A indicação do vereador Wilmar José de Azeredo (PDT), apresentada na última segunda-feira (17), sugere à Prefeitura a implantação do Programa Farmácia Solidária com o objetivo de atender às necessidades de medicamentos da população de baixa renda residentes em Sarandi. A proposição recomenda também que sejam promovidas campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância da ação para a comunidade. Na indicação, o parlamentar sugere que a captação e distribuição dos medicamentos poderão ocorrer em sistema de parceria entre associações, entidades, instituições e sociedade em geral. Os pontos de coleta e distribuição dos medicamentos serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, estruturados com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A indicação tem por objetivo contribuir com as pessoas que não tenham condições de adquirir os medicamentos e consigam dar continuidade ao tratamento, recebendo os medicamentos doados, conforme suas necessidades e respeitando às disposições do estoque. Destaca-se que a distribuição de forma gratuita, seria de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde, mediante recomendação médica através de um cadastro minucioso. Com a instituição do referido programa, os medicamentos arrecadados poderão ser utilizados por pessoas de baixo poder aquisitivo, que muitas vezes deixam de fazer o tratamento indicado por não ter condições de adquirir a medicação correta.
Destaca Wilmar José de Azeredo; ás vezes, um remédio que falta em um posto de saúde pode estar sobrando, esquecido e sem utilidade, em armários e gavetas da sua casa. Entretanto, este medicamento pode contribuir para o tratamento de saúde de pessoas carentes, além de reduzir o desperdício, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. É sabido que todo e qualquer medicamento não é parte do lixo comum produzido por nós em nossas residências, indústrias e comércios, sendo assim ele não pode ser colocado junto ao lixo orgânico ou seco, no vaso sanitário ou pias de banheiros e cozinhas, a fim de evitar a contaminação do solo, meio ambiente e água.
Ressalta o parlamentar; visando o bem estar social, pensando em formas alternativas de estimular a solidariedade de toda sociedade, setores públicos e privados para assim mutuamente se ajudarem é que sugiro o estudo de viabilidade para implantação de um projeto de saúde pública "Programa Farmácia Solidária - O Melhor Remédio é DOAR" em nosso Município.
Por: Lori Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal de Sarandi/RS