Câmara Municipal promoveu na última sexta-feira (15/09), Audiência Pública sobre o PL 102/2023, do Executivo que está em tramitação e versa sobre a autorização ao Município de Sarandi firmar contrato com o Hospital Vila Nova, visando a manutenção das atividades hospitalares no HCS. A proposta resultou da aprovação de requerimento apresentado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, Vereadores Cássio Conterato (Presidente), Wilmar José de Azeredo (Relator) e Dalmir Nunes (Revisor).
Durante o encontro, o Governo Municipal discorreu a proposta apresentada ao Plenário conforme o projeto de lei 102/2023. Explicaram o objetivo do contrato a ser firmado entre o Município e o Hospital Vila Nova. Também os recursos a serem repassados a Associação Hospitalar Vila Nova, e o motivo da definição da escolha da Instituição. A direção da casa de saúde apresentou ao público a Instituição Vila Nova, esclareceu sobre o contrato, claramente especificadas nesse acordo, além de destacar que o objetivo é melhorar o atendimento. Em breve, o Hospital oferecerá a comunidade Entre as melhorias apontadas pela instituição hospitalar, está a instalação do serviço de Hemodiálise, e outros importantes serviços que serão disponibilizados ao público local e regional.
Outros questionamentos apontados pelos vereadores, sobre valor do convênio que deverá girar na casa dos 440 mil reais mensais. Questionaram se os recursos oriundos de emendas parlamentares, federais, estaduais, de deputados, senadores, do governo federal e estadual por meio de ministérios e outros, serão descontados do montante total que refere o projeto de lei 102/2023. Também sobre a forma de prestação de contas dos serviços realizados pelo hospital, em qual tempo deverá ser realizada. No auditório, a comunidade também se manifestou sobre o anseio das melhorias apresentadas, e a continuidade dos serviços já ofertados.
Secretário da Saúde de Sarandi, Lenomar Alves de Jesus, agradeceu e discorreu sobre a importância do apoio da Câmara em mais um importante projeto, o qual visa melhorias significativas a nossa população. Falou sobre a parceria entre o Município e a Instituição de Saúde Vila Nova.
A Mesa Diretora foi composta pelas seguintes autoridades: Presidente do Legislativo, Vereador Jairo Corso, Presidente da CCJ, Vereador Cássio Conterato, Prefeito Nilton Debastiani, Vice-prefeito Reinaldo Nicola, Procuradora do Município Dra. Karina Toazza, Secretário Municipal da Saúde Lenomar Alves de Jesus, Representante da Associação Hospitalar Vila Nova Ana Maria Rodrigues e o Presidente do Conselho de Saúde Helmuth Walter Schmidt Prym.
Sobre o projeto, o mesmo deverá ser colocado em votação na Câmara nos próximos dias, com o objetivo de agilizar a execução dos serviços em sua totalidade conforme o contrato.
A audiência pública recepcionou vereadores(a), governo Municipal, autoridades, lideranças locais e regionais, público em geral, representantes de entidades e empresas, servidores do Legislativo e do Executivo, e foi transmitida pela Rádio Sarandi 103.3 FM e pela Facebook da Câmara Municipal.
Por: Lori Vargas Oliveira
Assessor Comunicações