Sugerida por Pablo Mari, o ecoponto busca reduzir o descarte irregular de resíduos volumosos em nossa cidade. Na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (11/07), Pablo Mari da Bancada do União Brasil, encaminhou documento sugerindo a criação de ecoponto. A propositura visa evitar o descarte irregular de resíduos de podas, lixos volumoso, móveis e eletroeletrônicos que vem ocorrendo no município. Pablo Mari, pede que seja viabilizado a implantação de ao menos um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), tipo ECOPONTO.
É importante lembrar que desde a elaboração do primeiro Plano Municipal de Resíduos Sólidos em 2011, já foi identificado a deficiência do setor público em apresentar soluções para a população no que tange ao descarte de resíduos volumosos. Esses resíduos são gerados pela poda de galhos, pelas atividades da construção civil e descarte de móveis e eletroeletrônicos, inadequadamente. Em 2018, quando houve a revisão do plano, foi reforçado a necessidade da criação de um Ponto de Entrega Voluntária para atender a população Sarandiense.
Nesta revisão foi verificado que o prazo para a criação da PEV já havia sido ultrapassado conforme comprovado por uma tabela retirada da referida revisão.
Devido à grande importância para a qualidade do meio ambiente que esta medida teria e pelos impactos que o descarte irregular causa a saúde da população, viemos por meio desta indicação, solicitar que o município adquira e ou licencie uma área através de recurso próprios ou parceria para viabilizar a criação de no mínimo um ecoponto para descarte voluntário de resíduos volumosos. Somos sabedores que o descarte irregular destes resíduos propicia a formação de grande foco de proliferação de doenças como a dengue.
Pensando e agindo pelo bem estar da população e preservação do meio ambiente, ressalta-se que esta iniciativa visa contribuir para manter nossa cidade um pouco mais limpa e auxiliar a nossa população, é que o proponente sugere a criação de ecoponto.
Não há problema da comunidade que não seja problema da Câmara Municipal.
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessor Comunicações
Câmara Municipal Sarandi-RS