Presidente do Legislativo Sugere Ao Executivo a Criação do Programa de Incentivo a Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no Município
Na sessão ordinária da última segunda-feira (03), o Vereador Wilmar José de Azeredo – Presidente do Legislativo apresentou ao plenário através da indicação nº 63, uma sugestão ao Executivo Municipal para a criação de hortas comunitárias e compostagem.
PUBLICADO EM 07/05/2021 - 16:03

Na sessão ordinária da última segunda-feira (03), o Vereador Wilmar José de Azeredo – Presidente do Legislativo apresentou ao plenário através da indicação nº 63, uma sugestão ao Executivo Municipal para a criação de hortas comunitárias e compostagem. Ressalta o Presidente, que esta iniciativa já é realidade em diversos municípios do estado e país, e que esta é uma forma sustentável para aproveitar os espaços ociosos das comunidades, estimulando a população a participar desse importante instrumento de transformação social e ambiental.
Através de mão de obra da própria comunidade, permitindo o uso de imóveis públicos para que as hortas sejam instaladas pelo município e cuidadas pelos munícipes, que estarão incentivados a produzir plantas, hortaliças, frutas e vegetais para consumo próprio. A implantação ocorreria de acordo com critérios estabelecidos pelo Executivo, e sugere-se que sejam utilizados terrenos públicos municipais e áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas, terrenos de associações de moradores que possuam área para plantio e terrenos ou glebas particulares, promovendo a conservação do meio ambiente, incentivando a produção para o próprio consumo.
Ainda poderá estimular a alimentação saudável, a educação alimentar e ambiental, aumentando desta forma a autoestima, ampliando os conhecimentos das comunidades.
Entretanto, a formação de uma horta comunitária irá proporcionar aos munícipes, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, melhoria na alimentação. Exercita o trabalho em equipe, incentiva os participantes ao cultivo da horta em suas comunidades/bairros, promovendo saúde aos moradores e bem estar social. Além dos benefícios já citados, a indicação de criação deste projeto, também contribui para o fortalecimento do vínculo familiar.
Por: Lori Oliveira - Assessor de Imprensa/CMS