Câmara de Sarandi realiza a 27ª Sessão Ordinária de 2023.
Na última sexta-feira (08), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a 27ª Sessão Ordinária do ano.
PUBLICADO EM 09/09/2023 - 09:27
Na última sexta-feira (08), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a 27ª Sessão Ordinária do ano. Na oportunidade, foram apreciadas três propostas do Poder Executivo.
Dentre as proposituras, estiveram dois projetos de concessão de contribuição, um deles em benefício do CTG Porteira da Querência, destinada ao acampamento Farroupilha, e outro a Associação Soberano Futsal Sarandiense.
Outro projeto apreciado pelo Plenário, diz respeito a necessidade do Executivo em promover a suplementação de dotações orçamentárias na Lei Orçamentária Anual. Confira cada uma das propostas apresentadas aos Parlamentares:
PLM 105/2023, buscou autorização legislativa para que o Município possa promover a suplementação de dotações orçamentárias na Lei Orçamentária Anual (Lei Municipal n.º 5434/2022), logicamente que com a necessária indicação do recurso que dará suporte à operação. A suplementação nesse caso se faz necessário para garantir viabilidade orçamentária a ações próprias da Secretaria Municipal da Administração e da Secretaria Municipal da Promoção Social, além de outras importantes ações que pretende o município realizar, obviamente que em sendo autorizadas por lei, como a concessão de contribuição ao CTG, destinada ao acampamento Farroupilha, e a Associação Soberano Futsal Sarandiense que representa Sarandi no Campeonato Estadual de Futsal.
PLM 106/2023, autoriza o Município conceder contribuição ao CTG Porteira da Querência. A propositura, visa conceder subvenções sociais e/ou contribuições às diversas entidades desta cidade, como forma de auxílio na manutenção de suas atividades e de incentivo ao fundamental papel que desempenham na sociedade. O CTG Porteira da Querência, como importante e atuante Centro de Tradições Gaúchas, neste meio século de existência sempre procurou estimular o resgate histórico e cultural de uma época marcada por ideais de lutas e conquistas do povo gaúcho, o que faz emergir, logicamente, a lembrança dos que se foram e o reconhecimento do que fizeram.
O tradicionalismo é um movimento que sempre terá o nosso apoio, e é com este sentimento que estamos propondo o presente projeto de lei, através do qual pretendemos repassar ao CTG uma contribuição no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para ser utilizada no pagamento de despesas relacionadas aos Festejos Farroupilha 2023, especialmente com a VII edição do Acampamento Farroupilha (de 12 a 20 de setembro), e que vão desde a contratação de sonorização e iluminação, locação de palco, e de tenda em lona branca e tablado, conforme plano de aplicação apresentado.
PLM 107/2023, autoriza o Município conceder contribuição a Associação Soberano Futsal Sarandiense. É praxe do Poder Público Municipal conceder subvenções sociais e/ou contribuições às diversas entidades desta cidade, como forma de auxílio na manutenção de suas atividades e de incentivo ao fundamental papel que desempenham na sociedade.
A Associação Soberano Futsal Sarandiense – ASFS, existe como entidade desportiva há algum tempo e tem uma história bonita no esporte de Sarandi, promovendo o nome do município nas demais regiões do Estado, além de promover atletas locais no elenco profissional e na escolinha de base, que fazem parte do elenco e a interação social entre as famílias e a comunidade local.
A ASFS conseguiu mobilizar a comunidade em torno de um projeto que recolocou Sarandi novamente no cenário das grandes disputas do Futsal profissional, conquistando um inédito campeonato Gaúcho da Série C.
Nesse ano de 2023 os desafios foram e/ou são a “Taça Farroupilha” e o “Campeonato Gaúcho Série C 2023”, e a comunidade continua mobilizada, apoiando e torcendo por sua equipe, e obviamente que o Poder Público Municipal (Executivo e Legislativo) não poderia deixar de também dar a sua contribuição para que o projeto tenha a melhor sequência possível.
As propostas do Governo Municipal receberam dez votos favoráveis. Cabe destacar que o Presidente só votaria de houvesse empate, como a aprovação foi decidida pela maioria, o Vereador Jairo Corso, não necessitou votar. As propostas aprovadas pelo Plenário, foram encaminhadas a Prefeitura, para receber aprovação ou não do Chefe do Executivo, Sr. Nilton Debastiani(PDT).
Em virtude de problemas técnicos, a 27ª sessão ordinária, foi gravada na data de 08 de setembro e transmitida pelo Facebook da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira, 11 de setembro.