Na tarde da última quinta-feira(5), parlamentares se reuniram na sala das comissões da Câmara Municipal com o Secretário Municipal da Saúde Sr. Ricardo Denti Jr. com a Psicóloga Adalvana Zanetti Gobbi, com a Assistente Social Prinstaina e a Enfermeira Vanessa, com o objetivo de serem esclarecidos a respeito do projeto que trata da real necessidade de criação do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS e seu funcionamento em nosso município. O encontro foi solicitado pela 1ª secretária da Casa Legislativa , vereadora Tatiana Regina Pelizari. Na oportunidade, Os integrantes da pasta da Saúde, puderam detalhar melhor aos vereadores a necessidade do apoio do Poder Legislativo em aprovar este importante projeto que visa o cuidado com a saúde mental das pessoas.
Atualmente o município de Sarandi vive momento importante de formação da Rede de atenção à Saúde Mental no que diz respeito à atenção aos portadores de sofrimento mental em nível de serviços extra-hospitalares; Considera-se de grande importância a implementação do CAPS, por ser um serviço baseado nos princípios de humanização, integralidade, equidade e no cuidado do usuário portador de sofrimento psíquico e do seu núcleo familiar, na busca de resgatar e fomentar as suas potencialidades. O público atendido pelo serviço de saúde mental serão pessoas e seus familiares em processo de sofrimento psíquico, transtornos mentais e também os usuários de substância psicoativa (álcool ou múltiplas drogas), e encaminhamentos da rede de intersetorial, visando à reintegração do usuário à família e à sociedade, bem como, evitando internações e reinternações desnecessárias. O CAPS também constitui um instrumento privilegiado da saúde mental para promover a inserção das pessoas no território de abrangência, contribuindo para a transformação cultural da sociedade. Dessa forma, para a implantação desse dispositivo no município é necessário a ampliação de uma equipe multiprofissional inicial, contemplando vagas: 02 (duas) de Médico com formação em saúde mental com carga horária de 10 horas semanais, 01 (uma) vaga de Médico com formação em saúde mental com carga horária de 20 horas semanais; 01 (uma) de Enfermeiro; 01 (uma) de Técnico em Enfermagem, 01 (uma) de Psicólogo, 01 (uma) de Assistente Social, 01 (uma) de Terapeuta Ocupacional; 02 (duas) de Oficineiros, 01 (uma) de Técnico Administrativo, e 01 (uma) de Serviços Gerais).
O Legislativo Municipal entendo a real necessidade de apreciação deste projeto, e dando celeridade a ele, informa que o mesmo está em processo de tramitação nas comissões, tão logo receber os pareceres favoráveis poderá constar na pauta da ordem do dia da próxima sessão. Estiveram presentes na reunião, os vereadores Marcelo Barbosa, Jairo Corso, Osvaldo Signor e Tatiana Regina Pelizari, e o Diretor da Casa Sr. Dante Fritzen. Agradecemos ao Secretário de Saúde, a Psicóloga, a Assistente Social e também a Enfermeira por esta esclarecedora e produtiva reunião, deixamos as portas da Casa da cidadania sempre abertas para diálogos, troca de ideias para um bom andamento das atividades que visam sempre o bem da população sarandiense.
Por: Lori Vargas Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal