Na sessão ordinária do dia 19 de Agosto de 2019, logo após os trabalhos de análise, debates e votações dos projetos, houve um ato importantíssimo com o objetivo de ouvir as solicitações do 40.º Núcleo do CPERS e da Representante dos Educadores contratados do Estado.
Posteriormente as falas da Professora Maria Andreia e Professora Ercília Lemes, a ice líder do PDT, a vereadora Denise Gelain, usando o tempo que lhe foi concedido pelo Presidente da Casa Legislativa, aproveitou para parabenizar a mesa Legislativa por emprestar o espaço de reflexão, uma triste reflexão mas necessária, da realidade atual da educação.
Denise Gelain expressou que ouvindo as falas das Professoras, as mesmas são carregadas de muita preocupação. Todas as outras profissões são possíveis existir a partir da formação primeiro, sem a educação e sem a formação por parte do educador, seja hoje na era virtual ou a distância ou seja na forma presencial é feita pelo Professor.
Há uma contradição e essa via de mão dupla não acontece com fluidez, pois você se depara com uma categoria mais importante que é a categoria da educação e por outro lado a categoria mais importante que é a educação é a categoria que mais adoece em termos de ciência, pesquisa, resultado dos estudos.
A questão de precarização em termos de condições humanas de trabalho, desde de financeiras, quase de mendicância de buscar o salário e muitas vezes não encontrar e entendem o porque desse adoecimento, aí vem a depressão, suicídio e passam a entender porque a saúde mental passa a não conseguir gerenciar e dar conta de tanto descaso, de tanto sofrimento por esta classe que nos discursos como um todo, nos plenários a nível federal, estadual se diz que não é clichê, porém a uma contradição que se você tem o índice, busca o crescimento e desenvolvimento, se você vai evoluir em termos de cultura, educação, sem educação como querem que esse índice cresça, evolua, ascenda, essa questão do adoecimento é real mas também tem a questão de vínculo, porque simplesmente descartar um ser humano de uma hora para outra os serviços prestados, agora o mínimo de humanidade, de cuidado e não só com o Professor mas com aquelas pessoas que estão sendo educadas e cuidadas pelo Professor.
Entretanto, os professores contratados estarão fadados a perder seus trabalhos; sendo que os serviços de excelência prestados à Educação estão prestes a deixar de existir. Somos apoiadores a não permitir que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação de continuidade ao plano de desmantelamento do ensino em nosso Estado.
Conclui afirmando apoio e dizendo que se colocam a disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance. Educação também é tema de preocupação e muito trabalho por parte da vereadora Denise Gelain e demais edis sarandienses.
Publicação: Lori Vargas Oliveira
Assessor Imprensa/CMS