Na 16ª Sessão Ordinária de 2021, os Parlamentares apresentaram por meio de documentos protocolados na Secretaria da Casa Legislativa, três indicações sugerindo ao Executivo Municipal ações de melhorias para atender as necessidades da população.
Vereador Wilmar José de Azeredo, integrante da bancada do PDT, apresentou ao plenário a indicação nº094, sugerindo que o Executivo através da Secretária de Obras providencie quebra-molas na avenida 7 de setembro em frente ao Hotel Ipiranga, próximo da esquina da Rua Pedro Zorzetto.
Os Vereadores Airton Ortiz, Dalmir Pinto Nunes, da bancada do PDT, juntamente com o Vereador Pablo Luiz Alievi Mari – PSL, apresentaram a indicação nº 093, sugerindo que o Executivo através da Secretaria da Saúde providencie testes rápidos para COVID-19, para que assim os pacientes obtenham o resultado em um curto espaço de tempo. Justifica-se este pedido, pois devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo COVID-19 e pelo nível de gravidade que o vírus está atacando os pacientes, inclusive aumentando consideravelmente o número de internações e de mortes em nosso município, podendo receber tratamento o mais breve possível e aumentar as chances de não ser internado.
A vereadora Tatiana Regina Pelizari, integrante da bancada do Progressistas, protocolou a indicação nº092, sugerindo que a Secretaria de Administração possa conceder vale-alimentação aos Conselheiros Tutelares do Município de Sarandi.
Esta indicação justifica-se de acordo com a Lei Municipal Nº. 3846, de 09 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre a concessão de vale-alimentação aos servidores municipais e dá outras providências. Contudo, neste contexto não se enquadram os Conselheiros Tutelares do Município. Tendo em vista o grande trabalho que é desenvolvido por eles junto às crianças e adolescentes da nossa sociedade em geral, é de grande valia analisar a viabilidade em alterar o projeto, podendo conceder o vale-alimentação aos mesmos.
Os conselheiros trabalham em regime de plantão, estando disponível 24 horas por dia, sem receber adicionais de periculosidade, insalubridade, horas extras ou função gratificada. Cabe ainda ressaltar que os próprios conselheiros tutelares são quem dirigem o veículo quando saem para atender chamados, ocorrências, ou até mesmo para os deslocamentos legais em prol do andamento das suas atividades laborais.
Municípios de nossa região, como Barra Funda, Chapada, Carazinho, Passo Fundo, entre outros já concedem o benefício aos profissionais. Portanto, conforme relatado, consideramos de extrema importância que os mesmos sejam beneficiados com o vale. Caso seja necessário nos colocamos a disposição.
Por: Lori Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal Sarandi/RS