou definido que a preocupação com a segurança pública em Sarandi seria levada ao conhecimemto do Governador Tarso Genro. No dia 20 o vereador Glauber Kunzler , em audiência com o governador, entregou documento da Câmara de Vereadores solicitando ao Comando Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul a transferência de soldados da BM que possuem familiares em Sarandi ou municipios próximos e que já solicitaram essa transferência, uma relação de nomes de soldados que já efeturaram essa solicitação ao Estado foi anexada ao documento entregue eu governador.
O crescimento de Sarandi nos ultimos anos e o aumento da ocorrência de crimes de maior vulto, como assaltos, é uma das justificativas para o pedido feito pelo Poder Legislativo. Dados da Secreteria Estadual de Segurança Pública, SSPS, nas Estatísticas Criminais, em Sarandi no ano passado foram registradas 365 ocorrências e em 2014, somente entre janweiro e março, dados até agora levantados pela SSPS, já são 45 ocorrência policiais registradas em Sarandi.