Alunos e professores de Barreirinho vistam a Câmara de Vereadores
Estiveram no Palácio Legislativo Naum Gossi, alunos do segundo, terceiro e quarto anos da Escola Estadual Padre Manoel Gonzales de Barreirinho na tarde de segunda-feira dia 24 de agosto.
PUBLICADO EM 26/08/2015 - 16:38

Recepcionados presidente do Legislativo Municipal, vereador Lenomar Alves de Jesus e pelos vereadores Luiz Carlos Lucietto , Clodoaldo de Quadros e pelo diretor da Câmara Municipal, Alencar Portes da Silva, estiveram no Palácio Legislativo Naum Gossi, alunos do segundo, terceiro e quarto anos da Escola Estadual Padre Manoel Gonzales de Barreirinho na tarde de segunda-feira dia 24 de agosto.

Os alunos, acompanhados pelas professoras Vera Spenassatto, Judite Koche e Isaura De Marco conheceram o funcionamento da Câmara Municipal, como tramitam os projetos, como são elaboradas leis, como funcionam as comissões permanentes e comissões especiais e de inquérito e a composição da mesa diretora e das bancadas. . O presidente Lenomar explicou aos alunos e professoras como funciona, por exemplo, o projeto de sua autoria de transparência na Câmara Municipal dizendo que todos os atos do Legislativo, compras, gastos, viagens e pagamentos estão á disposição da população no site da Câmara, explicou que mesmo com algumas criticas, os vereadores viajam em busca de recursos para Sarandi como ocorreu na semana passada na viajem para Brasília onde, entre outros objetivos, os vereadores agilizaram a tramitação para liberação de verba de 500 mil reais para continuidade da Casa da Cultura e 300 mil reais para o Hospital. O presidente e os vereadores Lica e Clodoaldo, explicaram também como funcionam as Comisôes Permanentes e Comissão Especiais, como, a comissão que analisa a construção da ciclovia e a merenda escolar, entre outros comissões que estão com trabalhos em andamento.

Lenomar Alves de Jesus ainda explicou aos professores e alunos que os vereadores não tem poder de elaborar projetos que gerem despesa ao município, e assim, quando a população solicita obras ou serviços, os vereadores repassam essas solicitações ao Executivo através de Indicações ou Pedidos de Informações. O presidente da Câmara Municipal disse ainda que em média os vereadores analisam cerca de 120 projetos a cada ano e concluiu afirmando que, “ ser vereador ,é gratificante pois dá oportunidade de atender os pedidos da população, ser vereador é ver a dor do povo e poder ajudar”.

As professoras explicaram que o grupo de alunos estava representando as onze comunidades do distrito e levaram aos vereadores as preocupações com algumas necessidades das localidades como, internet, telefonia de melhor qualidade, melhores estradas e isso é necessários para manter os filhos dos agricultores no campo.