Vereadores Pablo Mari e Airton Ortiz estão questionando o Município sobre os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
Na tarde da última segunda-feira, vereador Pablo Mari esteve reunido na sala de reunião da Câmara Municipal com as Agentes de Saúde de nosso município.
PUBLICADO EM 07/03/2023 - 14:26
Vereadores Pablo Mari e Airton Ortiz estão questionando o Município sobre os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
Na tarde da última segunda-feira, vereador Pablo Mari esteve reunido na sala de reunião da Câmara Municipal com as Agentes de Saúde de nosso município. Pablo recebeu as demandas das profissionais da área da saúde, na oportunidade, as Agentes de Saúde, que buscam apoio do Poder Legislativo. Após o encontro, Pablo recebeu o apoio do colega Airton Ortiz, e de imediato protocolaram o pedido de informações nº16/2023, buscando informações do governo municipal a cerca destes profissionais, para buscar alternativas de buscar melhorias a esta classe que cuida de todos nós com eficiência, dedicação, atenção especial e muito amor.
Por meio de documento que já foi encaminhado ao setor responsável no Executivo, vereadores Pablo e Airton Ortiz, pedem que lhes sejam informados se vem recebendo a verba de incentivo adicional, para repasse aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, pois, conforme informado pelos interessados, até o ano de 2016, os mesmos recebiam este incentivo. Em caso afirmativo, que apresente a prestação de contas dos repasses e em caso negativo que informe o motivo da suspensão dos recebimentos e pagamentos.
Também solicitam que o Executivo informe sobre a viabilidade e legalidade de concessão de adicional de insalubridade aos profissionais da saúde, em grau máximo, uma vez que durante a pandemia do COVID-19 ficaram expostos ao grau máximo da insalubridade, fazendo jus a 40% de adicional. Pela CLT a NR 15 indica o pagamento de insalubridade no grau máximo (40%) nesses casos. Ainda, que informe quais os profissionais da saúde possuem vínculo com a CLT e se os mesmos receberam a insalubridade em grau máximo.
Os parlamentares querem saber do Executivo acerca da possibilidade de concessão de vale alimentação aos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Sarandi e Agentes de Combate às Endemias. Sobre a viabilidade de inclusão dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias ao Plano de Saúde Municipal.
Airton e Pablo, pedem que o Executivo informe quantos Agentes Comunitários de Saúde atualmente estão contratados no Município de Sarandi e se vem recurso financeiro federal para custear a remuneração e encargos de todos as contratações. Caso o recurso recebido não custeie o valor total das remunerações, que informe, quem vem arcando com as remunerações e por qual razão o valor não vem suficiente para o pagamento de todas as contratações e encargos. Os edis, aguardam o retorno do executivo com as respostas aos questionamentos por eles apresentados.
Para os vereadores o compromisso é defender os interesses destes profissionais que atuam constantemente em prol da saúde de nossa população, de forma responsável e comprometida, além de desempenharem a nobre missão de manter e agir com qualidade os seus serviços, também com muita presteza e agilidade pela saúde de todos os cidadãos.
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS