Ajuda a crianças carentes é preocupação da Câmara de Vereadores
Duas entidades que trabalham diretamente com crianças e menores são alvo de uma atenção especial da Câmara de Vereadores com a indicação de repasse de recursos do orçamento próprio do Legislativo Municipal.
PUBLICADO EM 05/06/2014 - 14:46

Duas entidades que trabalham diretamente com crianças e menores são alvo de uma atenção especial da Câmara de Vereadores com a indicação de repasse de recursos do orçamento próprio do Legislativo Municipal. Os atos de comunicação dessas indicações aconteceram no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores Clodoaldo de Quadros.

Patronato e Conselho Tutelar recebem indicação de recursos do Legislativo

Duas entidades que trabalham diretamente com crianças e menores são alvo de uma atenção especial da Câmara de Vereadores com a indicação de repasse de recursos do orçamento próprio do Legislativo Municipal. Os atos de comunicação dessas indicações aconteceram no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores Clodoaldo de Quadros.

O presidente destaca que as indicações desses recursos partiram de iniciativa da mesa diretora da Câmara de Vereadores, composta, além do presidente, pelos vereadores Sandro Saretto, vice, Luiz Carlos Lucietto, secretário e Glauber Kunzler, segundo secretário . Na comunicação do repasse ao Patronato Julio Maílhos estavam presentes,m alem do vereador Clodoaldo de Quadros, os vereadores Luiz Carlos Lucietto, Lenomar de Jesus e Denise Gelain.

Os representantes daquela escola, Elvio de Jesus, presidente e João Valduga, vice diretor e instrutor, destacaram que a colaboração da Câmara de Vereadores “ vai fomentar o trabalho de formação, não existe maior recompensa que ver no futuro ex-alunos encaminhados no trabalho e como pais de família”.

O Patronato teve a indicação de $30.000,00 (trinta milreais). A entidade atende atualmente 105 crianças e adolescentes, do sexo masculino, dos 05 aos 16 anos, provindos de vilas do município, sendo eles carentes afetivamente e economicamente. Este é um atendimento sócio educativo em meio aberto. Na entidade, as crianças e adolescentes recebem assistência social, educacional, profissional, além de alimentação e vestuário. Tem como objetivo acolher, amparar, orientar e preparar a criança e o adolescente dentro de uma educação libertadora, seguindo princípios como a verdade, sinceridade, honestidade e trabalho para assegurar seus direitos à cidadania, o resgate de sua dignidade e o desenvolvimento de seus talentos, visando prepará-los para um futuro melhor.

No Patronato são desenvolvidas oficinas de teatro, música, língua estrangeira (inglês e espanhol), informática, leitura, esportes, complementação escolar, reforço escolar, marcenaria, orientação, recreação, violão, e artes plásticas e manuais. As oficinas têm o objetivo de inclusão social, intelectual e profissional de crianças e adolescente. Após os 16 anos de idade, os meninos são encaminhados para o trabalho. Devido a Entidade possuir a oficina de marcenaria, onde os meninos são preparados para atuar no mercado de trabalho moveleiro, e devido à solicitação dos empresários locais de pessoas com experiência e conhecimento no ramo moveleiro, a grande maioria é encaminhada às empresas moveleiras locais, e também em outras empresas, já que os meninos têm acesso na área da tecnologia através da informática e outras instruções que são oferecidas na Entidade, respeitando a vocação de cada um.

Reforçando sua afirmação que 2014 será um ano diferenciado em ações sociais oriundas da Câmara de Vereadores, o presidente da Câmara Municipal Clodoaldo de Quadros, recebeu tambem em seu gabinete as integrantes do Conselho Tutelar de Sarandi. A entidade é outra que teve indicação enviada ao Executivo Municipal autorizando que a entidade fosse beneficiada com o valor de R$10.000,00 (dez milreais). No ato da comunicação ás conselheiras tutelares, alem do presidente, estavam presentes os vereadores Lenomar de Jesus e Ozeno Picollo.O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei a partir da sua implantação reger-se-á por Regimento Interno, elaborado pelos Conselheiros Tutelares e aprovado pelo COMDICA.

As representantes do C.T adiantaram que os recursos indicados serão aplicados em material e equipamentos e conserto de um veiculo doado á entidade mais ainda aguardando esse trabalho em uma oficina mecânica a cerca de dez meses e firmaram, “ não queremos palmas, queremos atitudes, que os senhores vereadores continuem na linha da imparcialidade e honestidade”. Os recursos indicados são do orçamento da Câmara Municipal e dependem agora da elaboração de projeto de lei por parte do Eexcutivo para a efetivação do repasse, ato que deverá ocorrer posteriormente .

(Jose Leal.Divulgação Câmara de Vereadores)