Em sessão solene no dia 19 de junho, fazendo parte das comemorações do 78 anos de Sarandi, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sessão solene em homenagem ao município e a cinco pessoas que em suas atividades prestaram serviços ou realizaram ações em benefício de suas comunidades ou ao município.
Presidida pelo vereador Delegado Edson Cezimbra, presidente do Legislativo, a sessão contou com a presença de convidados, familiares, população em geral, representantes de entidades civis, religiosas, militares e lideranças políticas.
Fizeram uso da palavra os líderes de bancadas, vereadores Paulo Colett, PP, Claudinor Lorini, PT, Wilmar Azeredo, PDT, Alex Rodrigues, REDE e Edson Cezimbra, PMDB e o prefeito Leonir Cardozo. Os homenageados também usaram a tribuna para, além de contarem um pouco de suas trajetórias, agradeceram as homenagens recebidas. Horácio Corso, Francisca de Pádua Machado, Valdemar Miotto, Olivo Dalchiavon e Adelmo Pivotto foram os homenageados. Olivo Dalchiavon foi representado no pronunciamento pela neta Stefani e Rogerio Machado falou em nome de sua mãe.
O PDT concede o Título de Cidadão Honorário à Horácio Corso. Foi um dos pioneiros na produção de uva e elaboração de vinho no Município, um dos fundadores da Vinicolor Don Victor. Horácio Corso é um líder político. Muito prestativo com a Comunidade, e comunidades vizinhas. Na Linha Coxo liderou a construção da Capela Santa Lúcia. Na sua propriedade disponibilizou um poço artesiano que até hoje abastece a Comunidade do Pinhalzinho.
O PT homenageia com o título de Cidadão Benemérito a Olivo Dalchiavon.
Na comunidade do Passo da Guavirova contribui por 18 anos como tesoureiro da Comunidade, além da sua participação como atleta e organizador no time de futebol Esporte Clube Serrano da Comunidade.
Neste período, década de 80 e 90, a agricultura viveu momentos incertos, onde os agricultores plantavam sem saber se iriam colher, pois não tinha seguro agrícola. Desperta em Olivo a busca por melhores condições de vida para sua família, bem como para todos os Agricultores de Sarandi e do Brasil, onde se engaja na luta sindical pela conquista das políticas públicas necessárias para a sobrevivência do Agricultor Familiar. Reforça o tema da importância da Família, e nos dias em que se dedicou a participar das reuniões e mobilizações, sua esposa e filhos trabalharam para garantir a produção.
Também na década de 80 e 90, Olivo teve uma participação muito grande nas mobilizações da Agricultura Familiar. Foi líder Sindical da Comunidade de 1999 a 2003. Olivo foi tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista, além de sócio fundador da Cresol, onde atuou como Diretor Financeiro de 2002 a 2005. Esta dedicação, juntamente com outros agricultores, trouxe muitas conquistas que devem ser lembradas pela sua importância, como conquista do PRONAF , do Programa Habitacional, do Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar , conquista do Seguro Agrícola;
O PMDB concede o Título de Cidadão Honorário a Valdemar Miotto.
Em 1966, necessitando a Cooperativa Boavistense, de Nova Boa Vista, cliente da empresa em que trabalhava em Getúlio Vargas, colocar em dia sua documentação, deslocou-se a Sarandi para fazer sua contabilidade e encerrar seus balanços. Estando em Sarandi, soube que a Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda. (COTRISAL), em fase de reestruturação, necessitava de um Contador. Ofereceu-se, sendo contratado em outubro de 1966.
Na Cotrisal trabalhou durante quarenta anos sem interrupção, exercendo inicialmente o cargo de Contador, depois Gerente das Áreas de Peças e Materiais Agrícolas, Gerente da Área de Compras, Gerente da Área de Mercados, Gerente da Área de Grãos e Agroindustrial.
A par de sua vida profissional, sempre exerceu atividades comunitárias, na cidade de Sarandi. Em meados de 1974 assumiu o Conselho Administrativo do Patronato Júlio Maílhos, Ligado à Igreja Católica, foi, por três vezes, participante do CAE (Conselho de Assuntos Econômicos) da Paróquia N. S. de Lourdes. Durante muitos anos foi, juntamente com sua esposa, casal responsável pelo Movimento de Jovens do Emaús. Cursilhista desde o ano de 1971, atuou por diversos anos como palestrante no Encontro de Preparação ao Casamento, da Paróquia. No ano de 2007, com a fundação em Sarandi, da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), tornou-se membro dessa sociedade,
O REDE homenageará com o título de Cidadã Honorária Francisca de Pádua Machado. “ Francisca de Pádua Machado, Transferiu-se para Sarandi no ano de 1956, onde veio a lecionar no antigo Grupo Escolar João Carlos Machado, foi professora de primeiro a quinto ano na época. Foi diretora, por diversos anos na escola, onde construiu a cozinha e encaminhou os blocos ao lado da antiga escola. Aposentou-se por motivos políticos como simples professora, onde lhe era de direito a aposentadoria como diretora no ano de 1977. Foi professora de inúmeros Sarandienses, num número que ultrapassaram os 1500 alunos. Diz ela que todos se destacaram, pois era uma professora muito exigente, todos foram importantes para ela, pois cumpriu sua missão como educadora. Vê as professoras de hoje com muito mais oportunidades do que na sua época. Dona Chica estará completando 91 anos de idade no mês de Agosto.
O PP concede o título de Cidadão Honorário a Adelmo Luiz Pivotto . Adelmo reside em Sarandi desde 1980. Em 1980 ingressou no Estado como professor de Educação Física na Escola Estadual Pe. Manoel Gonzales – Barreirinho e em 1981 na Escola Sarandi.
Desde 1984 trabalha no Esporte Clube Ipiranga. No início como preparador físico da equipe principal e amadora depois no profissional. Em 1994 iniciou com as categorias de base onde atua até hoje com as Escolinhas do Esporte Clube Ipiranga/ SME. Trabalhou também com equipes de FUTSAL de 1984 a 2003. Também foi treinador de Equipes de Voleibol Feminino Fonte Sarandi. De todos os títulos conquistados, destaca os mais marcantes: Foi Campeão Estadual com Categoria Adulta, no futebol de campo; Conquistou vários títulos Estaduais com as categorias de base do Esporte Clube Ipiranga/SME. Conquistou também vários títulos municipais e regionais com equipes amadoras de FUTSAL, Futebol de Campo, Voleibol e Atletismo, conquistou também vários títulos estaduais de futsal com categorias de base e com a Escola Pe. Manoel Gonzales e Escola Sarandi.
Recebeu várias menções honrosas, entre elas, Em 1994, recebeu da Câmara de Vereadores o Diploma Honorífico de Honra ao Mérito Atlético, Profissional Destaque, homenagem do Rotary Club de Sarandi, é coordenador Municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS, e desde 1999 trabalha como Coordenador Técnico do Projeto Guri Bom de Bola da Parati /RBS TV no Rio Grande do Sul.