Na noite da última quarta-feira(20), realizou-se de forma híbrida, audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Sarandi. O tema discutido no encontro foi “ Feminicídio e a Violência Doméstica”. Na oportunidade, o Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Airton Lima, conduziu os trabalhos desta importante audiência, discutindo um assunto de grande relevância a toda comunidade. Foi apresentado pelo Presidente da CCDH, um breve panorama referente a situação de violência doméstica e familiar, qual é um problema global e de saúde pública. Conforme o Deputado, frisa-se que ha estimativas de que no mundo cerca de 30% das mulheres sofrem, ou já sofreram, violência doméstica, geralmente cometida por homens, parceiros ou familiares.
No Brasil, o alto índice de violência contra mulher descreve um cenário hediondo, sendo que uma mulher é assassinada a cada duas horas, este tipo de violência, além do feminicídio, ainda engloba o aspecto psicológico, patrimonial, sexual, físico e moral, devendo ser combatida veementemente. No momento em que Lei Maria da Penha , marco no reconhecimento dos direitos das mulheres no Brasil a partir da perspectiva de gênero, completa 15 anos, se reitera que a legislação avançou e continua progredindo na proteção destes direitos humanos fundamentais.
O principal instrumento jurídico de proteção para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar quebrou paradigmas tornando o respeito, o direito à vida, liberdade, dignidade e a igualdade um direito real e efetivo na sociedade brasileira.
Marcaram presença, o vereador Wilmar José de Azeredo – Presidente da Casa Legislativa, vereadora Tatiana Regina Pelizari, representando os demais vereadores, ainda se fez presente o Prefeito Municipal Sr. Nilton Debastiani, a 1ª Dama e Secretária da Promoção Social Sra. Roseli Debastiani, Secretário de Administração Lenomar Alves de Jesus. Representando a Igreja do Evangelho Quadrangular regional o Bispo Bernardo Rios, da Igreja local o Pastor André Pinheiro, Pastor Jorge Pinheiro de Palmeira das Missões e da Igreja Assembleia de Deus Restauração o Pastor Ricardo. Representando a Polícia Civil as Inspetoras Gabrieli e Jane. Representando a Brigada Militar a Sargento Karine Bertolini. Coordenadora Geral dos Conselhos Municipais Thais Ribas Francesqui. Representando a UPF ( Projur Mulher) Professora Josiane Farias, além dos servidores da Casa Legislativa o Diretor Dante Fritze , Assessor Legislativo Pablo de Lara, Assessor de Imprensa Lori Vargas Oliveira, Maurilia Rebonato Assessora das Comissões.
Da Assembleia Legislativa, Jocimar Santos atual Chefe de gabinete do Deputado Airton Lima, também, Roger Garcia, Israel Padovan, Celito Izolan Junior, integrantes da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, público presente e virtual que de casa puderam acompanhar a transmissão deste importante debate através das redes sociais. Reveja na íntegra a audiência pública tratando do tema “ Feminicídio e Violência Doméstica" acessando o link abaixo.
https://youtu.be/m7BAeLzKqzs
Por:Lori Vargas Oliveira
Assessor Imprensa
Câmara Municipal Sarandi-RS