A Câmara de vereadores de Sarandi concedeu Título de Cidadã Sarandiense a Sra. Leonilda Mattei Zandoná
A honraria é de autoria do vereador Pablo Luis Alievi Mari da Bancada do União Brasil.
PUBLICADO EM 30/06/2022 - 14:26
A honraria é de autoria do vereador Pablo Luis Alievi Mari da Bancada do União Brasil. A sessão solene para a entrega do título foi realizada na noite da última segunda-feira, dia 20 de junho, sob a liderança do vereador Airton Ortiz. A solenidade acontece anualmente e concede títulos de honrarias àqueles que simbolizam o desenvolvimento de nosso município e seus habitantes.
Em discurso na tribuna, o vereador do Pablo Mari discorreu em breves palavras a trajetória de sucesso da homenageada e completou: A honraria que hoje lhe confere o título de Cidadã Sarandiense, procura fazer justiça para uma pessoa que não nasceu em Sarandi, mas que prestou excepcionais serviços à coletividade. Você é peça dessa grande engrenagem da área da educação, na área do desenvolvimento, do futuro, e da esperança do nosso povo. Temos convicção, tudo o que era possível fazer por Sarandi, ela fez. Professora Leonilda, a cidade é construída com muito esforço e suor, com tanta dedicação, persistência, e por muitas pessoas, e a Senhora faz parte dessa construção, faz parte da história de Sarandi. O vereador do União Brasil, fez um agradecimento em seu nome e do Legislativo Sarandiense, pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade e pela atenção dispensada ao longo dos anos a nossa população.
Conheça um pouco da história da homenageada.
Leonilda Mattei Zandoná, nasceu em 29/08/1944, em Rondinha-RS e era casada com Nilo Zandoná (in memoriam). Leonilda é a penúltima dos sete filhos de Guilherme e Antônia Mattei. Tem três filhas e 5 netos. Fez o ensino primário na escola da comunidade do Araçá Sant’Ana, estudou no Colégio das Irmãs, em Rondinha, no Ginásio Sarandi e na Escola Nossa Senhora da Glória de Carazinho, onde fez o cursou o Normal Regional. Aos 18 anos começou a lecionar como professora estadual para estudantes em classe de alfabetização, no Grupo Escolar do Engenho Velho. Com 21 anos casou-se com Nilo Zandoná e passou a residir na cidade de Rondinha. Foi professora e diretora da Escola Conde D’Eu até seus 23 anos.
Quando se mudou para Sarandi, foi trabalhar como alfabetizadora na Escola Estadual Padre Luiz Vigna até sua aposentadoria. Por exigências da legislação da época, cursou o Normal na Escola Regina Pacis em Sarandi. Foi membro do Lions. Desde que se formou professora, dava catequese. Na Igreja do Engenho Velho preparou as crianças da comunidade católica para o sacramento da Primeira Eucaristia. E, por ocasião da vinda para Sarandi, mais ou menos pelo ano de 1976, retomou o serviço com a catequese e auxiliava também nas equipes de liturgia como faz até hoje. Dedicou-se também por anos, na preparação dos pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo. Trabalho este que fora interrompido pela doença do esposo que necessitou de cuidados. Por um período também ministrou aulas de Ensino Religioso para as alunas do curso de Habilitação ao Magistério na Escola Sarandi. Leonilda Mattei Zandoná sente que precisa continuar colaborando sempre na comunidade oferecendo sua entrega, seu servir. Querida e admirada por todos, Leonilda é mais do que merecedora desta singela homenagem, pois com sua história de vida representa muito bem o povo de nosso município.
O evento foi realizado em comemoração aos 83 anos de emancipação político -administrativa de Sarandi e reuniu familiares, amigos da homenageada, além de lideranças religiosas, políticas, militares, civis e o público que lotou o plenário da Câmara. Muita emoção, largos sorrisos em cada rosto, abraços apertados e a gratidão de toda a comunidade, marcaram o momento da entrega da honraria com o Título de Cidadã Sarandiense a Sra. Leonilda Mattei Zandoná. Nossa sincera gratidão a homenageada e seus familiares!
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS