Câmara aprova Projeto de Lei que institui o “Setembro Amarelo” em Sarandi
A Câmara Municipal de Sarandi aprovou na 28ª sessão ordinária deste ano, o Projeto de Lei que institui o “Setembro Amarelo”, voltado para ações preventivas ao suicídio.
PUBLICADO EM 21/09/2022 - 10:10

A Câmara Municipal de Sarandi aprovou na 28ª sessão ordinária deste ano, o Projeto de Lei que institui o “Setembro Amarelo”, voltado para ações preventivas ao suicídio. De autoria do vereador Marcelo João Barbosa (PDT). Após ser amplamente defendido pelo propositor com apoio dos demais colegas, o projeto foi analisado e discutido. Na sequência dos trabalhos da 28ª sessão ordinária deste ano, o projeto recebeu votação favorável e restou aprovado por unanimidade. Posteriormente, a proposição seguiu para sanção do Poder Executivo que já está desenvolvendo uma série de atividades na cidade com essa finalidade.

Marcelo Barbosa, propositor deste projeto, o qual contou com total apoio e parceria dos colegas vereadores da Bancada do PDT, Airton Ortiz, Dalmir Nunes e Jairo Corso, da mesma forma pelos edis, Pablo Mari(União Brasil) e Alemão Azeredo(PP). No texto do projeto, o propositor justifica que, tanto a instituição do mês do “Setembro Amarelo”, quanto à sua inclusão no calendário de eventos do município, objetiva ajudar a prevenir os casos de suicídio e organizar ações em valorização à vida. Marcelo Barbosa, destaca que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Sarandi, atualmente, composta por psicólogas da atenção primária, AMENT e CAPS, realizam intervenções diárias frente ao processo de adoecimento emocional neste contexto. Cabe frisar que vem aumentando os casos pós pandemia, além de ser alto índice de adolescentes e o seu núcleo familiar que buscam os serviços.
O projeto também prevê o estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas, no sentido de ampliar o debate sobre o problema, bem como estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção. Durante o “Setembro Amarelo” poderão ser planejadas e desenvolvidas ações conjunta envolvendo os poderes Executivo e Legislativo com outros órgãos públicos e privados, como palestras, apresentações, distribuição de panfletos, folders, cartazes e cartilhas informativas. A vida vale mais que tudo neste mundo, e assim objetivamos realizarmos ações destinadas à comunidade sarandiense no sentido de alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas, contribuindo assim para a redução das atuais estatísticas. As ações são voltadas a priorização da vida. A vida humana vale mais que números ou patrimônios, é nosso bem maior.
Não há problema da comunidade que não seja problema da Câmara Municipal!
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações/CMS